Resenha: As Brumas de Avalon, #1 - A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

Título: As Brumas De Avalon - o Clássico Que Encantou Gerações - Edição Especial - Capa Dura
Autora: Marion Zimmer Bradley
Editora: Planeta
Páginas: 968
Compre: Aqui

"Grande clássico da literatura mundial retrata a mítica história do rei Artur a partir da perspectiva de mulheres mágicas e poderosas. Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas. “Uma releitura monumental das lendas arturianas... Ler As brumas de Avalon é uma experiência profundamente tocante, e muitas vezes fantástica. Um resultado impressionante.” THE NEW YORK TIMES BOOK REVIEW “O enredo elaborado com maestria e a escrita maravilhosa de As brumas de Avalon jogam nova luz a antigos personagens, em especial Morgana das Fadas, Merlim, Lancelote e Gwenhwyfar. Um romance épico, com violência, ambição, lealdades dolorosas e feitiços assombrosos.” PUBLISHERS WEEKLY Edição especial em capa dura, pela primeira vez em volume único no Brasil"





"Para a maioria dos homens, nosso mundo agora está perdido dentro das brumas do mar do Verão. Mesmo antes que os romanos fosse embora, isso estava começando a acontecer; agora as igrejas cobrem toda a Bretanha, e nosso mundo se afasta cada vez mais."
Acho que muita gente aqui já ouviu falar sobre as lendas do Rei Arthur, e a forma que ele tratava seus cavaleiros de igual pra igual, um rei bondoso. Essa lenda se passou na Grã Bretanha, mas nunca tivemos de fato a confirmação de que ela foi real ou não. Baseada nessa lenda a autora Marion Zimmer Bradley, escreveu a série As Brumas de Avalon, porém contado de um contexto diferente, pelas as mulheres que de alguma forma fizeram parte da vida do rei Arthur.

"Ter consciência da ignorância é o início da sabedoria."
Nesse primeiro livro vamos conhecer um pouco da história antes de Arthur se tornar Rei e Pedragon reinar na Grã Bretanha. No livro A Senhora da Magia, vamos conhecer Igraine e sua filha Morgana, e a forma que a irmã de Igraine, Viviane que é a Dama do Lago e Senhora de Avalon , "influenciou" nas decisões do nascimento de Arthur.

"Já não era Morgana, ela não tinha nome, era sacerdotisa, donzela e mãe..."
Igraine teve um casamento arranjado ainda muito jovem, por volta dos seus 14 anos com Gorlois, e desse casamento nasceu Morgana, futuramente conhecida como Morgana das Fadas, que é uma das mais importantes personagens da série. Junto com Morgana e Igraine mora também a sua outra irmã Morgause, uma jovem totalmente diferente de Igraine e que por muitas vezes mostra o quanto é ambiciosa, podendo causar até atritos entre as irmãs.

Após alguns anos Viviane teve uma visão, e nessa visão mostra a vida de Igraine tendo uma mudança radical, onde ela se apaixona por Uther, gerando no decorrer da história o futuro Rei Arthur. Vou deixar em aberto aqui o que mais acontece, já que eu provavelmente vou abordar isso na próxima resenha, e inclusive dará tempo pra lerem sem spoiler.


O livro aborda de uma forma totalmente única a lenda do Rei Arthur. Além de ter mulheres totalmente a frente da sua época, mulheres que se impõe e tem voz, e por mais que seja um livro "antigo", ele é feminista, e mostra claramente a importância das mulheres na sociedade.

Uma coisa que recomendo totalmente é ler essa série com a cabeça aberta, pois ele vai trazer diversas criticas, entre elas a religião e a forma que a religião podia e ainda pode dividir uma sociedade. Então, teremos sim uma visão negativa do cristianismo, e mostrou como ele influenciou outra religiões alegando que qualquer outra seria inferior ao DEUS deles.
"Em meu tempo, fui chamada de muitas coisas: irmã, amante, sacerdotisa, sábia, rainha. Na verdade, eu me tornei, sim, uma sábia, e pode chegar um tempo em que essas coisas devam ser conhecidas. Mas, sinceramente, acredito que serão os cristãos a contarem a última história. Cada vez mais o mundo das fadas se afasta do mundo sobre qual o Cristo estende seus domínios..."
O livro ele pode ser considerado antigo, já que ele foi escrito por volta de 1979, porém nem com todo esse tempo o livro deixou de ser impactante, ou teve uma escrita difícil. A escrita é em terceira pessoa, mas totalmente fluída, quando iniciei ele não imaginava o impacto que eu ia sentir.



Essa edição da Editora Planeta, tem os quatro livros da série em um único livro. Com a edição de capa dura e uma linda diagramação, só me deixou ainda mais apaixonada pela história. Por ter os 4 livros juntos optei por fazer as resenhas separadas, pra não tornar a resenha cansativa.

O primeiro livro tem nessa edição 260 páginas, e assim que finalizei não consegui começar o segundo, precisei meio que absorver toda a história. Cada vez que penso nesse livro entendo o por que dele ter sido tão aclamado por tantas gerações. Eu terminei esse livro e me amaldiçoei por diversas vezes por não ter lido ele antes.

As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia é um livro que vai te fazer repensar aquilo que já conhecia, e vai te deixar sempre com um gostinho de quero mais a cada capítulo. Eu só não dei 5 estrelas por ser uma série, e com algumas decepções passadas vou deixar pra dar uma nota  geral pra série na última resenha, além da nota do último livro.





5 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    Ver toda a trajetória sob as perspectivas de mulheres, é algo bem diferenciado e complexo. Ao mesmo tempo em que a autora interpõe no livro questões e até mesmo críticas à religiosidade, o torna assim, um livro bem singular e, possivelmente, conflituoso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel,
    Não conheço quase nada sobre a lenda do Rei Arthur, me interessei por ser na visão das mulheres da época e por misturar a realidade com o plano espiritual.
    Sem dúvidas bons livros devem ser relançados, e claro, relidos, boas histórias nunca se perdem. Muita linda essa edição!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Eu já conhecia o livro e estou torcendo mto pra que eu consiga ler os livros em breve,a história me prendeu totalmente e a capa me chamou atenção, tá linda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá,Raquel!!! Já ouvi falar muito bem desse livro,mas não despertou meu interesse. Apesar de que, é sempre bom ver em um livro a contribuição feminina na sociedade e o impacto que causam com seus ideais. Eu acho que a autora foi muito corajosa em abordar o tema religião,principalmente o cristianismo-uma religião com maiores seguidores do mundo-e ainda colocar uma visão negativa.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um classico maravilhoso. É uma época cheia de magia que eu adoro. Já li há muito tempo mas acho que preciso ler de novo, com novos olhos para a magia.

    ResponderExcluir