Resenha: Daqui pra Baixo - Jason Reynolds


Título: Daqui pra Baixo
Autor: Jason Reynolds
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Compre: Aqui

Will perdeu o irmão para a violência. Agora, precisa enfrentar sua realidade e descobrir se a vingança é capaz de aplacar sua dor.
Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a família mora.
Contado do ponto de vista de Will, Daqui pra Baixo é uma narrativa ágil que se passa em pouco mais de um minuto — o tempo que o elevador do prédio leva para chegar ao térreo. Esse é o tempo que Will tem para descobrir se vai seguir as regras de sua comunidade ou se é possível não perpetuar o ciclo de violência.
A regra número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar alguém. A terceira, a crucial: se fazem algo com você ou com os seus, é preciso se vingar. A curta trajetória do elevador é ritmada pelas paradas em cada andar e por aqueles que aos poucos ocupam a cabine e os pensamentos de Will. Cada rosto tem uma história de vida e de morte. Will, em questão de segundos, vai definir a dele.
Originalmente escrito em prosa, depois em verso, Daqui Pra Baixo faz a emoção — a confusão, a revolta, o medo — de um garoto armado que sai para vingar o irmão crescer também no peito de quem lê. Um livro impossível de ignorar.



"Sirenes pra todo lado,cada uivo cortando o barulho da cidade.Mas não os gritos.Os gritos sempre são mais altos que o resto.Até que as sirenes."

Que livro senhoras e senhores! Que livro!

Eu não imaginava me envolver tanto com esse livro como me envolvi. Will tem 15 anos e acaba de perder seu irmão Shawn com dois tiros em frente a sua casa, agora ele vê sua mãe chorando pela perda do filho, e mesmo sofrendo ele precisa seguir as três regras que foram passadas para ele.

1- Não chorar.
2- Não dedurar.
3- Sempre se vingar.

E com esse pensamento Will decide se vingar daquele que assassinou seu irmão e entra no elevador, e é no elevador que muitas coisas acontecem, tudo isso em mais ou menos 60 segundos. Will mora em uma região onde esses são acontecimentos comuns, o que nos faz refletir um pouco sobre a nossa atual situação aqui no Brasil. Os acontecimentos são tão reais e intensos que você sente os medos e as dúvidas do Will.

"mas se o sangue dentro de você corre dentro de outra pessoa,você nunca vai querer ver esse sangue correr fora deles."

O livro é todo escrito em versos e eu me impressionei com esse livro, nunca pensei que uma história contada em versos pudesse me fazer refletir tanto, já li diversos livros de versos/prosa, mas nenhum como esse. Os versos ao mesmo tempo que mostram uma realidade crua, ele também torna a leitura fluída.



O livro vem com um final impactante e que nos coloca para repensar em cada detalhe do que foi escrito no livro. Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor, mas certeza que não será a última.

Uma história simples e impactante, que nos faz refletir sobre as questões sociais, racismo, violência e as consequências de um ato e o luto. Um livro que a gente lê em algumas horas, mas que deixa seu impacto por dias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário