Resenha: Proibido




Livro: Proibido
Autora: Tabittha Suzuma
Editora: Valentina
Páginas: 302



Sinopse:
Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.









É com lágrimas nos olhos e depois de ler esse livro é que estou fazendo essa resenha.


Depois de muito ouvir se falar desse livro tive que ler e tirar minhas próprias conclusões . Vi vários comentários sobre ele, desde que o livro é lindo e até que o livro era nojento . O que eu acho?
Um livro que choca, mas que principalmente fala da amor , não convencional mas é amor!!!

 O livro é intercalado por cada capítulo entre Maya e Lochan, já disse aqui que adoro livros assim, nesse livro achei muito importante saber os que os dois estava pensando. Eles são irmão com uma família  desestruturada, com uma mãe alcoólatra e que não liga para os filhos, um pai que os abandonou quando eram pequenos, o irmão do meio adolescente rebelde e os dois irmãos mais novos que dependem muito dos dois. 


No começo do livro vemos  que os protagonistas tem que passar pra dar conta de toda a família e conhecemos um pouco  de Maya e Lochan. Maya tem 16 anos mas já tem o peso enorme de uma mãe. Lochan que já vai fazer 18 é o que toma conta de todos os irmãos. Ele tem um problema que é uma fobia de falar na frente dos outros mas que dentro de casa isso não existe.



Maya e Lochan tendo um ao outro como apoio, sendo irmãos, além de tudo amigos e confidentes. Vai nascendo um amor entre eles que é além de irmãos. Sim, incesto! No início choca mas você acaba se acostumando e fica o livro toda nessa expectativa, vão ser pegos? Vão continuar? Vai fugir? Pensando que tinha lido um spoiler quando vi que eles iam se apaixonar. Mas nada disso, logo no começo a autora deixa isso bem claro . O livro todo você fica todo se perguntando como isso vai acabar e posso te adiantar é surpreendente.


Fiquei apreensiva lendo o livro. Com a expectativa no que vai acontecer você se pega torcendo pro casal e esquecendo até mesmo perdoando eles por esse pecado. 


Um livro que é 8 ou oitenta.  Quando me falaram leia de mente aberta não tinha levado muito a sério. Mas essa dica é essencial pra ler esse livro. Minha dica também leia sem pré-julgamentos. espero que vocês gostem desse romance o tanto ou mais do que eu gostei ;)


Nunca uma frase fez tão sentido pra mim . Como uma coisa tão errada pode parecer ser tão certa ? 

"O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição , oxigênio e amor."

4 comentários:

  1. Então, li esse livro algumas semanas atrás e posso lhe dizer que a leitura me consumiu muito. Engraçado que eu estava pensando nele alguns minutos antes de entrar nesse blog por acaso e bang! E lá estava a frase: como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?
    O final me deu um pesar que você nem imagina! Nossa, esse livro sugou toda minha energia. A ressaca literária ainda continua e as lágrimas não derramadas continuam contidas.
    Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro me estragou para todos os outros livros
      Não consigo tirar ele da minha cabeça
      Acho essa frase perfeita pra esse livro

      Excluir
  2. Ana eu não gosto muito de ler livros que já sei que vão me fazer chorar. Mas resolvi comprar e ler Proibido, amei o livro muito bem escrito, concatenado, sofriiiiiiiiiii feito uma condenada na leitura, e passei umas 2 semanas de ressaca sem conseguir pegar nada pra ler pois não conseguia tirá-lo da cabeça. Acho que a gente tem escolhas mas que as vezes nos desviamos tanto da "estrada" que só a uma decisão a tomar, que acredito ter sido o caso de Maya e Lochan. Parabéns pela linda resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gosto de chorar lendo um livro mas só quando eu quero rsrs. Também fiquei com uma ressaca daquelas, aí só um livro bem quente pra me fazer esquecer um pouquinho esse livro :D

      Excluir