Resenha: O Amor nos Tempos do Ouro #1 - Marina Carvalho

Título: O Amor nos Temos do Ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Compre: Aqui


"Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.





Oie gente! Sabe aquele livro que você está a tempos querendo ler e sempre fica deixando pra depois? Foi assim com O Amor nos Tempos do Ouro. Queria muito ler esse livro, mas sempre me faltava oportunidade. Agora com o lançamento do segundo a vista me animei para ler e já nas primeiras páginas veio a pergunta: porque não li esse livro antes? Gostei demais da leitura e vou contar para vocês o que achei nessa resenha.

"Cécile sentia prazer em viver e demostrava isso distribuindo alegria por onde passava.
Até que o destino se incumbiu de acabar com tudo de uma vez, como se alegasse: Já recebestes demais.

O Amor nos Tempos do Ouro é um livro da autora Marina Carvalho, publicado pela Globo Alt. Com a lançamento do segundo livro pra chegar fiquei animada pra ler a história, e que história minha gente. Nesse livro vamos para um época do Brasil sendo colonizado e  a história vai abordar temas como escravidão, gravidez de escrava com patrão, casamento arranjando entre outras coisas da época. Uma obra rica e cheia de detalhes sobre essa época, que vai fazer você leitor viajar para uma época rica do Brasil, mas ao mesmo tempo tão pobre e tão cheio de injustiças.

O livro começa com a mocinha no livro Cécile chegando no Brasil. Ela veio da França depois de perder sua família. Cécile vai parar na casa do seu tio Eusébio que já esta com tudo encaminhado para seu casamento arranjado. Já chegando e nem desfazendo as malas ela é enviada para seu futuro marido em Minas Gerais, e para fazer esse papel de entregar a moça ao seu futuro marido o tio contrata Fernão que é quem suja as mãos para os ricos. Fernão vai despertar em Cécile sentimentos contraditórios, ele parece ser o herói, mas será que pode confiar em alguém que suja as mãos por ouro? Nessa viajem até as terras mineiras os dois vão se apaixonar, mas será que Fernão é capaz de largar tudo pela francesa? Será que Cecile mesmo querendo ser livre vai confiar em Fernão, um homem tão selvagem? Uma linda história de amor que se passa no Brasil e em uma época onde os negros sofriam e o ouro era abundante nessas terras. No meio de amor e dores os dois vão se apaixonar e vão ter que lutar para poder ficar juntos.


Porque eu não li esse livro antes? Essa é pergunta que não me canso de repetir. Que livro! Que história! Sinto que nada o que escrever aqui vai fazer jus a essa obra que foi completa, que foi nada além de que perfeita. Mas claro que vou tentar, deixar eu falar um pouquinho dos personagens agora.

Cécile é francesa, e mesmo sendo uma família tradicional e rica tem uma personalidade forte, não abaixa a cabeça pra ninguém, só quando lhe convém. Ela está triste pela perda da família e quando chega ao Brasil está desolada e pensa que a morte é sua única saída. Tem um coração valente e amigo, Cécile não vai distinguir do negro e do branco, para ela todos são iguais. Uma mocinha que tão cedo você não vai esquecer e que você também vai se pegar querendo ser amiga nela. Cecile é uma mulher forte que vai lutar por tudo que acredita. Adorei esse personagem e poderia ficar aqui o dia todo falando dos seus adjetivos.

" Sabia que seria impossível simplesmente se conformar com que a vida andava tramando contra ela. Por outro lado, o que o futuro lhe guardava era desconhecido. E se ela ainda fosse merecedora de receber algo de bom do destino?"


Fernão só tem cara de durão, mas uma vez apaixonado por Cécilie ele cai duro de amores pela francesinha. A primeiro momento Fernão vai querer negar, mas ele não vai resistir aos encantos de Cécile. Fernão não veio de família nobre e faz favores para os mais ricos. Em busca de riqueza ele já fez muita coisa que não se orgulha, mas por Cécile ele vai tentar ser um homem melhor. Fernão foi um personagem daquele de conto de fadas que é forte, lindo e que sempre vai colocar sua amada em primeiro lugar. Foi impossível não imaginar ele em cima de um cavalo e não suspirar. Mesmo sendo selvagem e a primeiro momento ambicioso, ele vai ser também aquele personagem que você jamais vai esquecer. Aliás, todos os personagens dessa história são inesquecíveis.



Falando de personagens inesquecíveis não posso deixar de citar Malikah, Hasan e AKin, que são os  amigos escravos de Cécile e Fernão. Eles aparecem a todo momento ajudando Cécile e Fernão e vão ser parte importantíssima da história, tanto que o próximo livro vai ser de Malikah. Ela está grávida de Henrique que é filho do futuro marido de Cécile. Naquela época negros e brancos não se misturavam, então Malikah está grávida e por conta própria. Foi por causa dela que me emocionei nessa história e que fiquei no final da leitura aos prantos e chorando. Malikah vai passar por poucas e boas e não vejo a a hora de ler o livro dela.

" A cada dia ao lado daquela mulher, desfaziam-se as primeiras (e não muito boas) impressões a seu respeito, uma a uma. E o explorador mal sabia como lidar com essas novas constatações."

O livro aborda o tema escravidão e na leitura vamos para aquele época que os escravos era um bem e descartáveis, que para eles era só o trabalho ou então levava chibatadas. Foi impossível não ler e lembrar de história que já vimos muitas vezes na televisão ou em algum livro da escola, mas aqui lendo parece que senti na pele as dores dos escravos. A autora retratou de tal forma que foi impossível não se envolver na leitura. A autora detalhou bem o que os escravos passavam e posso afirmar não é nada bonito, é triste e você leitor vai ficar com o coração na mão lendo.

Marina Carvalho tem outros livros que alguns já li, mas esse com toda certeza a autora se superou. O livro tem cenas de tirar o fôlego do leitor e você não vai querer largar o livro até chegar as últimas páginas. Essa história vai ser aquela que você vai terminar a leitura e vai querer indicar para as suas amigas, e se você for professor vai querer colocar ela na sua sala de aula. Além de uma linda história de amor o livro retrata bem essa época do Brasil colônia. Um livro que foi muito mais que um romance foi uma aula de Brasil no tempo da escravidão.

Vamos falar agora dessa capa que achei linda, Globo Alt arrasou e não posso esquecer de deixar aqui meu parabéns para editora. Como li o livro em e-book não posso falar da diagramação. O livro é contado em terceira pessoa nos dando o ponto de vista de todos os personagens. Li o livro em dois dias e você leitora voraz com certeza ler numa sentada só. O segundo se chama A História de Malikah e contará a história de uma escrava. Não vejo a hora de ler esse livro e mais uma vez poder viajar lendo sem sair do lugar.

"Diversas possibilidades rondavam sua mente atormentada e todas levavam ao mesmo fim: precisa escapar daquele destino, fosse pelas mãos de Deus ou pleas próprias. "

O Amor nos Tempos do Ouro foi uma grata surpresa, uma história rica e cheia de detalhes de uma época que o Brasil não passava de uma colônia. Uma linda história de amor com um desbravador selvagem e uma francesa aristocrata. Uma o oposto do outro, mas como diz o velho ditado: os opostos se atraem. Viajei e suspirei lendo essa história, um nacional que com certeza todas as Maluca por Romances tem que ter na estante. Cinco estrelas para esse nacional que se tornou uma das minhas melhores leituras de 2017.





13 comentários:

  1. Tenho este livro já faz algum tempo, e pela descrição da sua resenha pretendo ler este livro ainda este ano sem falta, pois tenho certeza que vou pegar pensando porque não li esta estória antes. Vejo que a autora conseguiu de maneira fluida, escrever uma estória de amor que vai além da época, abordando a escravidão, como era os costumo, o Brasil naquele século. Enfim, estou bastante entusiasmada para me embarca nesta aventura, e saber qual será o desfecho desta trama.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    O que posso dizer? Amo romances de época e se parece muito uma novela por se tratar no Brasil. Não liguei o nome da autora de primeira, mas eu já li um livro dela e achei muito bom, já quero ler esse.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Falou em romance de época​? Eu amo!
    Escrita e enredo lindo, personagens bacanas, qro conhecer com toda ctz!!
    A capa é uma graça!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Li essa obra no final do ano passado e foi o meu primeiro contato com a autora. Marina Carvalho é simplesmente incrível no que faz, Cécile simplesmente me encantou e Fernão... Bem, ele dispensa todos os comentários. Estou ansiosa agora pela história de Malikah, que já tem capa e sinopse.

    ResponderExcluir
  5. Que livro mais lindo! Essa capa é maravilhosa!
    Ainda não li, mas pretendo ler muito em breve.
    Amo romances de época e como esse é nacional, isso me dá mais um motivo para eu ler logo e me apaixonar pela leitura.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a premissa desse livro assim que vi.
    Fiquei curiosa pra saber o que vai acontecer com o Fernão e a Cécile. Gostei muito cenário que a autora construiu. Quero muito ver a relação das pessoas em situação de escravidão (os negros não são escravos, eles estavam na condição de escravos) com os protagonistas. Espero gostar do que a autora construiu.

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas coisas dela e adorei o jeito que ela escreve. Esse livro me chamou atenção por isso e pelo jeito antigo, de mostrar esses tempos do país e todos os temas que pode falar com isso. Deve ser muito gostoso poder sentir que está naqueles tempos né? Adorei a personalidade da Cécile também, ela parece forte mesmo e se luta pelo que acredita e ainda não distingue raça nem nada disso já ganhou minha simpatia.
    Parece ter outros personagens que chamam atenção também. A história da Malikah chama atenção e dá uma curiosidade pra ver como vai se desenrolar. Pode ser muito legal.
    Esse parece um livro que a gente sente pena de não ter lido antes mesmo. Gostaria de ler com certeza ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que livro interessante!
    Gostei muito da trama e ao mesmo tempo achei impactante, nele poderemos ver os temas abordado sobre escravidão, mostrando que negro simplismente serve para isso. Amei o romance que haverá entre os dois e também fiquei maravilhada por ver que o personagem masculino fara e melhora em si para ser melhor para sua querida amada.

    ResponderExcluir
  9. oie
    nunca li este livro mais amei at epq e meu genero favorito, as tramas tambem sao muito boa a resenha me deixou abstante curiosa e eu nao jo a hora de ler hehe
    ja adicionei na listaaaa ameiiii
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Ana!
    Gosto demais quando as histórias são ricas e cheias de detalhes, me conquistam de primeira.
    Ver a escravidão ser abordada e mostrar que os escravos são bens descatáveis, é cruel, mas naquela época era assim, infelizmente.
    Já li outros livros da autora e gostei.
    Como gosto dos romances de época, gostaria demais de poder ler esse.
    Desejo uma ótima semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana!!
    Que resenha mais linda, amei a premissa da estória e estou encantada com tudo que você escreveu ainda não tive o privilégio de ler nenhum dos livros da Mariana Carvalho, mas sem dúvida queria muito ler esse, pela época que é retratada e também pela estória em si.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Eu vi poucas resenhas desse livro e confesso que gostaria de ter visto mais, porque ele me parece um romance histórico bem bonito e com muitas reflexões a respeito da sociedade da época.
    Com certeza a obra não vem trazer apenas o romance e isso que é o interessante ! Tenho bastante vontade de conhecer por ser de um gênero que sou apaixonada :)

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei a premissa do livro, ainda não conhecia. Parece ser um romance bem diferente dos demais do gênero. Não trata apenas do romance mas de temas muito importantes que são dificeis de se ver por ai.
    Vou anotar a dica.
    beijos

    ResponderExcluir