Entrevista Marina Carvalho

Oie, gente!
Hoje eu tenho a prazer de entrevistar a autora Marina Carvalho.
Essa semana os blogs postaram sobre o livro O Amor nos tempos do Ouro e queríamos fechar com chave de ouro com essa entrevista falando mais um pouco sobre o livro e sobre o lançamento A História de Malikah, lançamento da Editora Globo Alt. Está curiosa? Venha conferir essa entrevista que está babado.





Malucas por Romances - Primeiramente gostaria de agradecer de nos conceder a entrevista tão em cima da hora e dizer que amei O Amor nos Tempos do Ouro. Minha primeira pergunta é como surgiu a ideia de escrever O Amor nos Tempos do Ouro?

R: Marina Carvalho Eu que agradeço pelo contato. Adoro conversar com os leitores sobre minhas histórias. Bom, a ideia surgiu durante uma conversa entre uma amiga e eu. Falávamos sobre os livros da série Outlander. Então ela me desafiou a escrever um romance histórico sobre o Brasil. Fiquei entusiasmada e no mesmo dia estruturei a ideia. Foi assim...

Malucas por Romances -  No começo de O Amor nos Tempos do Ouro você fala que estudou bastante para poder falar sobre a escravidão. Qual foi a maior dificuldade que você encontrou para escrever sobre esse tema?

R: Marina CarvalhoSim, precisei estudar muito, pois não sou historiadora. Por muitos meses, eu me pus a pesquisar, surpreendendo-me dia após dia com as descobertas que fiz. Minha maior dificuldade foi, além de filtrar tanta informação nova, assimilar os horrores infligidos aos africanos e índios. Tanta crueldade a troco do enriquecimento dos aristocratas. Isso nunca vai entrar na minha cabeça.

Malucas por Romances - Qual dica que você dá para o autor que quer se aventurar em romances históricos e de época?

R: Marina CarvalhoHá uma diferença entre romance histórico e de época. O primeiro insere elementos da História, reais, verossímeis, ao contexto, trabalhando em conjunto a realidade e a ficção. Para tanto, é necessário ser um estudioso e amante da História. Pesquisar muito, sem preguiça, buscando bibliografias confiáveis e variadas. Já o texto de época trata mais de um enredo contextualizado no passado, sem preocupação com os fatos.

Malucas por Romances - Você já sabia que teria o segundo livro ou a ideia de um segundo livro foi surgindo aos poucos?

R: Marina CarvalhoA ideia foi surgindo aos poucos, enquanto eu escrevia o primeiro livro e trocava ideias com minhas leitoras betas

Malucas por Romances - Malikah é uma escrava e já sofreu bastante no primeiro livro. Antes de ler vou ter que preparar meus lencinhos ou você vai pegar leve dessa vez?

R: Marina Carvalho(risos altos) Com certeza recomendo a leitura com o uso concomitante de lencinhos. Vai por mim.

Não brinca comigo Marina Carvalho :'(


Malucas por Romances - Como é escrever sobre personagens tão fortes?

R: Marina CarvalhoÉ incrível, mágico, visceral. Eu me vejo tão envolvida, que passo os dias concentrada neles, em suas histórias, nas vidas que construí para cada um. Eu me emociono, fico desesperada, passo raiva, como se fossem reais e estivessem bem aqui perto de mim.

Malucas por Romances - Teremos os vilões de volta como Eusébio e Euclides, e poderemos esperar mais cenas de justiça em A História de Malikah?

R: Marina CarvalhoAh, adianto que o grande vilão não poderia ficar de fora (hahaha). Ele voltará com tudo. E há muitas cenas de justiça, acerto de contas e afins.

Malucas por Romances - Cécile foi uma protagonista que evoluiu absurdamente no primeiro livro, que mesmo passando muitos apertos e estando completamente deprimida pela sua atual situação, sempre tentava olhar pra frente e tirar alguma coisa boa daquilo, como tentar ajudar os escravos. Ela foi inspirada em alguém especial ou você já tinha em mente uma protagonista assim?

R: Marina Carvalho - Cécile é fruto total da minha imaginação. Acontece que não consigo criar protagonistas que não sejam mulheres fortes, que amam e querem ser amadas, mas são autossuficientes, determinadas, à frente do tempo. Minha francesa faz parte do time e Malikah não fica atrás. hehehe

Malucas por Romances  Você acha importante que mais autores escrevam sobre livros ambientados no passado do nosso país? Temos tantas histórias bacanas e algumas bem trágicas até. Seria perfeito até para abordar o tema de uma forma mais leve e ao mesmo tempo tão real, sem ser chato como é nos livros didáticos.

R: Marina Carvalho Eu sou uma torcedora fiel de histórias que retratem nosso país, nossa história, nossa gente. Não são muitos os escritores nacionais que fazem isso, infelizmente. Enquanto leitora, amo conhecer nossa cultura pelo olhar de quem a conhece. Então procuro desenvolver meu trabalho assim, até porque eu adoro falar sobre nossa terra, a de hoje e a do passado.

Malucas por Romances - Podemos esperar mais livros de Marina Carvalho para 2017 ou só em 2018? Quais são os seus projetos?

R: Marina CarvalhoMinha expectativa é publicar mais um livro este ano. Estou escrevendo em parceria com uma amiga escritora, mas ainda é um projeto na surdina. rsrsrs Para 2018 os planos estão a mil, com mais Rafa e Bernardo, o retorno do chef e até mais um romance histórico.



Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado da entrevista e quem ainda não leu a resenha do O Amor nos Tempos do Ouro é só clicar ali na foto da capa que está no rodapé e conferir. Adorei saber um pouco mais dessa história que amo e não vejo a hora de conferir o A história de Malikah. E aí, gostaram da entrevista? Qual autora você quer ver aqui sendo entrevistada também? Até qualquer hora pessoal! 



7 comentários:

  1. SOCORRO! VAI TER LIVRO DO CHEF!
    Mal posso esperar pelas novidades da autora.
    Adorei a entrevista Ana ;)

    ResponderExcluir
  2. Uau, que entrevista incrível hein? Seus livros são muito bem falados!
    A ideia de como ela começou o livro é bem divertida ne? Devemos agradecer essa amiga pelo desafio ;)
    Eu adorei saber mais sobre o universo q ela criou nos livros, além de seus fãs estarem loucos por esse segundo ne? Deve ser muito bom entrar nesse contexto histórico e se deparar com tanta crueldade por nada, assim digo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Affé! Ainda não li nada da autora, estou super doida para ler esse livro!
    Sempre gosto de ler livros nacionais e ainda mais livros de romance de época que são meus favoritos! Amei a entrevista, quero ler em breve os livros.

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    Adro as entrevistas porque ficamos sabendo das novidades, né?
    Adorei ver que a previsão da Marina é lançar um livro por ano, porque não ficamos órfãos dos livros dela, que gosto muito.
    Já quero ler esse novo.
    Desejo um mês repleto de realizações e um ótimo final de semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia os livros, mas com certeza já quero; amo livros históricos, ainda mais quando se passam aqui no Brasil, acho que é uma forma mais fácil e muito mais divertida de aprender do que nos livros didáticos que falam e falam e no dia seguinte já não lembramos de nada que estava escrito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a Autora,e agora já sei o porque: não gosto de livros de épocas. haha
    Mas a entrevista está incrível, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,
    Adoro ler entrevista de autores, ainda mais de uma autora tão bem conceituada pelos leitores. Marina Carvalho me conquistou com a sinopse de Amor nos tempos de ouro, tanto pela temática, quanto pela ambientação ser no Brasil. Parabenizo a autora pela dedicação e estudo para criar histórias marcantes e condizentes. Estou ansiosa para conhecer sua escrita e personagens.
    Parabéns pela entrevista!!

    ResponderExcluir