Resenha: O Menino Feito de Blocos

Título: O Menino Feito de Blocos
Autor: Keith Stuart
Editora: Record
Páginas: 377


Alex ama sua família, mas tem dificuldade em se conectar com Sam, o filho autista de oito anos. A tensão crescente da rotina leva seu casamento ao ponto de ruptura. Jody não aguenta mais o marido ausente e que pouco participa da vida do filho. Então Alex vai morar com o melhor amigo, e passa a dormir no colchão inflável mais desconfortável do mundo.
Enquanto Alex enfrenta a vida de homem separado, cumpre a função de pai em meio-expediente e é confrontado com segredos de família há muito enterrados, seu filho começa a jogar Minecraft. E o que acontece depois disso é algo que nem Alex, nem Jody, nem Sam poderiam imaginar.
Inspirado no relacionamento do autor com seu filho autista, O menino feito de blocos é um livro emocionante, engraçado e verdadeiro sobre o poder da diferença e sobre um menino para lá de especial.








“Eu não tinha pensado nisso antes, em como o autismo é uma versão amplificada e muito centrada de como todos nós nos sentimos com nossas ansiedades. A diferença é que o restante de nós esconde tudo, sob camadas de negação e de condicionamento social”

Esse livro teve uma mistura de amor e ódio,  em cada capitulo eu me via presa a leitura, sempre querendo saber um pouquinho mais do que ia acontecer.

Sam tem oito anos e é uma criança autista, ele é uma das crianças mais inteligentes que já vi. Sam me cativou mesmo quando estava mal humorado, a forma dele ver o mundo é tão diferente da nossa que muda até mesmo a nossa percepção.

“Para Sam, o mundo é uma máquina gigante que precisa funcionar de determinada maneira, com ações previsíveis, para garantir sua segurança.”

Alex e Jody no momento estão "dando um tempo", Alex não consegue se adaptar ao seu filho autista e Jody se sente sobrecarregada por fazer tudo sozinha, já que Alex sempre trabalha até mais tarde e as conversas deles sempre acabam em discussão. Então, Jody decide que precisa pensar na vida e no relacionamento deles, e com isso Alex vai morar por um tempo na casa de seu amigo Dan.

“Não se aprenda ao passado, meu amado... o futuro é aquilo que você pode mudar ”

O livro não descreve somente o crescimento de Sam, mas também o crescimento de Alex como pai. No começo do livro Alex se mostra um homem totalmente imaturo e que coloca várias dificuldades em se relacionar com seu filho. Porém, no decorrer do livro você vê o crescimento de Alex não só como pai, mas como amigo e como um homem que ainda ama Jody e quer seu casamento de volta. Ele acaba encontrado uma  forma de se conectar com seu filho Alex com o jogo Minecraft e descobre um outro lado que ele não conhecia do filho. Quando comecei a ler sobre o jogo imaginei que o livro iria perder o foco e eu iria aprender a jogar mesmo sem nunca ter jogado, mas a escrita foi tão cativante que até mesmo quando eles falavam sobre o jogo eu me via envolvida na leitura.

“Algumas construções são importantes porque são grandes, mas algumas são importantes porque têm lembranças dentro delas.”

Só que Alex tem uma outra missão pela frente, que é superar o passado após um trauma doloroso o qual ele carrega, pois ele só vai vai conseguir viver o presente e o futuro se  superar o passado.





O livro é escrito todo em primeira pessoa pelo ponto de vista de Alex, então conseguimos entender os medos e receios dele. Como eu disse no começo eu não gostei dele, mas durante a leitura ele foi me cativando, mostrando que ele poderia crescer e junto com o filho mostrar ao leitor um mundo novo e totalmente desconhecido. Os personagens secundários deram um ar mais leve ao livro, e a capa  transmitiu também a simplicidade do livro.

“O tempo não cura a ferida, só cauteriza.”

Um livro que vai fazer você repensar sobre o casamento e amizade, além de mostrar que mesmo nas dificuldades podemos encontrar algo bom e sempre teremos com quem contar. Um livro que te cativa em todos capítulos, deixando uma mensagem de amor, superação,  e acima de tudo de esperança.










13 comentários:

  1. Acho tão lindo essas historias, eu me encontro no livro a cada pagina mesmo sabe que sempre nas historias as famílias enfrentam dificuldades e os filhos com problemas nesse ponto eu acho que a família deve ficar ainda mais unida, não sou mãe mais sou filha e sei o quanto é importante, que bom que no livro no decorrer dos ano isso vai mudando.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel!
    Esses livros com dramas familiares me atraem. Gostei da forma como você disse que o enredo foi desenvolvido e do homem ser o narrador. Geralmente nesses livros que abordam crises no casamento é a mulher que narra. Espero poder ler em breve e conhecer mais a relação dele com o Sam.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de livros que abordassem dramas familiares e sobre distúrbios. E um livro bem relaxante de se ler e com narrativa fluida. É um livro que recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, eu gosto bastante desses livros que vem trazer um grande aprendizado para o leitor.
    Não tenho ninguém próxima a mim com autismo, mas sei que existe muito preconceito ainda ligado ao tema, essas crianças são incompreendidas e muitas vezes acabam sofrendo.
    Como você falou, não só o autismo é tratado no livro, mas também o casamento, a amizade. Gostei bastante de como esses assuntos são abordados!

    ResponderExcluir
  5. Que enredo incrível! Nunca vi um livro relacionado a crianças autistas mas acho muito bom para estarmos atentas às condições de pessoas especiais e trata-los da melhor forma possível. Esse livro tem uma trama bem comovente entre pai e filho que me cativou muito! ♥ Espero ler um dia ^^

    ResponderExcluir
  6. Só na sinopse eu curti demais o livro. Acho que ver o Alex se tornando um pai e vendo onde errou nos leva numa jornada emocionante. Acho que seria legal se algum capitulo fosse na visão do filho.

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel, desde que eu vi esse livro eu fui tomada por uma vontade quase que incontrolável de conhecer mais sobre a história. Adorei a resenha!
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Terceira resenha que leio desse livro, cada vez mais me surpreendendo...Qro ler o mais breve possível!
    Enredo excelente!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Estou com muita vontade de ler esse livro! Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Este é um livro que vai para o topo da minha lista de compras! Sua resenhar foi um tanto resumida, mas deu para aguçar minha vontade de ler este livro! Tenho certeza que vou derramar muitas lágrimas, pois sou emotiva ao quadrado! Sei que será uma linda lição de vida!
    Thanks pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Raquel!
    Apesar de toda imaturidade de Alex e de ele ter de lidar com seus problemas do passado, achei lindo ele descobrir uma forma de se conectar com o filho e através de um jogo, poder ajudar a ambos a ter um relacionamento melhor.
    “O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Acho lindo historias desse tipo pena que elas não funcionam pra mim não o porque, mas vai que essa funciona né ?

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei muito desse livro, ele parece mesmo ser muito cativante e envolvente, gostei do tema que autora trata e principalmente por ela não focar só no Sam, mas sim na família dele e como ela enfrenta tudo isso, trazendo não só um livro sobre o Sam, mas sambem uma jornada de crescimento para o Alex !!

    ResponderExcluir