Resenha: Sombra e Ossos - Grishaverso #1 - Leigh Bardugo

Título: Sombra e Ossos - Grishaverso #1
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Minotauro
Páginas: 288
Compre: Aqui


O clássico do Universo YA em uma nova edição Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados




 

Olá, leitores!
Hoje a resenha é desse livro que está super falado por toda parte que é Sombra e Ossos, ainda mais agora que foi adaptado pela Netflix. Corri para ler antes da série, e já posso adiantar que gostei bastante desse universo que a autora Leigh Bardugo criou.

Sombras e Ossos vai contar a história de Alina que sempre acreditou em não ser nada especial por ser uma menina órfã, sem graça e comum. Mas tudo isso muda depois de alguns anos quando Alina é uma cartografa e vai ter que atravessar a dobra.




Atravessando a dobra Alina ver seu melhor amigo Maly em perigo e seu poder de conjuradora do sol que ela não sabia que tinha é revelado. Agora ela é a esperança do povo para derrubar a dobra porque ela a única conjuradora do sol. Ela vai ter que aprender a dominar o seu poder e o general Darkling vai leva-lá ao palácio para aprender a lutar e entende o seu poder. O que aguarda Alina nessa nova reviravolta da história?

O livro foi uma grata surpresa porque esperava ser uma leitura mais lenta , mas que nada. A autora já nos primeiros capítulos tem cenas de lutas e várias reviravoltas. A autora aqui não se apega a muito detalhes dos cenários, o que eu amo.

Alina apesar de ser uma personagem que ainda está entendendo tudo que está acontecendo com ela não achei ela uma personagem chata. Alina só que ser aceita em um algum lugar. Tá certo que ela aceita as coisas de modo fácil, mas estamos falando de uma mocinha de fantasia aqui, nem sempre elas tem bom senso.





Maly seu melhor amigo foi o meu rancinho desse livro. Achei que Alina sim era uma verdadeira amiga, mas com o passar das páginas você pode também entender esse personagem. Talvez alguns capítulos com ele narrando esse rancinho não existiria.

Darkling é aquele vilão/mocinho que todos os panos você vai querer passar. Um personagem que a cada página você vai ficar curiosa e querer saber mais sobre ele. O personagem cativa o leitor de fantasia logo quando ele é apresentado.

Todos o universo do livro foi bem explicado e fiquei poucas vezes perdida. As cenas de lutas são maravilhosas e as reviravoltas melhores ainda. Foi impossível largar a leitura.





A história termina ok e acho que você consegue ler sim sem ficar doida pelo segundo livro. Mas se ficar não tem problema, o segundo e o terceiro livro já estão em pré-venda. A diagramação do livro está perfeita e no começo da história tem um mapa, A capa tem o título e nome da autora em dourado metálico, tornando a capa ainda mais linda.


Sombra e Ossos é um livro que você vai ler em uma sentada só. Tem romance, tem intriga, tem morte e muitas reviravoltas. Vi a série também adaptada pela Netflix e fiquei ainda mais encantada com esse universo. Leigh Bardugo escreveu uma história completa que os apaixonados por livros de fantasia vão amar e quem ainda não se aventurou muito pelo gênero está mais que indicado a leitura.






Um comentário:

  1. Eu espero gostar dessa leitura, pois já estou com esse programado!
    Resenha linda, com fotos maravilhosas!
    Xero,
    Drica.

    ResponderExcluir