Resenha: Minha Sombria Vanessa - Kate Elizabeth Russell

Título: Minha Sombria Vanessa
Autora: Kate Elizabeth Russell
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Compre: Aqui


Elogiado por Gillian Flynn e considerado um dos grandes livros de 2020, o romance de estreia de Russell explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor.
Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos — como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial.
Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor?
Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.





"As desculpas que inventamos para os outros são absurdas, mas não são nada em comparação com as que criamos para nós mesmos."

Vou começar esse post falando que isso não é uma resenha, também não é uma indicação. Esse post é um desabafo.
Minha Sombria Vanessa foi minha leitura de maio, e mesmo após de vários dias que conclui a leitura, ela ainda se torna constante em meus pensamento. Inclusive já peço desculpas se a resenha conter gatilhos também.



O livro conta a história de Vanessa, e vamos viajar entre o presente e o passado.
O livro tem início com Vanessa aos 32 anos acompanhando um post do Facebook onde uma mulher contou sobre o abuso que sofreu de um professor que se chama Jacob Strane (guarde esse nome). Atualmente ela mora sozinha em um apartamento pequeno e trabalha na recepção de um hotel.
"Eu não sinto atração por crianças — continua ele. — Quer dizer, olhe só para você, para o seu corpo. Você não tem nada de criança."
Logo em seguida viajamos alguns anos e conhecemos a Vanessa de 15 anos que acabou de mudar de escola, essa escola é uma espécie de internato.
Vanessa é uma garota tímida que sonha ser escritora.
E é aqui que Jacob Strane o seu professor de 42 anos surge e a seduz.
Jacob Strane usa da timidez dela e até da briga que ela teve com uma amiga para seduzi-la.

A autora de uma forma intensa mostrou a forma que um abusador usa para seduzir, ela não poupou detalhes e muitas vezes meu estômago embrulhou.
A Vanessa de hoje não se enxerga como vítima e com isso não aceita que sofreu abuso, inclusive na época ela tinha algumas dúvidas se o que acontecia era certo ou errado, mas não dá para excluir Jacob Strane daqui, mais uma vez ele manipulou e mexeu com o psicológico dela, deixando muitas vezes a culpa nela e se colocando no papel de vítima que ele nunca foi.

Em alguns momentos a negação da Vanessa e até alguns pensamentos dela me incomodaram, mas esse incomodo nunca durou muito tempo, porque até na negação dela existia dúvidas e ainda mostrava o quanto a manipulação do escroto do Strone afetava-a ainda.
"Eu não digo, mas às vezes tenho a sensação de que é exatamente isso que ele está fazendo comigo: me desconstruindo, me montando outra vez como alguém novo."
Essa história traz a tona a vivência de muitas nós, e só posso dizer que ao mesmo tempo que o livro é uma leitura necessária eu não consigo recomendar o livro. A história me destruiu de uma forma que não pensei ser possível, trouxe a tona gatilhos que eu não imaginei. E pensando nisso e no que o livro fez comigo, é um livro que não sei recomendar, mas se você decidir ler e precisar desabafar estou à disposição.



O livro tem gatilhos em todas as páginas, inclusive senti falta desse alerta na versão e-book do livro.
Durante toda a leitura você é colocado na berlinda e em nenhum momento a autora te deixa respirar.

Minha Sombria Vanessa também é uma forma de mostrar que as feridas de um abuso nunca acabam, sempre teremos cicatrizes que vamos levar para toda a vida e que muitas vezes essa cicatrizes podem se abrir, até quando você acha que não vai.






Nenhum comentário:

Postar um comentário