Resenha: Não conte para a mamãe


Título: Não Conte Para a Mamãe 
Autora: Toni Maguire
Editora: Bertrand Brasil  
Páginas: 308


A frase que dá título ao livro de Toni Maguire, Não conte para a mamãe, poderia ser uma pacto ingênuo entre dois irmãos ou uma brincadeira entre crianças. Infelizmente, não é o caso. Na verdade, é a ameaça sofrida pela autora durante os quase dez anos em que foi violentada pelo próprio pai.
Quando aconteceu pela primeira vez, a pequena e inocente Antoniette tinha apenas seis anos. Apesar da tenra idade, tudo ficou gravado em sua memória, o tempo nada dissipou: os detalhes, os sentimentos, a dor. Foi a primeira de muitas, incontáveis vezes. Não conte para a mamãe, de Toni Maguire, desvela a comovente história de um infância idílica que mascarava uma terrível verdade.










"Eu sentia segurança no amor de minha mãe. Eu a amava, e ela, eu sabia, me amava. Ela mandaria ele parar. Mas não mandou."


Dessa vez vou falar de um livro que vai destruir seu emocional. Não existe romance nessa história e muito menos amor, existe sim uma história de partir o coração do momento que você lê o titulo. Um livro que destruiu cada parte do meu emocional, tanto que foi um dos livros que mais demorei pra fazer resenha, eu não conseguia me expressar direito e ainda não sei se vou conseguir, mas vou tentar.


"Meus pais eram meus mestres. Meu pai me controlava com ameaças e minha mãe, com a manipulação dolorosa dos meus sentimentos."


Esse livro conta a história de Antoinette, uma menina que era amada pela sua mãe e que era feliz, até o dia que seu pai volta da guerra. Diferente das outras vezes que ele voltou, nessa vez ele veio pra ficar e é onde a vida dela desmorona.

O livro Não Conte Para a Mamãe é narrado por  Toni Maguire que está em um hospital, onde sua mãe se encontra em seus últimos dias de vida. Lá todo o passado dela vai retornando a mente e nos faz reviver cada momento doloroso da vida dela. A história é verídica, o que nos faz sentir ainda mais tristeza.

“As crianças, como os animais, pressentem quando alguém é fraco, diferente ou vulnerável. Apesar de serem bem-educadas, oriundas de lares onde a crueldade não tem espaço, aquelas crianças nutriam uma aversão instintiva por mim”

A vida dela começa a virar um inferno antes de completar 6 anos de idade. O pai dá um beijo nela e ao contar pra sua mãe, ao invés de sua mãe acreditar nela, ela briga com a filha e ainda manda esquecer tudo isso. Para piorar mais ainda começa a negligenciar a própria filha. Após esse ocorrido do beijo passa um tempo e o pior acontece, o pai dela a violenta sexualmente, ele pede pra ela guardar segredo dizendo que se ela contasse pra mamãe dela a mãe não iria acreditar e não iria gostar mais dela. Só que ela já imaginava isso e acabou guardando esse segredo.





O abuso dura vários e vários anos e Tony se torna uma menina tímida, amargurada. Ela é negligenciada pela mãe que a manda pra escola com roupa suja e cabelo despenteado,  fazendo que além de sofrer em casa, sofra também na escola, onde outras crianças zombam dela e os professores também a negligenciam.


“No passado, eu desejara, secretamente, que um adulto lesse nos meus olhos a necessidade desesperada que eu sentia. Agora eu voltava a implorar, mas para que eles me pedissem perdão por não terem percebido nada.”


E após anos sofrendo, o pior mais uma vez acontece, mais uma vez ela se vê abandonada pela família e por todos. Sei que a história se passa na década de 50, mas isso pode está acontecendo hoje ao nosso lado e a gente nem desconfia. A mãe fazia da vida da família um teatro, onde na frente de amigos e familiares eles eram perfeitos, mas na vida real ela era uma mãe totalmente repulsiva e o pai de Tony um ser escroto, nojento e totalmente doentio.

Quando você acha que as coisas podem melhorar nesse livro elas só pioram, não vou citar os motivos pra evitar spoilers, mas posso garantir que eu em vários momentos quis ver todos que julgavam Tony mortos. Sei que pode ser um desejo ruim, mas infelizmente foi o que eu quis.


"O sorriso em seus lábios era sempre o do pai amigável, mas em seu olhar eu via o pai repugnante, o que era invisível a todas as outras pessoas."


Como mãe ao ler esse livro, além do ódio que senti pelo pai, senti também pela mãe. Em nenhum momento consegui me colocar no lugar dela e muito menos entender os motivos. Acho um absurdo qualquer mãe colocar o marido ou qualquer um na frente dos filhos, jamais vou compreender e nem quero. Em nenhum momento chorei nesse livro, mas a raiva e o ódio que ele exalou em mim foi enorme.

Esse livro só recomendo se você tiver estômago forte e a cabeça firme também. Não é uma leitura fácil, muito pelo contrário, é triste, chocante e revoltante. O que me comove é que Tony conseguiu vencer essa batalha e seguir em frente. Não foi uma vida dos sonhos, muito pelo contrário, mas viveu.








14 comentários:

  1. Raquel!
    O abuso infantil sempre existiu, mas parece que as pessoas 'jogavam para debaixo do tapete'.
    Agora em nossa sociedade contemporânea, as crianças estão sendo mais ouvidas, entendidas e orientadas. Não que tenha deixado de acontecer tais abusos cruéis, mas está mais escancarado.
    E livros como esse da Toni, trazem cada vez mais a discussão.
    Fico imaginando também como uma mãe pode ficar ao lado de um ser tão cruel e malvado, contra a filha que está sendo abusada? Impensável!
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel!!!
    Eu realmente fiquei de boca aberta aqui na sua resenha morro de raiva de casos assim e vontade de matar um que faz isso com uma criança é revoltante, infelizmente tem mães que já desconfiam e não fazem nada acho que com medo aqui na minha cidade tem muito isso os familiares ficam com medo, esse livro é perfeitamente a realidade em que vivemos hoje e infelizmente as crianças são ameaçadas e crescem com um grande trauma muito triste, infelizmente não consigo ler um livro assim fico com muita raiva viu, o ser humano é realmente é um nojo.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Raquel ainda não tinha parado de verdade pra ler uma resenha,mais de agora em diante é o q vou fazer,como foi produtiva sua resenha,me deixou muito interessada no livro,sei q isso é mais q absurdo,aconteceu e infelizmente vai acontecer,triste realidade de muitas crianças,nos não podemos aceitar essa barbárie.

    ResponderExcluir
  4. Oii!!

    Já li esse livro, há algum tempo atrás e achei bem interessante. Claro, é tudo muito triste, a história, o foco principal é violência e isso é crime, mas gostei de como a autora narrou. Já li um livro antigo e muito comentado sobre o tema "3096 dias", o qual achei surpreendente. Espero que a realidade mude, mas, a partir dessas histórias conhecemos melhor a vida.

    beijos

    http://mecontanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, que historia mais triste e infelizmente verdadeira. Tantas criancas sofrem com isso e as vezes bem debaixo do nosso nariz.
    Não consigo nem imaginar como é ler algo assim, não sei se teria coragem. As emoções devem ficar à flor da pele e imagino que o leitor se sinta, muitas vezes, o impotente por não poder fazer nada para ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel, então eu não tenho estômago pra ler esse livro, lendo a resenha tive uma prévia da raiva e do ódio que você sentiu ao ler o livro, pois eu senti só lendo a resenha. Casos assim, são repulsivos, fico revoltada quando vejo uma criança passar por tantos problemas, sou da opinião que a inocência das crianças deveria ser preservada e esse livro tem um fator agravante que toda a dor e o trauma é causado pelos pais, impossível pra mim compreender.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus que livro!
    Não consigo ler livros com esse assunto ... me doí a alma saber q um pai tem coragem d fazer isso com uma pessoa sangue do seu sangue...não sei se leria não...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar desse livro e realmente precisa ter um emocional muito firme pois a história é bem triste! Como não gosto de livros assim, prefiro não ler. Mas achei interessante a história ser verídica e esse livro com certeza traz um alerta pra todas as pessoas e suas crianças, o perigo pode estar em casa! Muito triste por isso acontecer até hoje :/

    ResponderExcluir
  9. Apesar de achar que vou chorar horrores com esse livro, tenho muita vontade de ler! Já vi algumas pessoas falando dele. E nunca li nada nessa temática.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar desse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, nunca li livros desse tipo com temas pesados mais por falta de oportunidade do que por falta de interesse, tenho certeza que vou chorar horrores mas com certeza vou ler ele.

    ResponderExcluir
  11. Eu achei bem interessante o livro. Sei que eu não vou ler ele por que também o achei pesado demais para mim (realmente eu não tenho estomago para esse tipo de leitura) mas o fato de abordar um tema muito presente em algumas familias e como o livro foi construído acho que quem gosta do gênero vai gostar de ler ele.

    ResponderExcluir
  12. Já me destruiu só de ler a resenha. Apesar do título não imagina que teria uma história tão forte. Sou muito fraca para essas coisas. Serve de alerta para muitas famílias próximas a nós.

    ResponderExcluir
  13. Que trágico! Dá vontade de matar um pai desses! Não conte para a mamãe, tenho até medo de lê-lo, medo de ficar imensamente angustiada! Admiro a ti por ter tido coragem para ler e resenhar aqui. Como a Thaynara do comentário disse, é um alerta para todos!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Essa foi uma historia que me deixou chocada e muito revoltada, ainda mais sendo uma historia verídica, se já pela a resenha a gente fica revoltada, com raiva, imagine na leitura, realmente é um livro muito denso, forte e não é uma leitura fácil de se fazer !!

    ResponderExcluir