Resenha: Garota em Pedaços - Kathleen Glasgow

Título: Garota em Pedaços
Autora: Kathleen Glasgow
Editora: Planeta do Livros Brasil - Outro Planeta
Páginas: 384
Compre: Aqui

 


Numa história de superação, Charlotte Davis perde o pai e a melhor amiga, precisando lidar a dor e com as consequências do Transtorno do Controle do Impulso – um distúrbio que leva as pessoas a se automutilarem.

Quando o plano de saúde de sua mãe suspende seu tratamento numa clínica psiquiátrica – para onde foi após se cortar até quase ficar sem vida –, Charlotte Davis troca a gelada Minneapolis pela ensolarada Tucson, no Arizona (EUA), na tentativa de superar seus medos e decepções. Apesar do esforço em acertar, nessa nova fase da vida ela acaba se envolvendo com uma série de tipos não muito inspiradores.

Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem se imbui de uma enorme força de vontade e decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, Charlotte usa seu talento para o desenho e foca em algo produtivo, embarcando de cabeça no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos e reais que imprimiu em seu corpo. Romance de estreia de Katlheen Glasgow, que figurou na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times e dos melhores livros do ano de 2016 da Amazon (EUA) e da revista TeenVogue. Nele, os leitores vão se emocionar e se inspirar na história da adolescente de 17 anos que, por conta de sofrer de Transtorno do Controle do Impulso, pratica o “cutting” – um distúrbio que afeta um grande número de jovens brasileiros e também personalidades do universo teen, como Demi Lovato e Britney Spears, entre outras.


"Eu me corto porque não consigo lidar com as coisas. É simples assim. O mundo se torna um oceano, o oceano cai em cima de mim, o som da água é ensurdecedor, a água afoga meu coração, meu pânico fica do tamanho do mundo. Preciso de libertação, preciso me machucar mais do que o mundo pode me machucar. Só assim posso me reconfortar."

Olá leitores, tudo bem?

Hoje a resenha é do livro Garota em Pedaços que sem dúvidas foi uma das leituras mais impactantes que fiz no mês de maio. 

Já vou deixar aqui desde já o aviso de gatilhos tanto na resenha quanto no livro sobre automutilação, abuso de álcool e drogas e também suicídio.

Garota em Pedaços vai contar a história de Charlotte, uma garota de 17 anos que se auto mutila.


Charlotte na última vez que se auto mutilou acabou se machucando mais do que queria e com isso foi parar no hospital sendo encontrada pelo segurança, após a alta ela foi encaminhada para uma clínica psiquiátrica onde fica por algum tempo até o plano de saúde da sua mãe suspender o tratamento e ela ficar a Deus dará.

"Estou tão partida. Não sei onde todas as peças de mim estão, nem como montá-las, nem como fazê-las se grudarem. Nem sei se consigo"

E literalmente a Deus dará porque a mãe dela não quer ela perto dela e aparece na clínica só para cumprir a burocracia da liberação dela, após isso ela consegue ficar na casa de um amigo por um tempo e aí mais uma vez a vida dela muda, mas não para melhor.

Charlotte passou anos sofrendo bullying na escola, ela é uma garota que ainda jovem precisou lidar com a perda do seu pai e a ausência da sua mãe, quando ela acha que as coisas estão melhorando ela também perde sua melhor amiga, e entra em um espiral de emoções, o que faz ela parar no hospital que citei no começo da resenha.


Quando ela chega na outra cidade ela precisa se virar para se manter, algo que ela já estava acostumada após dormir na rua, mas no meio do caminho ela conhece outras pessoas e no meio disso entra em um novo espiral na sua vida.

"O corte é uma cerca que você constrói no próprio corpo para manter as pessoas do lado de fora, mas depois você chora para ser tocada. Mas a cerca é de arame farpado. E agora?"

Sem dúvidas esse livro foi um dos que mais mexeu comigo esse ano e de forma profunda, tive sentimentos que não estava preparada para ter, e quando comecei a leitura não pensei que ficasse tão abalada. Infelizmente senti muita falta de aviso de gatilhos nesse livro, sem dúvidas era algo essencial de ter.


É preciso deixar claro que a automutilação não é uma tentativa de suicídio, a automutilação é uma forma que a pessoa tem para tentar eliminar a dor que corrói ela por dentro, também não é uma tentativa de chamar atenção porque em muitos casos a pessoa esconde e você nem imagina que ela faça. Não estou romantizado e nem se deve romantizar o assunto, principalmente  por ser algo que conheço mais do que eu queira, mas quero desde já abrir os olhos de quem ler essa resenha para o assunto. 

E sim quem prática auto mutilação precisa de tratamento e ajuda profissional.

“Seguir em frente. Continuar a batalha. Estou ficando cansada de todo mundo pensar que é tão fácil viver. Não é. Nem um pouco.”

Mais uma vez recomendo a leitura desse livro com cautela e calma, se você sentir que a leitura está te maltratando mais do que imaginou, pare, respire e tente depois ou simplesmente não tente, mas não ultrapasse seus limites. O livro além de livro físico também está disponível em e-book pelo Kindle Unlimited.



Nenhum comentário:

Postar um comentário