Resenha: Um Conto às Avessas de a Bela e a Fera - Liz Braswell

Título: Um Conto às Avessas de a Bela e a Fera
Autora: Liz Braswell
Editora: Novo Século
Páginas: 320
Clique: Aqui


Bela é inteligente, engenhosa, inquieta e mais uma porção de coisas. Ela anseia escapar de seu modesto e provinciano vilarejo. Quer explorar o mundo, apesar de seu pai relutar em deixar sua casinha para o caso de a mãe de Bela retornar – mãe da qual ela mal se lembra. Um dia, os desejos da garota por novas aventuras acabam por se realizar – mas não da maneira que ela imaginava. Agora ela é cativa de uma terrível fera, dentro de um castelo enfeitiçado. Quando Bela toca a rosa encantada da Fera, intrigantes imagens inundam a mente da jovem – imagens da mãe que ela acreditava que nunca mais veria. Ainda mais estranho que isso, ela descobre que sua mãe é ninguém menos que a bela Feiticeira que amaldiçoou a Fera, seu castelo e todos os seus habitantes. Chocados e confusos, Bela e Fera devem se unir para desvendar um assombroso mistério sobre suas famílias. Um conto às avessas de A Bela e a Fera é uma saborosa e encantadora releitura, inaugurando uma série de livros para o público jovem adulto que reconta os clássicos Disney de um jeito jamais imaginado!





Oie gente! Hoje mais uma vez vou falar de A Bela e e a Fera, mas só que dessa vez é um conto ás avessas. Primeiro livro que leio em parceria com editora Novo Século e comecei a leitura super empolgada. Amo a Bela e a Fera e nesse livro vamos descobrir muitas coisas que poderia ter acontecido por trás da magia lançada ao príncipe. Me apaixonei mais uma vez por essa história e vou falar aqui o que achei para vocês.

"Era uma vez, em uma terra muito distante, um jovem príncipe que morava em um castelo reluzente..."

Um Conto às Avessas de a Bela e a Fera é um livro da autora Liz Braswell, lançado esse ano pela editora Novo Século. E se a Bela tivesse tocado na rosa? E se a mãe da Bela tivesse amaldiçoado a Fera? O livro é uma versão diferente do livro original, mas com a mesma base. Uma versão com mais emoção, com mais mistérios. Que você leitor vai amar desvendar.

O livro começa com você conhecendo quem foram os pais de Bela e como era o reino na época em que se conheceram. Maurice é um cara normal do reino, trabalhador e um belo dia ele conhece Rosalind, uma feiticeira. No reino deles todos viviam em paz, eles se conhecem se apaixonam, se casam e tem uma linda filha  Bela. Fugindo da doença que atormenta o reino e a ameaça contra os charlantes ele vão para outro reino. Lá eles pensavam estar seguros, mas é só o começo de todo o mistério. Dez anos se passam e Bela e nem Maurice se lembra de Rosalind. Fica o mistério no ar onde a mãe dela foi, será que fugiu? Será que está morta, ou alguém a mantém em algum cativeiro? Um livro recheado de mistério e magias que você vai querer junto com Bela descobrir tudo sobre a magia e seu passado.


Logo no começo fiquei meia perdida para saber quem é quem. Até eu me ver dentro da história a Bela teve que aparecer.  O livro alterna entre o passado e presente, o passado da mãe e o pai de Bela e o presente com Bela tentando achar sua mãe e quebrar o feitiço. O reino antigamente tinha charlantes que era qualquer criatura que tinha qualquer magia, que era fadas, bruxas, alguém que sabia o futuro entre outras coisas. Agora não existe nenhum deles e Bela vai tentar descobrir o porque junto com a Fera.

"Bela queria mais. Ela queria ver mais. Queria viajar para as terras sobre as quais lia, onde as pessoas comiam com palitos delicados, não com garfos. Pelo menos, ela queria ser carregada até lá por sua imaginação."

A Fera nesse livro é a mesma Fera da versão oficial, só que mais impaciente e até mais assustador. Ele continua apaixonado por Bela, mas quer muito sair desse feitiço e vai fazer de tudo junto com Bela para desvendar todos os mistérios.




Bela nesse livro me deu a impressão de ser mais valente. Como todos sabem Bela ama os livros e nesse livro gostei porque vai ser com eles que ela vai descobrir mais sobre seu passado e sua mãe. Bela é esperta e nessa história vai ser uma heroína pra ninguém botar defeito.

"Não se pode ter aventuras sem ter riscos. Não se pode ter nada de ótimo se a gente tiver o medo constante da perda. E eu sou uma pessoa muito, muito melhor do que era por  causa da sua mãe. No mínimo ela me deu você."

Nesse livro também não podia faltar os seres animados do castelo. Todos muitos solícitos, engraçados e querendo sempre servir bem. Eles vão ter o papel fundamental na história, e participam muito mais do que na versão oficial. Adorei isso, adorei imaginar esses seres animados e viajar nessa história. Madame Samovar foi a que mais me emocionou na história, ela é o bule que sempre tem uma palavra amiga e também nesse livro tem outra história para ela. Confesso que chorei por causa de um bule rsrs.


A capa desse livro é sensacional e foi o que me deixou curiosa na leitura. Com essa Fera mais sombria e o castelo também, a capa dá a dica que o livro será mais sombrio que o original. Por dentro do livro é lindo. Tem desenhos na capa dos personagens da história, cada página no número tem uma xícara. A editora Novo Século não poupou esforços nesse livro, em cada página você ver como esse livro é especial.


O livro é contado em terceira pessoa por sua maioria é Bela dando seu ponto de vista. O livro é dividido em 3 partes: a primeira falando mais do passado, a segunda com Bela descobrindo quem é a mãe e tentando quebrar o feitiço e a última e a melhor parte é onde tudo é desvendando e que você não vai querer largar o livro. O final foi diferente e deixou com gostinho de quero mais. E agora o que acontece depois? Ficou essa pergunta no ar e leria com certeza um livro 2 dessa história. Na aba do livro tem a dica que tem mais livros da série conto ás avessas vindo aí. Já estou doida pra saber outros pontos de vistas para história que eu amo.

"Ler é como viajar para outros lugares. Ser outras pessoas. Viver outras vidas. Ler deixava a vida muito menos... triste e solitária para mim."

Indico Um Conto ás Avessas de a Bela e a Fera para quem é fã de a Bela e a fera e para quem gosta de se questionar: e se fosse diferente? . Um livro que demorei a pegar o embalo da leitura, mas uma vez que me vi presa não consegui mais largar. Uma história linda cheia de mistérios e fantasias, que você que é malucas por romances não pode deixar de ter na estante.







13 comentários:

  1. Oi Ana ;)
    Vi o começo da sua resenha no skoob e corri pra ler o resto aqui kkk
    Estou doida pra ler esse livro porque A Bela e a Fera é meu conto de fadas preferido desde quando era criança, e adoro releituras do livro/filme.
    Que bom saber que a Bela no livro é mais valente... amei esse fato na interpretação da Emma no filme.
    Agora só fiquei mais louca pra ler o livro *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Nossa, adorei a premissa! Fiquei de queixo caído quando li que, nessa releitura, a mãe da Bela é a feiticeira que transformou o príncipe em fera. Fiquei pensando comigo mesmo ''como ninguém teve essa ideia maravilhosa antes?''. Adoro releituras e enredos cheios de surpresas, então fiquei muito interessado pelo livro.
    A edição está maravilhosa (já quero esse marcador ♥).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bom?
    Que legal essa história de conto ás avessas de A Bela e a Fera, achei interessante essa história da mãe da Bela ser feiticeira. Bacana a Bela ser mais aventureira nesse livro. Eu tenho meio que receio desse conto... a Bela se apaixonar pelo prisioneiro ( síndrome de Estocolmo), além de que no livro oficial que a disney lançou ( O outro lado da Fera eu acho) o príncipe antes de virar fera, era muito nojento, grosso e metido. O que ele fez com a menina que enfeitiçou ele não tá no gibi. Enfim, que bom que esse conto tem história diferente. Vou dar uma conferida :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!!!
    Estou louca para ler esse livro porque A Bela e a Fera faz parte da minha infância então quero conferir e nessa historia me interessei muito depois da resenha pois é bem diferente e gosto quando mudam um pouco.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Que sinopse diferente e familiar, ao mesmo tempo. Encontramos aspectos que são da história original, e aquele final que é legal e desperta a curiosidade em saber como a história se desenvolve.
    Eu já gostei de cara da capa e me encantei com a resenha, parece um livro delicioso de ler e cair nessa aventura com esse casal tão excepcional dos livros e telinhas ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Eu gosto da história de A Bela e a Fera, mas já estou ficando um pouco saturada com todas as diferentes versões e recontos da história original, mas gostei de algumas coisas que Liz Braswell acrescentou e reinventou neste livro. O passado dos pais de Bela, com certeza é um diferencial, principalmente no que se refere a sua mãe. Tudo isso faz com que esta versão da Bela seja mais forte e corajosa, pois os desafios que ela irá enfrentar são maiores. Não sei se é um livro que vou ler, mas acredito ser uma ótima indicação para os fãs da história.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus do céu que coisa mais linda Ana!!
    Eu amo A Bela e Fera, amo contos, juntos é uma mistura mais que perfeita, eu sabia mto pouco desse livro, já estava apaixonada e louca pra ler, agora só preciso de uma oportunidade pra conhecer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Gosto muito das releituras dos contos de fadas, principalmente por elas trazerem mais respostas para o porque das coisas, ainda não conhecia esse livro, mas essa historia me interessou muito, gostei bastante desse tom de mistério que a historia tem e se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  9. Ana!
    Como meu conto de fadas favorito é A Bela e a Fera certeza que quero ler essa releitura as avessas.
    E o bom das releituras é que o autor coloca o enfoque da maneira que acha melhor. Mesmo aqui ele trazendo quase o conto original, mudou a atitude da Bela e ainda trouxe questionamentos: e se tal coisa fosse diferente? O que teria acontecido?
    Gostei!
    “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de histórias de contos de fadas, e curto também ler histórias recontadas de maneiras diferentes, como é o caso deste livro, que após eu ler a sinopse e sua resenha, já adicionei em minha lista de leituras, pois parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Oi, assim como voce tambem amo a bela e a fera, e adorei essa da autora fazer com que a mãe da Bela tivesse amaldiçoado a fera,faz com que a história seja ainda mais emocionante do que já é, e saber que Bela é ainda mais valente é mais um incentivo.
    Conheço a escrita da autora pois já o outro livro dela e adorei, acho que esse será ainda melhor.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    A Bela sempre foi minha infância, amo essa historia incrivel que por trás dela tras uma mensagem maravilhosa.
    Amei essa nova versão, a capa realmente é super fofa, fiquei curiosa por conhecer esse passado da Bela, realmente é sempre bom conhece um pouco da nossa princessa da disney.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que premissa maravilhosa esta tem tudo pra ser uma das melhores releituras do conto, pela a mocinha ser mais valente,de a mãe dela ser a bruxa e ter feito o feitiço pra Fera. adorei a capa confesso que fiquei com um pouco de medo tbm.

    ResponderExcluir