Resenha: Deixada Para Trás - Charlie Donlea

Título: Deixada Para Trás
Autor: Charlie Donlea
Editora Faro
Páginas: 368
Compre: Aqui

Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.
Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida.
A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados.
Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.





"Eu sei quem me levou."

Que livrooooo! Que livro! Eu estou completamente encantada por essa história e sem sombra de dúvidas Charlie Donlea se superou. Não vou mentir, mas estou meio sem saber como fazer essa resenha. Estou com vontade de contar todos os detalhes, mas não vou fazer isso, podem ficar despreocupados. Então se a resenha parecer um pouco coisa de louca, lembrem-se que eu amei o livro e nem sei o que dizer. Nesse livro vamos conhecer a história do sequestro de Nicole e Megan.

Nicole e Megan eram alunas do último ano, foram amigas no passado, mas a vida delas tomaram rumos diferentes e o que um dia foi amizade hoje é rivalidade. Duas garotas totalmente diferentes, mas que um dia desapareceram juntas. Megan após algum tempo desaparecida reaparece, porém Nicole continua sumida. Lívia, irmã mais velha de Nicole, e aluna de patologia forense (IML), espera um dia encontrar sua irmã, nem que seja somente o corpo de Nicole.
"- Sabe o que esse trabalho fez comigo em apenas três meses, Kent?
- O quê?
- Me ensinou a ver as pessoas de dentro para fora. Ou pelo avesso... Acho que esse é um jeito melhor de dizer."
Um ano depois Megan lança o livro Desaparecidas contando tudo ou quase tudo o que passou na época do seu sequestro. Nicole continua desaparecida e Lívia continua empenhada em ser a melhor da turma, mas sem nunca esquecer de Nicole que nunca apareceu. Um dia enquanto Livia achava que seria só mais um dia abrindo corpos, a primeira pista do desaparecimento de Nicole aparece e esse corpo é o início de um busca que ela não imaginou precisar fazer.

Queria ficar horas falando aqui desse livro, contar cada detalhe e esmiuçar cada segredo, mas que graça teria um livro de suspense sem o o suspense, né? Eu já tinha lido o livro A Garota do Lago (resenha aqui) do  mesmo autor publicado pela Faro, mas sem sombra de dúvidas Deixada Para Trás superou minhas expectativas. Deixada Para Trás me prendeu do início ao fim e me fez duvidar até da minha sombra.
“Uma vida pode acabar, mas às vezes seu caso vive para sempre.”
O livro é escrito em terceira pessoa com o ponto de vista intercalado entre Nicole e Livia, e em alguns momentos Megan. A edição da Editora Faro está linda, eu amei a capa e a diagramação que além das marcações do passado e do presente, quando lemos o passado temos as folhas um pouco mais escura pra poder diferenciar, achei linda essa divisão. Os personagens secundários tiveram muita importância nesse livro, e alguns deles eu queria muito mais participação, teve um personagem, (não vou falar quem é mas quem lê vai saber) que eu amei a inteligência dele e que me cativou no momento começou a falar.



Quando comecei a conhecer Livia ela estava no IML analisando um corpo, e naquele momento me senti no seriado Bones (amo demais essa série). Em muitos momentos Livia falava de uma parte do corpo ou de algum instrumento de trabalho e dava exemplos, então não tem como lê e ficar se perguntando: "Que merda é essa?". Livia me fez inclusive querer ainda mais abrir corpos pra examinar também kkkkk. Sem dúvidas Livia foi uma das minhas personagens favoritas, ela me fez sentir suas dúvidas, seus medos e ao mesmo tempo querer descobrir o que aconteceu com Nicole.

Acho que não tem como não perceber que adorei esse livro, né?! Ficou algumas coisas no ar na história que eu gostaria um pouco mais de explicação, mas nada que interfira na leitura. Um livro que me fez ficar apreensiva em cada página e cada momento que eu lia eu queria muito mais, e quando acabou me senti órfã dele.
"Algumas vezes, as descobertas indicam o que aconteceu exatamente. Outras vezes, apenas nos contam o que não houve."
Uma coisa garanto é que Deixada Para Trás me ensinou algumas coisas que vou levar para vida, nele não aprendi como conquistar um homem, mas aprendi a tirar cheiro de um corpo morto do ambiente. Cuidado comigo gente!! 

Deixada Para Trás é um livro que nada é o que parece e você vai se questionar por diversas vezes se está perdendo alguma coisa. Na hora em que você descobrir  quem é o "vilão" não tem como não admirar o autor por ter enganado todo mundo direitinho. Uma história pra fazer você repensar escolhas e mostrar que  todos são culpados, até que se prove o contrário.








12 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    Será que a Megan tem alguma ligação com o sumiço da Nicole, que até então, era sua inimiga?

    Seria muito previsível, né? Não é à toa que o autor engana o leitor...

    ResponderExcluir
  2. Mana do céu, esse livro tá na minha lista desde que vi uma postagem sobre ele em um ig no insta ano passado.

    Você me chamou atenção para um detalhe que eu não sabia: o livro é em 3°pessoa e eu não sou muito fã rsrs. Mas mesmo assim quero ler!

    Agora fiquei na dúvida, qual ler primeiro: esse, ou a garota do Lago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, então eu amei esse, Garota do Lago é bom, mas esse é muito melhor kkkkk.

      Excluir
  3. Oi Raquel!
    Primeira vez que leio resenha do livro, confesso que já estava com vontade de ler pela sinopse e por essa capa linda, agora conhecendo mais sobre o enredo preciso pra ontem... é lindo, eu adorei!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei!! Amo esses livros tensos que fazem a gente não querer largar nunca! Com certeza vai entrar na minha lista de desejados.

    Beijos,
    Camila | www.lendoporai.com

    ResponderExcluir
  5. O suspense parece ser mesmo de tirar o fôlego e eu que nem sou tão fã desse gênero me vi curiosa pra saber quem é esse vilão que engana o leitor direitinho. A resenha tá super empolgada e empolgante e essa empatia que a personagem principal te despertou é muito importante. Gostei e espero poder ler também mais a frente ;)

    P.S: Também amo Bones <3

    ResponderExcluir
  6. Olá, amo livros de suspenses e quero ler as duas obras dessa autora. Vejo que aqui Donlea vai jogando um monte de informações no leitor (fato evidenciado pelos pontos de visa), de modo a deixá-lo criando várias teorias. Adoro ser surpreendido e não vejo a hora de ler Deixada Para Trás. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Raquel!
    Estou com A Garota do Lago aqui para ler e já quero esse também.
    Gosto demais de livros que alternam passado e presente.
    E aqui ainda tem toda a trama dos sequestro e a mente doentia do sequestrador, acoplados a uma escrita que prende o leitor que só quer deixar o livro quando resolver toda a trama, achei fantástico e quero ler.
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Por quê será que assim que vi a sinopse do livro, eu falei: Esse livro quem tá resenhando é a Kell?? kkkkkkk
    Acho que porque esses livros são sua cara madame e você já aprendeu tanta coisa com eles que sim, cuidado com você pois tu és uma mulher perigosa rsrsrs
    Valeu pela dica madame o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nem preciso dizer que na primeira vez que vi este livro na vitrine de lançamento da editora eu já quis ler a obra, até pelo fato se trata de uma trama muito bem construída, que prende o leitor do começo ao fim da leitura, nos deixando ansiosos por mais. Vejo que a personagem ao descrever sua função no necrotério e o que deixa a trama ainda mais envolvente, eu mesma estou super curiosa e louca por este livro.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Menina que amor emm, gostou mesmo.
    Eu tava meio receosa em ler a resenha, porque ultimamente li tanta resenha de triller e só fico com vontade e acabo não lendo, aconteceu de novo. Você me deixou com muita vontade de ler, adoro triller, livros com investigações, acho que por assitir muitas série e várias desse tipo, a paixão passou também pros livros. Só li a resenha, mas já tenho meu palpite de quem é o vilão da história kkkkkkkk quero muito ler, procurar alguma promoção pra comprar ele kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel,
    Quem conhece meus gostos literários sabe que amo thrillers e estou sempre a procura de uma nova recomendação do gênero. Só que livros de suspense sempre nos trazem os mesmos elementos, o que os deixam muito parecidos e sem grandes surpresas. Deixada Para Trás me deixou ansiosa para desvendar este mistério e o diferencial da história, para mim, está na sobrevivente Megan (que terá relatos sobre o ocorrido) e na Livia, que por ser irmã de uma das vítimas fará com que seu papel de detetive desta história tenha uma carga mais íntima e pessoal. Ainda não li nada do autor, mas estou certa de seus livros irão para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir