Resenha: O Instituto - Stephen King

Título: O Instituto
Autor: Stephen King
Editora Suma
Páginas: 544
Compre: Aqui


No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.
Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.
Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.
Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.





"— Se não podemos fugir, vamos ter que tomar esse lugar."

Quem me conhece sabe que adoro os livros do King e até aqueles que não curti muito ainda tenho um carinho muito grande, Stephen King foi o autor que me tornou leitora então é impossível eu não ter um certo carinho. Quando soube da data de lançamento desse livro já comecei a separar minhas moedinhas porque sabia que o livro não ia para o Kindle Unlimited, mas sabia que precisava ler ele logo, e eu curti muito a leitura.

Logo no início do livro vamos conhecer Tim Jamieson, um cara que por acaso do destino vai parar em um cidade pequena e se torna o vigia noturno dela. De primeiro momento não parece ter muito motivo para aparecer esse personagem, mas como estamos falando do Rei, nada que ele coloca no livro é por acaso e o motivo desse personagem está no livro aparece bem mais pra frente.

"— E eu apostaria um milhão de dólares que as pessoas de Dennison River Bend, que é a cidade mais próxima, sabem que tem alguma coisa acontecendo. Alguma coisa ruim. Mas não o quê, porque elas não querem saber. Por que iam querer? Faz com que eles sigam sobrevivendo, e, além do mais, quem acreditaria? Hoje em dia, ainda tem gente que não acredita que os alemães mataram tantos judeus. Chama-se negação."

Em seguida vamos conhecer o verdadeiro protagonista desse livro Luke, um garoto de 12 anos com um QI altíssimo e também com o poder de mover as coisas com a força do pensamento, nada muito grandioso, pelo menos não que ele imagine. Uma certa noite ele é sequestrado e levado ao Instituto, onde lá vai conhecer outras crianças com poderes parecidos com o dele, e também com outros tipos.

É incrível como o King pode escrever diversos tipos de personagens de terror, mas nesse livro ele mostra o pior do ser humano pode ser muito pior do que todos os personagens de terror junto. No Instituto os adultos são vilões, são aqueles humanos sem um pingo de empatia pelo próximo, muitos ali podem podem até ser considerado sociopatas, é impossível confiar em algum deles e cada capitulo que a gente lê mostra o lado mais sombrio deles.



Em certos momentos do livro me peguei respirando mais fundo porque se tornou doentio o acontecia dentro do Instituto, ler algumas coisas feitas com essas crianças era de doer na alma, mas quanto mais você lê mais você torce para alguns acontecimentos e principalmente para aquelas crianças que tanto sofrem. O livro tem muitas cenas de violência e sanguinária, o autor muitas vezes não poupa detalhes de alguns acontecimentos.

"Ela se chamava Marjorie Kellerman e cuidava da biblioteca de Brunswick. Também participava de uma coisa chamada Associação das Bibliotecas do Sudeste, que, segundo ela, não tinha dinheiro porque “Trump e seus amiguinhos retiraram tudo. Eles entendem de cultura tanto quanto um jumento entende de álgebra."

O livro tem um pano de fundo politico e com diversas criticas sociais, e não vou mentir que tive queda por cada critica que o King fez ao Trump, não tem como passar batido e eu amava todas elas.
O livro foi todo escrito em terceira pessoa com pontos de vistas alternados entre os personagens, e dividido em 9 partes. Tem um coisa aqui e ali nesse livro que poderiam ter tido uma outra explicação, ou até mesmo ter sido modificadas, não vou falar por ser spoiler, mas acredito que esse detalhes poderiam ter mudado algumas coisas.

Nesse livro senti que o King mesmo puxando para o sobrenatural e com várias cenas de violência, ele deixou o terror mais para o lado humano, mostrando aquele lado mais sombrio dos personagens.
O Instituto logo quando lançado nos EUA  teve seus direitos comprados. Segundo o "Hollywood Reporter", o roteirista David E. Kelley ("Big little lies") e o diretor Jack Bender ("Lost", "Game of thrones") serão os responsáveis pela futura minissérie da produtora Spyglass Media Group, ainda sem canal ou serviço de streaming definido.

Assim como a maioria dos livros do Stephen King eu não sei ler ele rápido, é como se algo me segurasse fazendo ler devagar. Quando terminei a leitura senti que o autor conseguiu encerrar o livro da melhor forma possível. Eu particularmente adorei, mas é King, e é difícil eu me arrepender de ler algo dele.





Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/livro-de-stephen-king-lancado-tem-direitos-para-tv-adquiridos-no-mesmo-dia-23939317

Nenhum comentário:

Postar um comentário