Resenha: Boneco de Pano - Fawkes and Baxter, #1 - Daniel Cole


Título: Boneco de Pano - Fawkes and Baxter, #1
Autor:  Daniel Cole
Editora Arqueiro
Páginas: 336
Compre:  Aqui

O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. O cadáver é composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano.
Enquanto Wolf tenta identificar as vítimas, sua ex-mulher, a repórter Andrea Hall, recebe de uma fonte anônima fotografias da cena do crime, além de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o próximo boneco. O último nome na lista é o de Wolf.
Agora, para salvar a vida do amigo, Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vítimas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar.
Com protagonistas imperfeitos, carismáticos e únicos, aliados a um ritmo veloz e uma deliciosa pitada de humor negro, Boneco de Pano é o que há de mais promissor na literatura policial contemporânea.




"Um cheiro ainda distante mas identificável ia ficando cada vez mais forte à medida que ele se aproximava da porta escancarada no fim do corredor. O cheiro da morte. Os que trabalhavam perto dela logo reconheciam aquela mistura de ar pobre, bosta, mijo e carne em decomposição."

Boneco de Pano foi o romance de estreia de Daniel Cole e nem parecia ser seu primeiro livro. O livro tem como pano de fundo a investigação do Boneco de Pano, que é composto pelo corpo de seis pessoas e costurados de forma que ficaram parecidos com um boneco.

William Fawkes, conhecido como Wolf ,é chamado para ajudar na investigação desse caso após meses longe por causa do caso do "Cremador" que matou dezenas de mulheres, porém o julgamento foi totalmente oposto o que Wolf esperava, e com isso ele se viu envolvido em muita polêmica e acabou ficando um tempo afastado, mesmo ele estando certo sobre o caso.



O serial killer é inteligente e está sempre um passo a frente de tudo e todos, com isso ele manda pra ex esposa de Wolf, Andrea que é uma jornalista, um envelope cheio de fotos, uma lista com seis nomes e as datas de suas mortes, entre os nomes o de Wolf também está na lista.


"Se um número suficiente de pessoas fica repetindo que você é maluco e enchendo sua cabeça de comprimidos, no fim até mesmo você acaba duvidando de sua sanidade..."

Nesse livro uma coisa que temos são muitos personagens, e é impossível colocar eles como secundários, já que todos eles tem muita participação e toda a participação tem extrema importância, principalmente Emily que além de parceira do Wolf, ela pode ser considerada melhor amiga dele. Não minto que shippei eles com força, e olha que nesse tipo de livro é uma das coisas que não costumo fazer. Eu adorei também Edmund e toda sua inteligência, acho que ele foi aquele personagem que eu praticamente não esperava nada e que conseguia me surpreender a cada capitulo.



O livro foi todo escrito em terceira pessoa com ponto de vista alternados entre diversos personagens. Durante a leitura encontrei alguns erros ortográficos, mas nada que comprometa a leitura. Eu amei a simplicidade da capa e principalmente a ligação dela com o enredo.

O final não foi meu favorito, mesmo um dos detalhes sendo óbvio, achei que ficou um pouco fantasioso um dos acontecimentos e as motivações do serial killer bleh,  porém como é um trilogia vou ler a continuação para ter uma certeza sobre esse e outros detalhes, e mesmo com esses detalhes ainda é um livro que vale muito a pena a leitura.



Durante toda a leitura o autor consegue te prender no enredo querendo saber sempre o que vai acontecer na próxima página. O autor também faz criticas a mídia sensacionalista, que faz de tudo para levar a notícia em primeira mão sem se preocupar com nada e ninguém, podendo afetar até mesmo a investigação. Outra coisa que gostei foram os personagens imperfeitos, nada de policiais perfeitos, todos eles tem seus problemas que vão muito além da profissão, mostrando que todos tem falhas.
"Intrigado, ele se aproximou para ver melhor. Gigantescos pontos cirúrgicos alinhavam as partes desconexas de corpos diferentes. De um lado uma perna masculina negra; do outro, uma feminina branca. À direita, a mão grande de um homem; À esquerda, a mão bronzeada de uma mulher. O negro dos cabelos desgrenhados fazia um forte contraste com a pele alva e sardenta do tronco feminino."

Boneco de Pano é aquele tipo de livro que te prende do começo ao fim. Quem nunca leu um suspense e quer começar, esse é um ótimo livro para iniciar. Um livro com uma trama pra lá de envolvente e que vai te fazer questionar quem é o serial killer por diversos momentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário