Resenha: Ayra (Spin-off de Cage) - Andy Collins

Título: Ayra (Spin-off de Cage)
Autora: Andy Collins
The Gift Box
Páginas: 256
Compre: Aqui

As histórias de contos de fadas que as crianças ouvem, nunca fizeram sentido. Não para mim, de qualquer forma.
Descobri muito cedo o que eram monstros de verdade, e que eles não vivem embaixo da cama.
Eles vivem sobre ela. Do meu lado. Em cima de mim.
Eu sabia que não precisava de um príncipe encantado, necessitava de um dragão. Não
para me resgatar, mas para caminhar ao meu lado.
E ele surgiu, só que estava como eu.
Vazio. Sozinho. Atormentado.
Sobrevivendo.
Éramos dois corações cautelosos tentando descobrir como se curar. Só que para isso, eu precisaria abrir portas.
Portas que jamais pensei que conseguiria sequer chegar perto.









"Minha liberdade de escolha foi tirada uma vez. Desde que me libertei daquele inferno chamado "casa", nunca mais permiti que um homem tirasse a minha roupa, ou que me tocasse sem meu consentimento. Confesso que nem sempre foi fácil, algumas pessoas tem dificuldades em entender que uma mulher tem desejos e voz, e que um "não", não tem outro significado a não ser não."

Ayra foi um dos livros mais aguardados por mim esse ano, e graças a Deus não me decepcionou. Ayra é spin off de Cage que já tem resenha aqui no blog ( clique AQUI  para ler a resenha de Cage), e conhecemos ambos os personagens - Ayra/ Estela e Daniel - superficialmente em Cage, e nesse livro nos aprofundamos um pouco mais na vida deles. Não darei spoilers nessa resenha nem de Cage e nem desse livro, então pode vir ler sem medo.

Daniel após o falecimento da esposa, hoje se encontra dedicado a cuidar da melhor maneira possível do seu filho David, além de ficar na sua careira. Daniel descobriu da maneira mais difícil o relacionamento extra conjugal de sua esposa, e agora meses após a morte dela, ele tenta seguir a vida da melhor forma possível.

"— Você nunca me pediu perdão, não de uma forma sincera. Mas sabe de uma coisa? Eu nunca te perdoaria, sabe por quê? — Eu não a deixo responder. — Porque perdão não apagaria tudo o que fez, só deixaria a sua consciência limpa e você não merece isso."

Ayra desde do livro Cage tem sido uma das minhas personagens favoritas, não só por mostrar sua força, mas também por conseguir em pequenos detalhes mostrar sua fragilidade. No final do livro anterior Ayra passou por maus bocados, e agora ela luta pra tentar se recuperar dos traumas vividos.

Ayra desde muito cedo precisou crescer rapidamente. Após anos sofrendo dos abusos sexuais do padrasto, ela sabia que a vida dela jamais seria a mesma, hoje ela não usa mais esse nome e é conhecida como Estela. Ayra/Estela tem tentando viver sua vida da melhor forma possível, só que o reencontro com Daniel vai trazer a tona além de todos os gatilhos já existentes, novas mudanças e dúvidas em sua vida.

"Aprendi que nunca devemos nos omitir diante do abuso, mesmo que doa, que nos deixe em pedaços, nossa voz é a única arma que temos."

Dessa vez a autora escolheu o título do livro certo, e diferente do livro anterior que outro personagem acabou se sobressaindo, nesse o foco foi em Ayra.

Ayra faz parte da infeliz estatística de abuso sexual infantil, onde a maior parte desses abusos acontecem dentro de casa. No último ano o disque 100 tem recebido no mínimo 50 ligações de denuncias por dia, porém essa é só a pare que eles sabem, já que em muitos casos não existe denuncia e a família muitas vezes é a primeira a virar as costas dando só mais munição para o abusador continuar praticando seus abusos

"Entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (25). No período foram notificados 184.524 casos de violência sexual, sendo 58.037 (31,5%) contra crianças e 83.068 (45,0%) contra adolescentes.
A maioria das ocorrências, tanto com crianças quanto com adolescentes, ocorreu dentro de casa e os agressores são pessoas do convívio das vítimas, geralmente familiares. O estudo também mostra que a maioria das violências é praticada mais de uma vez."

Os índices de abuso sexual infantil  é preocupante, é necessário falar muito ainda sobre isso, porque infelizmente a gente pode não saber, mas as vezes essa criança que mora do lado da sua casa passa por abusos frequentes e você não sabe.

Uma pessoa vítima de abuso, ela vai carregar traumas com ela pro resto da vida, além dos diversos julgamentos que também vai sofrer. As pessoas que sofrem abuso não vem com uma faixa na testa escrito que sofreu abuso, então antes de julgar as atitudes de qualquer pessoa, olhe um pouquinho pro próprio umbigo.



O livro foi todo escrito em primeira pessoa, alternando os ponto de vista de Ayra/Estela e Daniel. Durante a leitura não encontrei erros ortográficos, e mesmo a diagramação não sendo minha favorita, como recebi o livro antecipadamente acredito que ainda possa ter mudanças, porém não sei se o livro físico será a mesma diagramação, mas como é spin off de Cage esperava algo que combinasse mais. A capa nem preciso falar, né? Se a Dri que fez já é sucesso garantido.

O livro já está disponível na Amazon em ebook e no dia 09/12 estará disponível em físico no evento do The Gift Day, e após no site da editora. Dei 4.5 no Skoob, mas caso sofra alteração nos detalhes da diagramação essa nota pode ser alterada. Aqui por não ter meia estrela vou dar 5 estrelas, mas torcendo pra essas alterações no livro físico.

O livro tem personagens secundários maravilhosos e amei quase todos eles kkkk. E as cenas hots quem acompanha o grupo sabe que foram QUENTES.

Eu acompanho a Andy alguns anos e fiquei muito feliz pela forma que ela abordou os temas nesse livro. O livro conta com dois epílogos, então não feche o livro sem ler todos eles, viu? Lembrando que a autora se baseou em fatos reais nesse livro.

Acho que é complicado falar desse livro, já que ele tem um valor sentimental muito grande pra mim. Ayra é uma das minhas mocinhas favoritas atualmente, e Daniel que já tinha ganhado meu coração no livro anterior, conseguiu manter meu coração quentinho nesse.

"...Existem dois tipos de mulheres: as fortes e as que ainda não descobriram a sua força."

Eu poderia passar horas falando desse livro, ou sobre esse tema, mas não vou me prolongar justamente pra evitar spoiler de outros temas importantes no livro. Eu como disse acima tenho um amor especial por esse livro, e queria muito abraçar todas as "Ayras", mas como sei que infelizmente não é possível, só posso deixar meu inbox aberto para desabafos e também meu abraço virtual. E saiba que você não está sozinha e a culpa nunca foi sua, suas dores nunca serão apagadas e só você sabe o quanto dói, mas desejo que você possa seguir sua vida da melhor forma possível.









Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/maioria-dos-casos-de-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-ocorre-em-casa-notificacao-aumentou-83.ghtml

3 comentários:

  1. Uau! Gostei muito dessa resenha. Já tinha gostado da capa e agora sabendo o enredo quero muito ler. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pela Resenha Raquel! Ayra é mesmo incrivel. :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha!
    Muito amor por esse livro! Ayra é linda!

    ResponderExcluir