Resenha: Sociedade J.M. Barrie

Título: Sociedade J.M. Barrie
Autora: Barbara J. Zitwer
Editora: Novo Conceito
Páginas: 305
Compre aqui


Após passar por altos e baixos na vida, Joey finalmente tem uma grande oportunidade: a empresa de arquitetura onde trabalha decidiu mandá-la para Inglaterra para supervisionar a restauração de uma antiga casa. A Stanway House é o lugar onde J. M. Barrie teria escrito Peter Pan, o livro favorito de Joey. Entretanto, a tarefa se mostra mais difícil do que ela imaginava.
Até que um dia, enquanto corria pelo parque, Joey conhece um grupo de alegres octogenários. Elas são membros da Sociedade de Natação de Senhoras J.M. Barrie. O desafio delas é nadar nas águas geladas do lago.
A cada dia de Natal, desde 1864, os membros da Sociedade fazem uma competição ao ar livre. J.M. Barrie era o patrono e deu aos participantes um troféu, agora conhecido como Troféu Peter Pan. Essa sociedade, adorável e divertida, transforma a vida de Joey e marca o início de uma amizade que mudará de maneira inesperada. Encontrar o amor é muitas vezes apenas um mergulho em nós mesmos.
Joey, uma arquiteta nova-iorquina que só pensa em trabalho, está em Cotswolds para supervisionar a restauração da majestosa mansão que inspirou J. M. Barrie a escrever Peter Pan.
Os moradores da região não foram exatamente receptivos e também havia um problema com o zelador da mansão, um homem que parecia determinado a arruinar os planos dela. Com essa situação, Joey logo começa a pensar que não conseguirá fazer nada certo neste projeto e também em sua vida até descobrir a Sociedade de Natação de Senhoras J. M. Barrie e começar a nadar com elas em sua Terra do Nunca particular.
Para Joey, conhecer Aggie, Gala, Meg, Viv e Lilia vai ser uma grande experiência de vida o começo de um relacionamento que vai transformá-la de uma maneira mais que extraordinária...





 Oie gente! Hoje vou falar desse livro que me ganhou pela capa, foi me conquistando pouco a pouco e no final me deixou com uma vontade imensa de estar naquele livro e viver aquela história. Me envolvi na Terra do Nunca que a autora criou e vou tentar contar nessa resenha como é lindo esse livro.

"Ninguém consegue fazer outra pessoa feliz - opinou Viv - se ela não estiver feliz consigo mesma. É por isso que muitos casamentos fracassam."


Sociedade J.M. Barrie é o primeiro romance da autora  Barbara J. Zitwer, publicado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito. Logo quando li a sinopse me encantei por citarem Peter Pam e a Terra do Nunca. Não sei vocês, mas amo Peter Pan e não poderia deixar de conferir esse livro. Comecei a ler pensando que o livro teria um pouco de fantasia e me enganei direitinho. Um livro que fala de amizades e o que realmente importa na vida da gente.

A história começa com Joey pensando que dá o seu melhor no trabalho, mas que para se destacar tem que trabalhar em dobro. Sua vida dá uma reviravolta quando ela tem que apresentar o projeto de restauração Stanway House, onde foi escrito Peter Pan do autor J.M Barrie, que é o seu livro favorito. Para sua surpresa a empresa onde ela trabalha é contratada e ela vai para Londres reformar a casa. Chegando lá Joey vai ter que encarar um zelador um pouco rabugento, sua amiga de anos que agora mudou muito e senhoras de idades que se encontram para nadar e para desfrutar de uma amizade linda. Lá Joey vai aprender com essas senhoras o que é amizade e que para ser feliz ela vai precisar rever algumas coisas em sua vida.

Confesso que não estava altas as minhas expectativas no livro, mas para minha surpresa foi uma leitura que foi me ganhando aos poucos e quando fui ver não conseguia largar a leitura até terminar. Li o livro em dois dias e terminei na madrugada segurando choro. Um livro que vai deixar seu coração cheio de amor e que vai com certeza te fazer ficar com lágrimas querendo cair a todo momento.

"Não estou dizendo que as pessoas casadas não consigam ser felizes juntas não possam proporcionar alegria, consolo e segurança uma a outra, mas ninguém consegue curar a infelicidade do outro."

Joey tem 37 anos, e é viciada em trabalho. Quando ver senhoras com amizades lindas, coisa que ela deixou de lado conforme os anos foram passando, foi quando ela parou pra pensar: eu sou feliz? A amiga dela de infância que ela reencontra também agora está diferente, está casada, tem 4 filhos e largou tudo para ser dona de casa. Ela acaba se perguntando se vai morrer sozinha e se depois de tanto tempo a amizade delas acabaram. Joey vai ter que descobrir o que a deixa feliz.




Não posso deixar de citar nessa resenhas as idosas nadadoras que são: Aggie, Gala, Meg, Vivi e Lilia. Dei bastante risadas com elas, mas também fiquei por um fio de chorar. Foi lindo ver a amizade delas de anos com as mesmas implicâncias de como se tivessem com 15 anos. Também foi gratificante a sabedoria de Aggie que é quem bota ordem nas meninas e sempre tem uma palavra amiga. Queria também ser amigas dessas senhoras e poder nadar com elas. Escrevo isso com sorriso nos lábios e querendo sinceramente conhecer um dia senhoras iguais a essas.

"Quando se conhece o melhor amigo de um homem se conhece o homem."


O livro foca mais na amizade e em Joey descobrindo como ser feliz, mas tem sim romance também. Ian é o caseiro rabugento, que não vai gostar de ter Joey por perto, mas isso pra mim foi sinal de amor e estava certa rsrs. A relação deles vai ter seus altos e baixos e gostei muito desse casal, que pena que foi pouco explorado, Só por causa disso tiro uma estrela da história, com certeza leria um segundo livro por causa desse casal.


Sociedade J.M. Barrei pela sinopse você pode pensar que é só mais uma livro qualquer, mas que nada. Um livro que com certeza daria um belo filme e li o livro pensando toda hora como seria ver esses personagens nas telonas. Os personagens são tão reais que é impossível você não se pegar pensando como seria um filme desse livro. Espero realmente que um dia isso possa acontecer.

"Estar vivo significa se machucar - respondeu Joey. - Não existe meio-termo."

Termino a resenha indicando Sociedade J.M. Barrie para quem gosta de uma boa leitura e que gosta de um drama leve que pode fazer você ficar com os olhos marejados de vez em quando. Uma história que me divertiu e me fez perguntar o que é ser feliz de verdade. Terra do Nunca nunca foi tão real como nesse livro, nem tão especial como nessa história.





6 comentários:

  1. Olá,
    Que livro incrivel, amei sua resenha sobre ele. E tão bom ler um livro que foca na amizade dos personagem, e lindo..e também você fica ali refletindo se você é feliz, se tem uma amizade verdadeire. Eu amei a historia!

    ResponderExcluir
  2. Oii Ana! Nunca tinha visto esse livro, adorei o enredo, e essa capa que linda!
    Como gosto do gênero vou qrer conferir!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto o livro mas não sabia do que se tratava e nunca poderia imaginar uma estória divertida e apaixonante, por trás de uma linda capa há uma grande e emocionante aventura.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    Gosto de livros que trazem essa abordagem sobre o drama pessoal, onde temos que procurar nossos objetivos de vida e o que nos faz mais feliz.
    E se ainda traz um romance e senhorinhas que tem grande vitalidade e aproveitam intensamente seus momentos, deve ser uma leitura hilária também.
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pela capa eu julgaria que era outro estilo de história. Mas agr fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Diferente de muitos leitores eu não gosto de Peter Pan, mas a sinopse deste livro me chamou atenção pela profissão da protagonista. Muitas pessoas, inclusive eu, já se perguntaram se são felizes, Joey só vai parar para refletir isso quando uma mudança em sua rotina e vida ocorre e acho que as vezes é disso que precisamos, uma mudança que nos faça avaliar o que realmente é importante. Adorei os temas abordados neste livro,principalmente a amizade de longa data e consigo, facilmente, me identificar com alguns deles.

    ResponderExcluir