Resenha: A Caderneta de Endereços Vermelha - Sofia Lundberg

Título:  A Caderneta de Endereços Vermelha 
Autora: Sofia Lundberg
Editora: Globo Livros
Páginas: 296
Compre: Aqui


Doris é uma senhora que vive sozinha em seu apartamento em Estocolmo e tem apenas a companhia de Jenny, uma sobrinha-neta que mora nos Estados Unidos, com quem faz chamadas de vídeo semanais que lhe dão muita alegria.

Doris carrega uma caderneta de endereços que ganhou do pai ainda menina e guarda nela os dados de todas as pessoas que conheceu e amou ao longo da vida. Ali ela também registra diversas histórias de seu passado e passa a dividi-las com Jenny para, quem sabe, ajudá-la a superar uma infância difícil. Suas histórias se confundem com os principais acontecimentos do século XX e fazem com que Doris se recorde do homem que foi o grande amor de sua vida e parece estar perdido para sempre. O que ela não espera, entretanto, é que o momento mais importante de sua vida ainda está por vir.

A caderneta de endereços vermelha é um romance poderoso e apaixonante sobre as surpresas que a vida nos reserva e também sobre o poder das histórias que carregamos e a importância de transmiti-las para as próximas gerações.




 



Olá, leitores!
Hoje o post é muito mais que uma resenha, é também um pedido para que leiam A Caderneta de Endereços Vermelha. O livro se tornou um dos melhores do ano e quero que todas as malucas leiam.

O livro vai começar contando a história de Doris, que é uma senhora de 96 anos e vai começar a escrever suas lembranças para que quando ela morrer as lembranças não morrer com ela. Doris tem uma caderneta vermelha onde ela anotava todos os nomes que passaram na sua vida é muito deles estão mortos. Cada risco na caderneta foi alguém que morreu e agora ela vai puxar na memória todos os momentos bons e ruins do seu passado.




Já nas primeiras páginas a autora nos faz sentir na pele o que é ser um idoso sozinho. Depois desse livro com certeza darei mais atenção aos idosos e suas falas. Quantas vezes eles são silenciados, deixado seus desejados de lados.

Dóris foi uma protagonista perfeita tanto no presente quanto no passado. O mocinha que sofreu, viu! Toda desgraça é pouca e foi impossível não se emocionar em cada capítulo.

O livro também vai contar um pouco da Segunda Guerra Mundial e como Doris conheceu o amor da sua vida. Prepararem os lencinhos que vai ter muitas lágrimas.

Todos os personagens que passaram por Doris nesses anos todos nenhum deles são em vão. Uns vão ter uma história bonita e outras muitos tristes. Por isso alerto que o livro pode sim ter gatilhos e o choro e livre.

Ao final dessa história só soube ficar olhando para o nada e chorar horrores. Um livro que me fez sentir, rir, chorar e torcer para que tudo desse certo, mesmo sabendo que era quase impossível.

A Caderneta de Endereços Vermelha primeiramente me chamou atenção por causa dessa capa linda, e fiquei aqui me perguntando porque não li esse livro antes. Um livro que até agora foi pouco falado, mas é perfeito do começo ao fim.

A Caderneta de Endereços Vermelha é uma história que se passa no presente e no passado de Doris, com a sobrinha Jenny também narrando. O livro é parecido com o livro Os Setes Maridos de Evelyn Hugo, mas esse livro com certeza vem da alma e trás para o leitor a pura realidade, sem adoçar, sem medo de chocar.

Um livro cheio de reviravoltas, cenas que vai fazer o leitor chorar e você vai ter a certeza logo nas primeiras páginas que a ressaca literária é certa! É um livro para quem quer sentir na alma lendo, com certeza a melhor leitura de 2020 disparado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário