Resenha: Mais do que Isso - Patrick Ness

Título: : Mais do que isso
Autor: Patrick Ness
Editora Novo Conceito
Páginas: 430
Compre: Aqui




Um garoto se afoga, desesperado e sozinho em seus momentos finais. E morre. Então ele acorda. Nu, ferido e com muita sede, mas vivo. Como pode ser? Que lugar é este, tão estranho e deserto? Enquanto se esforça para compreender a lógica de seu pior pesadelo, o garoto ousa ter esperança. Poderia isto não ser o fim? Poderia haver mais desta vida, ou quem sabe da outra vida? Do premiado autor Patrick Ness, o mais perturbador romance Young Adult do nosso tempo













"...As ruas deveriam estar cheias. As portas da frente das casas deveriam estar abrindo e fechando. Mas não há ninguém. Nem carros, nem trens, nem pessoas.”

Logo quando eu soube do lançamento do livro Mais do que Isso eu fiquei louca para ler esse livro por causa do autor Patrick Ness. Como me apaixonei pelo outro livro dele, Sete Minutos Depois da Meia Noite (resenha aqui), fiquei com as expectativas lá em cima com esse livro. Nessa história vamos conhecer Seth um menino de 17 anos que não vê mais sentido na vida, e decide que é hora de dar uma basta em tudo.

O livro já tem o início com Seth se afogando, que ao mesmo tempo que ele queria cometer suicídio na hora que o pior está acontecendo, ele também quer está vivo. Após bater a cabeça em uma pedra, ele acorda nu e sozinho na Inglaterra,  a cidade que não mora mais desde os 8 anos. E é nesse momento que começa toda a jornada de Seth e do leitor.

Seth não sabe se está vivo ou morto, mas ele acredita que esse é seu verdadeiro inferno, já que cada vez que ele dorme os sonhos dele o confundem mais. Em alguns momentos tem sonhos com recordações ótimas e em outros ele sonha com seus traumas. Os motivos para ele ter feito o que fez que deixa um grande aperto em seu peito, e isso tudo o deixa ainda mais confuso.
"Temos que mentir para nós mesmos para viver. Senão, ficaríamos loucos."
A cidade que ele se encontra hoje é uma cidade fantasma, já que não tem habitantes e nem muitas formas de alimentação, e o único mercado do local está quase vazio. E é em meio toda essa solidão que ele começa a questionar o que é realidade e o que é ilusão.

Eu demorei pra me conectar com o livro, com a escrita e com o personagem.  Demorei também quase uma semana pra concluir a leitura desse livro, não por ser um livro ruim, mas sim por eu não sentir no começo da leitura a conexão que eu precisava. Porém, quando passei a primeira parte do livro a leitura fluiu e me deixou cheia de esperanças e dúvidas.



A edição do livro está ótima e a Editora Novo Conceito mais uma vez acertou com esse autor. O livro é escrito em terceira pessoa e dividido em 4 partes. Eu sinceramente não sei descrever como me senti no final do livro, mas no decorrer em muitos momentos tive dúvidas. O autor escreve de uma forma que faz você inclusive duvidar se o que você vive é real ou não.
“Se essa é apenas uma velha lembrança empoeirada na qual ele está preso, talvez não seja nem mesmo um lugar, talvez seja apenas o que acontece quando seus minutos finais de morte passam a ser uma eternidade.”
O livro é uma mistura de gêneros, e sinceramente não sei classificar qual é o gênero do livro. O Patrick Ness escreve de uma forma que te deixa cheio de dúvidas e questionando o mundo em que vivemos, um mundo tão tecnológico que as coisas mais simples estão sendo deixadas de lado. Um livro pra fazer você refletir sobre tudo que te rodeia e que vai deixar talvez uma semente de dúvida plantada na sua mente.





11 comentários:

  1. Raquel!
    Parece mesmo que a intenção do autor é deixar o leitor em dúvida, para poder acompanhar a agonia do protagonista, poder sentir as mesmas dúvidas que ele sente no decoorer da trama.
    Desejo uma ótima semana!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum dos livros do autor. A capa não chamou a minha atenção e confesso que se o visse em uma livraria não daria atenção, mas lendo a sua resenha tenho certeza de que irei gostar.
    É uma pena que voce não tenha se conectado com ele, espero que quando eu ler isso não aconteça, adorei a sua resenha. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  3. Esse tá na lista de desejados, mas eu não sabia que era tão grande e tão difícil de ler... não difícil de dificuldade, mas de lentidão mesmo.
    Mesmo assim amei essa mistura de gêneros, acho que vou curtir.

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel ;)
    Já tinha visto outra resenha do livro, e a pessoa também reclamou que o livro não flui muito no começo :/
    Apesar disso eu gostei da premissa, e de vez em quando gosto de ler livros que me tiram da minha zona de conforto. O livro parece bem atual, e gostei dessa mistura de gêneros que o livro tem.
    Gostei da sua indicação, mas acho que não estou na vibe desse tipo de livro agora.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. A sinopse é bem instigante ne? Ficamos na curiosidade com o que realmente aconteceu e isso faz surgir a vontade de ler o livro.
    Eu não imagina que seria ele mesmo o culpado de tirar a própria vida, uma pena né? Mas enfim, continuando a resenha percebi que você disse que teve uma pequena dificuldade em se conectar com o livro, está acontecendo isso com minha leitura atual, e faz a gente ficar confusa e sem muita vontade de ler.
    Mas que bom que depois você conseguiu essa conexão, mas fiquei meio confusa, não entendi muito bem o que o livro quer passar, acho que não leria ele não.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o autor,já vir o livro mais n chamou minha atenção,mas lendo tua resenha com certeza irei gostar dele! Gosto quando a leitura te deixa dúvida é você fica questionando as coisas isso é excelente pra te tirar da comodidade. Bjos adorei a resenha!
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel ^-^
    Não conhecia o autor e acho que nenhum livro dele.
    Eu me senti confusa com a confusão do livro. É estranho quando o livro não têm um enredo concreto e direto, ainda mais com um tema pesado que é o suicídio.
    Apesar de tudo, ele gera um questionamento no leitor e isso é válido.
    Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  8. Olá Raquel!!
    Gostei do livro, mas esse negocio de difícil aí pra mim não dá.. rsrs
    Eu tenho mta dificuldade com livros cansativos....
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu já tinha lido algumas resenhas do outro livro do autor e gostei bastante da trama e nesse livro foi o mesmo sentimentos, tem uma historia bem envolvente e uma curiosidade bem grande que tenho sobre a morte do garoto. A premissa e muito boa e já esta em minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel,
    Não conheço o autor, mais achei a premissa do livro bastante intrigante confesso que não costumo ler livros assim, por que sou meia esquecida e quando o livro e narrado em 3 pessoa costumo mim perde na leitura .
    Bjus Karol

    ResponderExcluir
  11. Imagino que este livro nos faz questionar o que e real e imaginário, e lidar com isso as vezes nos gera certo desconforto, por isso talvez tenha sido um pouco difícil sua leitura, ou até mesmo se conectar com a estória, pretendo sim ler este livro, pois a premissa me chamou a atenção desde que li a sinopse na lista de de lançamento da editora, só espero não me decepcionar.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir