Resenha: O Ano em que Te Conheci

Título: O Ano em que te Conheci
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336


Sinopse:
Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt.
Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato.
Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt.
Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda.

Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente.
Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer.
Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.




O Ano em que Te Conheci é o mais novo lançamento da Editora Novo Conceito, da autora Cecelia Ahern. Já tinha lido Simplesmente Acontece da mesma autora e amei. Com as expectativas lá em cima comecei a leitura. Será que gostei desse livro também? Vamos descobrir nessa resenha. 

"Não gostar de você me deu alguma coisa em que eu possa me concentrar. Não gostar de você se tornou meu emprego em tempo integral."

O livro conta a história de Jasmine que foi despedida do seu emprego. Ela tem 34 anos, desemprega e está de licença de um ano sem poder trabalhar. Em casa ela pode observar mais as pessoas em sua volta, até que ela cruza os olhares com seu vizinho Matt. Ele também está desempregado . Ambos estão com problemas familiares. Uma amizade improvável se forma ao passar das estações do ano.

Meu primeiro contato com a autora foi com o livro Simplesmente Acontece que amei. Gosto da escrita da autora. Ela é engraçada até mesmo nos problemas do dia a dia. Os livro da autora sempre tem algo para pensar , ri de alguma coisa e pensar: caramba isso já aconteceu comigo ou com alguém próximo. Um livro cheio de verdades, mas que não deixa de ser engraçado e marcante ao mesmo tempo. São histórias que levamos para a vida toda.

Jasmine foi uma personagem que eu gostei bastante. Ela é gente como a gente e não é aquela mocinha cheia de mimi. Ela tem 34 anos, independente e também tem suas inseguranças. Sua vida não está exatamente um mar de rosas. Ela também não é perfeita, tentando acertar ela também comete muitos erros. Jasmine com certeza poderia ser eu , você, ou qualquer pessoa. Por isso que eu gosto muito dos livros da autora. São tão reais, verdadeiros e cheios de emoções.

"Quando há duas pessoas que não conversam sobre as coisas, a situação pode se tornar mais explosiva do que com pessoas que falam. Ou, melhor dizendo, implosiva, porque a guerra só acontece por dentro."

Matt o vizinho de Jasmine é radialista e também está desempregado. Por causa dele soltei boas gargalhas com seu humor ácido. Ele não tem papas na língua e fala o que pensa para Jasmine. Ele também pode ser até um pouco cruel, mas isso não tirou a beleza da amizade deles. Mesmo sendo um mala, chato e alcoólatra Matt consegue conquistar. Jasmine no começo odeia ele, mas com o passar do ano ver que Matt é um bom amigo.



Os personagens secundários são muito importantes na história e a todo momento aparecem. Heather a irmã de Jasmine rouba a cena. A ligação entre as duas é muito bonita. Jamine se sente responsável pela irmã por ela ter síndrome de down. Ri e chorei com essas duas. É lindo esse amor que Jasmine tem pela irmã. 
"Eu negligenciei meu jardim e permiti que as lesmas tomassem conta dele. Foi exatamente isso que fiz comigo mesma."

Se você está esperando que esse livro seja um livro cheio de romances, mocinhas apaixonadas e blá blá, pode tirando o cavalinho da chuva. O livro é focado mais nos dilemas de Jasmine como família, trabalho, amizades e relacionamentos. Então, nada daqueles romances açucarados aqui, só a pura realidade mesmo rsrs.

No começo da leitura confesso que demorei um pouquinho para engrenar na leitura, mas depois da página 100 fui gostando da história. As coisas começar a acontecer a partir da aí, então se pensar em largar a leitura continue, te garanto que melhora rsrs. O final eu achei um pouco corrido, como gostaria de outro final deve ser isso. O livro tem pouco romance, então como sou uma garota que gosta de romances estranhei um pouco. Mas lendo cada página lembrei porque amo a escrita da autora. Depois que você se envolve na história não quer mais largar.

O livro se passa em um ano e é dividido através das estações do ano. O livro todo é contado por Jasmine. Diagramação e revisão perfeita como sempre da editora Novo Conceito. A capa está linda e tem tudo a ver com a história. A editora me enviou um lápis lindo com sementes para plantar quando acabar o lápis. Doida para saber o que será que vai florescer :D

"Para poder voar, é preciso limpar a merda das próprias asas. O primeiro passo é identificar merda. Pronto."

O Ano em que te Conheci eu indico para todos os fãs da autora, e para quem não é para conhecer a escrita da autora. Um livro que traz a tona questão do nosso dia a dia como amizade, trabalho e família sem ser chato. Uma leitura gostosa que nos ensina que a amizade está onde menos nós esperamos. Com certeza torcendo pra esse livro virar filme também *-*. Leiam O Ano em que te Conheci e venha descobrir como essa amizade mudou a vida dos dois vizinhos.






13 comentários:

  1. Oiee!
    Não curto muito os livros da autora não, até já tentei ler um deles, não lembro ao certo qual foi, e não gostei. Depois disso vi que pra mim o modo de escrita dela não serve, tem algo que me incomoda, sei lá.
    Não pretendo ler esse.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Cecelia Ahern, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa sua nova história.

    ResponderExcluir
  3. Qdo acho que já superei uma resenha do livro, vem outra e aguça minha curiosidade ainda mais!! Que livro mais perfeito gte!!!
    Babando com cada detalhe positivo, qro mtooo conferir!!!
    Amei a resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler esse livro, os livros da Cecelia Ahern são ótimos e gostosos de ler, não espero nada menos desse! A capa tbm é uma graça! Adorei a resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, gosto bastante da autora, então creio que irei gostar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana,
    Apesar de ter lido apenas dois livros da autora, posso afirmar que sou fã da Cecelia Ahern. Já li P.S. Eu Te Amo ♥ e Simplesmente Acontece, ambos foram leituras maravilhosas e foram parar na minha lista de favoritos.
    Quando vi o lançamento desse livro imediatamente adicionei na lista de desejados, e agora depois de ler essa resenha, já sei que preciso ler esse livro ainda nesse ano. Adorei o que li na resenha, parece ser uma história do jeitinho que gosto, com personagens mais maduros e dramas bem reais. Já estou envolvida com os dramas da Jasmine e do Matt, espero conhecê-los em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Nunca li nada da autora, mas creio que esse livro será um bom começo. A capa está bonita e a premissa me conquistou. Gostei da sua resenha, muito bem elaborada e sincera. Me deixou mais curiosa para conhecer mais dos personagens e historia. Ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar da leitora, principalmente da obra dela que foi "Simplesmente Acontece", muitos dizem que esse livro que me referi, é bem cansativo que chato, que preferem mil vezes o filme. Vejo que tem muitos que gostam e outros não haha. Enfim, esse livro me encantou pela proposta surpreendente desse livro, questão do nosso dia a dia como amizade, trabalho e família que nos fazem refletir.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo Cecelia Ahern *--* Nunca me decepciono com as histórias dela Esse livro tá na minha lista de leitura há um tempo, não vejo a hora de ler. Sua resenha é excelente e me esclareceu umas dúvidas quanto o romance do livro. Parabéns!
    Beijos <3
    http://persuasaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eita! Só me responde uma coisa: eles ficam juntos? Pode me enviar a resposta pro kkarvalhinha@hotmail.com (não se preocupe: sempre começo uma leitura pelo final. Se não tem final feliz, não compro). ODIEI "Um Dia". Enfim...

    Adorei o blog! :*

    ResponderExcluir
  11. eu compraria esse livro só pela capa. a resenha só veio reforçar minha opinião. esta de parabéns pela resenha, das melhores que li

    ResponderExcluir
  12. me apaixonei! desde a capa até a resenha! parece ser mais um daqueles livros gostosos que tu lê sem nem perceber.. vou adicionar na minha lista rs

    ResponderExcluir
  13. Tenho alguns livros da autora em casa e nunca li nenhum ainda. A maioria da pessoas falam muito bem de seus livros. Vale a pena começar a ler algum.

    ResponderExcluir