Resenha: Romance Tóxico - Heather Demetrios

Título: Romance Tóxico
Autora: Heather Demetrios
Editora: Seguinte
Páginas: 416
Compre: Aqui 




Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos.

Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.

Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.



"Garotas não se apaixonam por cretinos manipuladores que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas. Elas se apaixonam por cretinos manipuladores (que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas) que elas acham que são príncipes encantados."

Romance Tóxico foi a minha leitura do mês do desafio #challengefemi2019, e adiei muito a leitura desse livro porque sabia que de alguma forma ele ia me marcar, mas não imaginava que além de marcar profundamente, ele fosse reabrir feridas.

Romance Tóxico conta a história de Grace e mostra todos os estágios de seu relacionamento abusivo com Gavin. O livro já começa com Grace contando as horas que ela se livrou desse relacionamento abusivo e em forma de carta para Gavin ela conta tudo que eles passaram e também o que passava em casa.

Grace é aquela mocinha que a gente ama logo na primeira página, ela atualmente está no penúltimo ano da escola, é diretora de uma peça na escola e tem como sonho ir embora de casa e ser a uma artista em Paris.



Grace logo nas primeira páginas você vê que ela também sofre de um relacionamento abusivo em casa, com uma mãe neurótica por limpeza e com um padrasto agressivo. Ela tem uma paixão platônica por Gavin a alguns anos, e quando após o término dramático do relacionamento dele, ele que faz parte da peça que ela está dirigindo começam a se aproximar e um relacionamento surge.

"Às vezes, eu queria ter lábios machucados ou hematomas para mostrar ao psicólogo da escola - é difícil explicar a tortura que é viver nessa casa, o modo como a implicância constante, o serviço e os gritos acaba com uma pessoa."

Com tanto abuso que ela sofre em casa, ela nunca pensou que um dia fosse passar por algo parecido, afinal ela vê e vive diariamente com os abusos, só que assim como todo relacionamento abusivo, Gavin não chegou xingando ou batendo, ele chegou como a melhor pessoa e realmente parecia um príncipe encantado. Não posso deixar de citar as amigas dela, aquelas que não julgaram e que alertaram, apoiaram, consolaram e acima de tudo deram o amor que ela precisava.

Eu tinha uma resenha praticamente pronta pra esse livro, mas um comentário lá no grupo me fez mudar toda ela. Acho que antes de falar sobre relacionamentos abusivo, precisamos entender as definições, então vou deixar aqui a definição sobre relacionamento abusivo e um vídeo curtinho mostrando de forma simples os estágios (inclusive já postei ele em outra resenha). Provavelmente a resenha fique longa, mas é um assunto de extrema importância.

O que caracteriza o relacionamento abusivo?
Relação abusiva é aquela onde predomina o excesso de poder sobre o outro. É o “desejo” de controlar o parceiro, de “tê-lo para si”. Esse comportamento, geralmente, inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa os limites causando sofrimento e mal estar.

Um dos motivos de eu ter mudado toda a minha resenha foi por um comentário que li, e isso ficou tanto na minha cabeça que só conseguia pensar em como o relacionamento não era abusivo, já que a pessoa levou só um tapa. Relacionamento abusivo muitas vezes pode ser visto no início como uma forma de proteção, mas proteger não é privar você de nada.
Alguns dos sinais são:
"Ciúme e possessividade exagerados; controle sob as decisões e ações do parceiro; querer isolar o parceiro até mesmo do convívio com amigos e familiares; ser violento verbalmente e/ou fisicamente; e pressionar ou obrigar o parceiro a ter relações sexuais."
Voltando o foco do livro, mas nem tanto, existem diversos tipos de relacionamento abusivo, foquei no "amoroso" por causa do comentário, mas também existe o relacionamento abusivo na família e até entre amigos, e muitas vezes nem percebemos que estamos passando e achamos que é algo "normal".

Outra coisa que preciso grifar é que nem todo relacionamento abusivo tem abuso sexual e físico, mas é algo que a pessoa está mais suscetível a passar, já que convive com o abusador, porém os abusos psicológicos são frequentes. Precisamos entender também que não tem essa de só "um tapa", ou só "um empurrão", porque a partir do momento que isso acontece não existe o "só", é agressão e pronto!

Por isso bato na tecla muitas vezes dos livros romantizarem o relacionamento abusivo e que é algo que deve parar, sei que é ficção, mas porque não retratar de forma adequada ou simplesmente criar um romance sadio? Precisamos falar sim sobre os diversos tipos de abuso, sobre machismos, quebrar diversos tabus, mas é preciso ser feito sem romantização.

Em um pesquisa  publicado na revista de Psicologia da Universidade de Surrey, mostra a influencia que piadas sexistas influenciam seus leitores em relação ao comportamento sexista e ao abuso sexual, então se existem até pesquisas sobre a influência, onde os homens se tornam abusivos, porque usar alegar que os livros que romantizam não são um problema?



Acho que me estendi demais nessa resenha, mas como disse é um assunto que mexe comigo e que deve ser debatido. E antes de encerrar peço uma coisa: NUNCA e em hipótese alguma julgue uma pessoa por não sair de uma relacionamento abusivo, só ela sabe o que se passa, e muitas vezes ela nem sabe que está em um.

"Algo em mim está se apagando, algo que já sei que não vou conseguir recuperar. Mas você vale a pena. Vale, sim. Direi isso a mim mesma por vários outros meses. E, quando perceber que você não vale a pena, vai ser tarde demais. "

Voltado ao livro só posso dizer que ele virou meu livro de cabeceira, ele cutucou todas as minhas feridas e tacou fogo nela. E mesmo que tenha sofrido durante a leitura por essa feridas abertas, ele me fez sentir e refletir, e terminei com um sorriso bobo no rosto. Recomendo pra todas Malucas por Romances, acredito que todo mundo deveria ler Romance Tóxico.






Fonte: http://reporterunesp.jor.br/2015/08/20/psicologa-explica-relacionamentos-abusivos-o-que-e-e-como-lidar-com-essa-situacao/

Fonte: https://www.vice.com/en_asia/article/vvje54/sexist-jokes-make-men-think-sexist-behavior-is-okay?fbclid=IwAR33KvIiYAIuPg8rH0hX9OdUnh8ZTy4CigDFKogZtVdurmYGezDOj3g5Pz8

Nenhum comentário:

Postar um comentário