Resenha: É Inverno - Cecília Mouta

Título: É Inverno
Autora: Cecília Mouta
Editora: Chiado
Páginas: 346

Izzy é fascinada pela neve, o inverno é sua estação do ano preferida. Todos os dias, na escola, ela se diverte com seus melhores amigos: Lil, Sam e Mat. Porém, Lil sofre de pesadelos e toda vez que os tem, algo ruim acontece em seguida.
Naquele ano o inverno estava diferente, intenso. E, certo dia, Lil tem um pesadelo que muda completamente a vida dos quatro amigos. Os episódios seguintes levam o leitor a viver momentos emocionantes nas descobertas que Izzy faz sobre a própria vida. Até que chega o momento crucial em que ela tem que fazer uma escolha que poderá colocar um ponto final em toda a sua história até ali, inclusive na amizade com sua melhor amiga Lil.








“As pessoas viviam se perdendo no futuro ou no passado e acabavam deixando a possibilidade de viver o tempo presente.”
Recebi o livro É Inverno da agência Oasys e comecei ele com uma certa expectativa por causa da sinopse um tanto quanto intrigante. Nesse livro vamos entrar na vida de quatro amigos Izzy, Lil, Sam e Mat. Eu serei breve nessa resenha para evitar spoilers.

Eles são amigos desde sempre, o livro tem início com Izzy próxima de fazer 9 anos, uma garota cheia de vida e curiosidades, Izzy adora o gelo e mora em um lugar "frio". Um certo dia sua amiga Lil tem um pesadelo, mas diferente da gente os pesadelos de Lil não são só pesadelos, são também premonições. Após esse fatídico dia a vida de todos esses amigos mudam por completo.
“- Fico feliz que esteja crescendo e amadurecendo, Izzy.- Às vezes não temos escolhas, mãe – voltei a olhar pela janela. – Eu não gostaria de crescer, mas a vida não nos dá essa opção.”
O livro é todo contado em primeira pessoa e sempre pelo ponto de vista de Izzy. Após o acontecimento o livro dá um pulo de 10 anos, então vamos conhecer um pouco da vida deles após o acontecimento . A capa ela representa bem o livro, durante a leitura não encontrei erros ortográficos, mas alguns pontos que vou citar agora podem ser facilmente resolvido com uma nova revisão. Lembrando que essa é uma opinião pessoal minha e que recomendo sim a leitura do livro.

Não vou mentir que pensei em desistir da leitura diversas vezes, achei o começo um tanto quanto entendiante. A garota por ter 9 anos tinha bastante dúvidas, o que é normal pra idade dela, só que muitas vezes a forma que era exposta no livro deixava a leitura cansativa. Muitas vezes a pergunta que ela fazia em uma página era respondida só 3 páginas depois, porque no percurso da história eram tantas explicações e divagações que na hora de responder a pergunta já tinha se passado algumas páginas. Outro detalhe que me incomodou foi que em alguns momento ela realmente parecia uma garota de 8/9 anos falando cheia de dúvidas, em outras ela tinha pensamentos ou atitudes de um adulto.



Quando o livro dá um pulo de 10 anos foi onde até a escrita da autora mudou, deixando de ser tão repetitiva e divagante como foi na parte da infância, e foi onde o livro meio que ganhou a forma que precisava, trazendo inclusive personagens secundários que fizeram uma certa diferença. O up do livro está nas últimas páginas, quando um segredo é revelado deixando o leitor de boca aberta. Não vou mentir, mas essa foi a parte que mais gostei kkkk. Minha nota no GR e Skoob é 2.5, mas como aqui não tem meia estrela darei 3 estrelas e realmente acredito que uma leitura crítica pode ser primordial nesse livro.   

O livro além de mexer com a imaginação do leitor trouxe à tona um tema muito importante que é AMIZADE. É inverno mostra que amizades podem sim enfrentar obstáculos e se fortalecer ainda mais, e o quanto a família e amigos são essenciais em nossas vidas.




9 comentários:

  1. Não conhecia o livro, não faz muito meu estilo de leitura, porém gostei de ter lido a sua resenha. Acho que muitos autores se perdem quando tentam escrever sob a perspectiva de uma criança, deixando a história muito cansativa, como você falou, ou então deixando a criança bem mais adulta do que é, e foi isso que aconteceu nesse livro né, o livro só veio melhorar no final quando as crianças já estavam crescidas. Infelizmente isso desmotiva o leitor a continuar uma leitura desse tipo, porque quem quer ler algo maçante durante todo o livro, só pra chegar no fim? Eu mesmo não quero.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que blog fofo, parabéns pelo trabalho!
    Amei a capa do livro, só pelo titulo já me deixou com vontade de ler, amo o inverno. Hahahaha.
    Já estou seguindo.
    Beijos. ♥

    www.freakandcreepy.com

    ResponderExcluir
  3. Li poucos trechos desse livro, achei cansativo, a criança madura demais pra idade,quando tem criança sou chatinha, acho que por ter filhos, tem autores que exageram, hora colocando muito infantil, outras querendo deixar a criança tão esperta, que passa do ponto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, eu gostei da capa, eu não me dou bem com o frio mas acho tão lindo <3
    As divagações da primeira etapa me preocupam, posso acabar não conseguindo criar empatia pela personagem principal e isso se prolongar por toda a história :/ mas é uma ideia interessante e se o suspense surpreende pode ser que valia a pena a tentativa de leitura mais a frente ;)

    ResponderExcluir
  5. E a primeira resenha que leio desse livro, e mesmo que a história se trate de um tema que costumo gostar que e a amizade, falando sobre premonição, outra coisa que me chamou a atenção, entretanto, a forma como descreveu o desenvolvimento de toda esta trama me deixou bastante desanimada. Já que ora a leitura foi lenta e cansativo, e só após um pulo de 10 anos, e que a história da um UP, mas que mesmo assim não me convenceu muito de que a leitura tenha sido tão agradável. Quem sabe futuramente não mudo de ideia e acabo dando uma chance a obra.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel!
    É a segunda resenha que leio do livro, msm sabendo do começo entediante eu gostaria mto de conhecer o enredo, e saber que é apenas no começo que isso incomoda me deixa ainda mais com vontade de ler, até pq o tema me agrada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, confesso que não despertei interesse pela obra, que cai na monotonia e não convence o leitor, ainda que o final entregue algo bombástico. Contudo, que está precisando de uma leitura leve deve apreciar a premissa. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    A premissa chama atenção e me faz querer ler o livro, mas acho que faltou um desenvolvimento melhor para que a história cumprisse o prometido. Livros que trazem um acontecimento que muda a vida dos personagens tendem a ter uma narrativa mais arrastada no começo, afinal de contas a história só começa, realmente, depois do o fato ocorre. Agora uma criança com premonições é algo diferente e os questionamentos são normais perante a situação que ela vive. Achei a capa um amor e se fosse julgar só por ela, com certeza, daria uma chance a autora.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Raquel.

    Vivenciar os acontecimentos decorrentes aos seus pesadelos/premonições, deve ser algo que atormenta a Izzy. Mesmo após anos terem se passado...




    ResponderExcluir