Resenha: O Amante - Marguerite Duras

Título: O Amante 
Autora: Marguerite Duras
Editora: Planeta dos Livros Brasil
Páginas: 128
Compre: Aqui



Prêmio Goncourt em 1984, com mais de 2 milhões e meio de exemplares vendidos apenas na França, este romance autobiográfico acompanha a tumultuada história de amor entre uma jovem francesa e um rico comerciante chinês na Indochina pré-guerra.
Com uma prosa intimista e certeira, Duras evoca a vida nas margens de Saigon nos últimos dias do império colonial da França e relembra não só sua experiência, mas também os relacionamentos que separaram sua família e que, prematuramente, gravaram em seu rosto as marcas implacáveis da maturidade.












"Em minha infância, a infelicidade de minha mãe ocupou o lugar do sonho".

Olá, leitores!
Hoje vou falar um pouco da minha experiência com o livro O Amante, da autora Marguerite Duras. Esse é meu primeiro contato com a escrita da autora e ainda não sei como me sinto com essa história.

O livro vai contar um pouco da história de uma jovem com seus 15 anos e o início da sua vida sexual com um chinês 12 anos mais velho.

Além de contar sobre esse romance secreto, a história também aborda o drama familiar, onde a personagem principal precisa sempre conviver com as dúvidas do amor e ódio que sente por sua família.



Onde é nítida a preferência da sua mãe pelo o irmão mais velho, irmão esse violento e que vive roubando as economias da família, e enquanto esse irmão mais velho oprimia os mais novos a mãe de alguma forma sempre o defendia.

O livro não tem capítulos e muitas vezes senti que estava lendo uma série de pensamentos da autora, ela não tem uma linha cronológica "direta" e muitas vezes a gente esbarra com alguns pensamentos dela de anos depois e logo em seguida voltamos.

Não vou mentir que o relacionamento me incomodou muito, mas quanto mais eu lia mais descobria os motivos para aquele relacionamento, e o quanto uma família desestruturada levou a esse relacionamento, que em nenhum momento foi amoroso.



O livro foi escrito em 1984, mas a história se passa por volta dos anos 1930 e 1950, e retrata desde uma família falida, com irmãos problemáticos, e uma garota iniciando sua vida sexual reprovada pela mãe, mas que vê nisso quem sabe uma fonte de renda .

O livro é considerado o mais autobiográfico da autora, deixando para nossa imaginação o que é real e o que não é. A leitura por mais fluída que seja, ainda deixa nas entrelinhas muitas coisas da vida (ou não) da autora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário