Resenha: Without Merit - Colleen Hoover

Título: Without Merit - A Novel
Autora: Colleen Hoover
Livro não publicado no Brasil
Páginas: 384


From the #1 New York Times bestselling author of It Ends With Us and November 9 comes a moving and haunting novel of family, love, and the power of the truth.

“Not every mistake deserves a consequence. Sometimes the only thing it deserves is forgiveness.”

The Voss family is anything but normal. They live in a repurposed church, newly baptized Dollar Voss. The once cancer-stricken mother lives in the basement, the father is married to the mother’s former nurse, the little half-brother isn’t allowed to do or eat anything fun, and the eldest siblings are irritatingly perfect. Then, there’s Merit.

Merit Voss collects trophies she hasn’t earned and secrets her family forces her to keep. While browsing the local antiques shop for her next trophy, she finds Sagan. His wit and unapologetic idealism disarm and spark renewed life into her—until she discovers that he’s completely unavailable. Merit retreats deeper into herself, watching her family from the sidelines, when she learns a secret that no trophy in the world can fix.

Fed up with the lies, Merit decides to shatter the happy family illusion that she’s never been a part of before leaving them behind for good. When her escape plan fails, Merit is forced to deal with the staggering consequences of telling the truth and losing the one boy she loves.

Poignant and powerful, Without Merit explores the layers of lies that tie a family together and the power of love and truth.


"Tenho uma impressionante coleção de troféus que não ganhei"

Eu sinceramente não sei nem como falar desse livro, esperei tanto por ele e durante todo um ano eu aguardava ansiosa por essa leitura. Não tinha a intenção de fazer resenha desse livro, já que minha preguiça de traduzir os quotes era enorme, tanto que nem traduzi a sinopse kkkkk, mas de alguma forma eu preciso fazer esse desabafo.

Nesse livro vamos conhecer Merit uma adolescente de dezessete anos que ultimamente não tem mais vontade de nada. Ela coleciona troféus que ela nunca ganhou, mora com uma família totalmente disfuncional,  seus três irmãos, a mãe curada do câncer que mora no porão, o pai ateu e a sua nova "esposa" que é antiga enfermeira da mãe. Mas não posso deixar de falar que eles moram em uma igreja reformada, exatamente isso, é uma antiga igreja e tem até Cristo na sala, a qual Merit sempre coloca roupas nele. Loucura pouca é bobagem, né?



Merit tem passado por um momento difícil, ela sente que não é lembrada e que indiferente de qualquer coisa que ela faça ela sempre é a última que notam. Merit  abandonou a escola e está cada vez  se afundando mais. E é ai que eu paro de falar dela e dos personagens, porque um livro que já revela um segredo no primeiro capítulo, fica difícil eu falar algo sem revelar o que não deveria.

A família tem segredos e eles sempre são empurrados pra debaixo do tapete. Não é difícil de descobrir qual a trama principal que a CoHo vai abordar nesse livro. Acredito que eu esteja falando, falando, falando e não to falando nada com nada, mas é tão difícil falar que esse não foi o livro da CoHo que mais gostei. Pode parecer estranho eu não citar o par romântico do livro, mas isso é intencional para não dar spoiler. Tem romance sim, mas esse não é o foco principal do livro.
"Tantos segredos nesta casa. E, no entanto, o único segredo que eu deveria ter contado há anos é o que eu tenho mantido mais silencioso."

Infelizmente eu senti que esse YA não me convenceu. Depois de ler Confesse e It Ends With Us eu estava com as expectativas por esse livro lá no alto, mas logo de início eu desanimei. A Colleen tem a escrita fluída, mas achei que de alguma forma  alguns "segredos" foram desnecessários ou mal construídos, e outros "segredos" ela poderia ter abordado muito mais e ter focado nele. Foram tantos temas em um único livro, que o tema principal ficou sem foco. O livro é extremamente juvenil e por várias vezes me peguei pensando se realmente o problema era o livro ou eu. Eu gostei do livro, mas esperava MUITOOOOOOO mais.



A CoHo nos acostumou com livros de tirar o fôlego, e quando não aconteceu com esse eu senti que fui "enganada". O livro é bom sim, mas não é pro meu perfil e nem é o que eu imaginava. A história é muito mais voltado ao público adolescente e acredito que a história pra eles tenha muito mais impacto do que teve para mim.

A capa do livro é maravilhosa e foi por ela que me apaixonei desde o início. Queria poder aqui falar tudo o que senti só em uma palavra, mas é spoiler e por isso a resenha pode está um tanto confusa. Eu dei em primeiro momento 4 estrelas no Skoob e acabei depois de uns dias diminuindo pra 3.5, mas aqui darei 4 estrelas. Mesmo com todos meus poréns a história foi fluída, os personagens conseguem fazer você amar e odiar eles e o livro tem o desfecho necessário. Então, por mais que eu não tenha sido envolvida na história, sei que muitos irão gostar.


Uma história de família, amor, superação e segundas chances. Without Merit nos mostra que muitas vezes o perdão é o que falta pra seguir em frente e que guardar segredos só nos sufoca, faz mal e nos destrói aos poucos. Um livro onde o foco principal não é o romance e sim a família, os segredos e acima de tudo o amor próprio. Quatro estrelas com todo mérito.






7 comentários:

  1. Oi, Raquel. Vi uns comentários super positivos sobre essa obra em um outro blog, mas também sinto que quando o autor traz muitas problemáticas em um livro só ele acaba não abordando nenhuma do jeito certo, o que deixa a obra incompleta. Mesmo assim pretendo ler.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  2. Raquel!
    Parece que isso acontece com vários escritore famosos: escrevem ótimmos livros e acabam escorregando em algum...
    Uma pena tantos segredos desnecessários e que ainda tiram o foco real do livro que seria o romance.
    Ainda assim, como é da Collen Hover, quando chegar ao BRasil, se chegar, com certeza vou querer conferir.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Acho que me enquadro no perfil de quem vai ler o livro e curtir mais kkkk. Pode acontecer com as melhores pessoas, você pega um livro de um autor que gosta muito e daí não é tudo aquilo que esperava. Mas ainda assim deu pra ver que o livro é legal. Curti a resenha e o esforço em não dar spoiler. Esperando sair a versão traduzida.

    ResponderExcluir
  4. Senti nos teus comentários uma leve ponta de decepção embora tenha dado 4 estrelas. Uma coisa é certa, cada pessoa recebe um livro diferente da outra, vai depender do momento de cada um. Se não funcionou hoje pra ti poderia ter funcionado em outro momento. Mas a resenha pareceu interessante embora pareça ser um livro pesado.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem?
    Confesso que ainda não li nada da autora, mas sou super curiosa pra saber como é sua escrita, pois todos a adoram. Bom, confesso também que não fiquei muito empolgada com este livro, gostei da premissa, mas sei lá, não senti a química rolar.
    Bom, vou deixar a dica passa dessa vez.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! Eu tbm não curti muito!
    Sempre amei tudo que a CoHo publicou..mas esse sinceramente deixou muito a desejar! Achei fraquinho mesmo! :/

    ResponderExcluir
  7. amo a Colleen Hoover, mas nos últimos tempo não estou gostando mais dos livros dela, os últimos lançamentos não me cativaram, Estou ansiosa com esse livro espero não me decepcionar.

    Bjusss

    ResponderExcluir