Resenha: Feitos de Sol - Um Amor Capaz de Incendiar o Mundo - Vinícius Grossos

Título: Feitos de Sol - Um Amor Capaz de Incendiar o Mundo
Autor: Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Compre: Aqui



E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?
Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.
A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo.
Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.
Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.

Olá, leitores!
Hoje trago para vocês mais uma resenha de um nacional que me surpreendeu bastante. Adorei a leitura, ri e chorei. Tá curiosa para saber o que achei do livro? Vem comigo nessa resenha.

"Na real, eu queria que o Vicente ficasse bem pequenininho, para entrar no meu bolso e estar protegido para sempre"

Feitos de Sol é um livro do autor Vinícius Grossos, lançamento da nossa parceira Faro Editorial. O autor já tem outros livros publicados como o livro 1+1- A Matemática do Amor e O Garoto Quase Atropelado. É o meu primeiro contato com a escrita do autor e eu adorei, já entrou na categoria de autor nacional favorito do ano.



O livro é um YA LGBT e vai conta a história de Vicente e Cícero. Os dois estão na faixa dos 15 anos e a história se passa no ano de 1999 onde muitos acreditavam que seriam o fim do mundo com a chegada do bug do Milênio e os mais religiosos com o Apocalipse. Os dois vão se conhecer depois que souberem que a Taverna do Dragão fechou e lá teria a HQ que eles tanto queriam, a Under Hero. Os dois vão a procura do final da HQ favorita, e nessa aventura de suas vidas nasce uma linda história de amor e amizade.

Confesso que fui sem expectativa nenhuma com a história por já me decepcionar com outros livros nacionais com o mesmo tema, com autores colocando personagens forçados e estereotipados por serem gays. Mas resolvi dar uma chance justamente por gostar do tema tratado e ver como os personagens vão se superar.

Nesse livro não teve nenhum personagem que não gostei, adorei Cícero e Vicente que tem tão em comum e mesmo assim com personalidades e famílias diferentes. Cícero é ateu e tem sua mãe e Karol sua melhor amiga para darem apoio. Já Vicente cresce em uma lá opressor, de pais que acreditam que gay são doentes e que vão para o inferno.

Nas primeiras páginas já é cheio de referências da época e não teve como não se sentir nostálgica com o autor falando de kinder ovo, das músicas da época e filmes. Voltei lá atrás no tempo de quando era adolescente e me vi ali nas dúvidas sobre futuro, família e amizade no qual o autor aborda de uma maneira fácil que o leitor vai se ver ali dentro da história.

Apesar de abordar temas importantes, antes de todo drama que a história carrega, vamos rir bastante com os personagens secundários. Gargalhei alto com a avó de Vicente e Karol amiga de Cícero, mas sabia que isso era só autor me preparando para derramar as lágimas de sofrimento que estava por vir.


A capa é perfeita para a história, achei linda demais. Por dentro como sempre a Faro Editorial arrasando, a cada página dá para perceber o capricho da editora. O livro é escrito em  primeira pessoa pelo ponto de vista de Cícero.

"Quando estou com você... é como se eu beijasse o sol, porque você ilumina tudo... Ilumina o mundo ... O meu mundo."

Feitos de Sol é uma leitura que me arrancou diversos sentimentos. Uma leitura rápida e cheia de ensinamentos, que além de falar sobre o romance de dois garotos fala de amizade, preconceitos, intolerância. Um livro para rir e se emocionar, e como eu sempre digo, o único defeito é que acaba. Feitos de Sol com certeza estará na lista de melhores livros nacionais de 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário