Resenha: Na Mesa do Lobo - Rosella Postorino

Título: Na Mesa do Lobo
Autor: Rosella Postorino
Editora: Planeta de Livros Brasil
Páginas: 272
Compre: Aqui

 


Best-seller internacional, inspirado na história de Margot Wölk e de outras mulheres obrigadas a provarem a comida antes que os grandes oficiais nazistas (e o próprio Hitler) a comessem

Best-seller internacional, inspirado na história de Margot Wölk e de outras mulheres obrigadas a provarem a comida antes que os grandes oficiais nazistas (e o próprio Hitler) a comessem "Chamavam-na de Wolfsschanze, Toca do Lobo. Lobo era o seu apelido. Ingênua como a Chapezinho Vermelho, vim parar na sua barriga. Uma legião de caçadores procuravam pelo Führer. Se o tivessem em mãos, acabariam comigo também." Alemanha, 1943: Os pais de Rosa Sauer, uma jovem de 26 anos, se foram. Seu marido Gregor está longe de casa, lutando pelo Reich na linha de frente da Segunda Guerra Mundial. Pobre e sozinha, ela toma a difícil decisão de deixar Berlim, cidade devastada pela guerra, para morar com seus sogros no campo, pensando que lá encontraria refúgio. Mas, uma manhã, Rosa é procurada pela SS, a polícia militar do regime nazista: ela fora recrutada para ser uma das provadoras de comida de Hitler. Três vezes por dia, ela e outras mulheres são levadas à Toca do Lobo, o bunker do Führer, para experimentar suas refeições – potencialmente envenenadas. Forçadas a comer o que pode até mesmo matá-las, as provadoras começam a se dividir em aquelas leais a Hitler e mulheres que, como Rosa, insistem não serem nazistas... mesmo que arrisquem sua sobrevivência todos os dias pela vida do Führer.



Olá leitores, tudo bem?

Hoje a resenha é do livro Na Mesa do Lobo, um livro que conta a história de Rosa Sauer, uma das provadoras de comidas de Hitler.


Rosa é uma jovem de 26 anos que atualmente mora na casa dos sogros enquanto aguarda notícias de seu marido Gregor que está lutando pelo Reich na linha de frente durante a Segunda Guerra Mundial.

A vida de Rosa já se encontra em uma rotina com seus sogros, até que um dia a polícia do regime nazista informa que ela foi recrutada para ser a provadora de comidas de Hitler.

Rosa assim como outras mulheres precisam provar pelo menos 3 vezes ao dia a comida que será servida para o Hitler, afinal ele tem medo de morrer envenenado, então nada melhor que alguém provar a comida e morrer por ele (escrevo isso com os olhos na testa de tanto que revirei).


Rosa desde o começo mostra que não apoia Hitler, mas por medo de morrer, ou até mesmo matar seus sogros caso exponha seus pensamentos, ela segue regras que não concorda e se arrisca diariamente com as comidas potencialmente envenenadas.

A história do livro foi baseada em na história real de Margot Wölk, a única mulher sobrevivente que durante anos guardou esse segredo e só em 2013 e aos 95 anos expôs a sua história.

O livro além de abordar esse momento da vida de Rosa como provadora, também tem flashbacks do passado, alguns enquanto seus pais ainda eram vivos.


Na Mesa do Lobo foi um livro que me prendeu desde o primeiro capítulo, mas por ser uma história intensa e real me fez durante toda a leitura sentir ainda mais raiva de uma época infeliz da nossa história, ao mesmo tempo que comparava com a nossa atualidade, que digamos também não está bonita.

Um livro de escrita fluída e ao mesmo tempo dolorosa, que nos faz viajar para segunda guerra e ver a tristeza e crueldade ao que muitas pessoas foram expostas. Uma história real para nos fazer sentir e refletir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário