Resenha: Última Parada: Auschwitz - Eddy de Wind

Titulo: Última Parada: Auschwitz 
Autor: Eddy de Wind
Editora: Planeta de Livros Brasil
Páginas: 224
Compre: Aqui 



Eddy de Wind chega a Auschwitz em 1943 com sua esposa, Friedel. Ele é médico e ela é enfermeira. Lá, eles são separados. Friedel vai para o Bloco 10, onde ficam os prisioneiros destinados aos cruéis experimentos médicos do Dr. Mengele. Eddy vai para o Bloco 9, onde trabalha ajudando a cuidar de prisioneiros políticos. Quando a Alemanha está prestes a perder a guerra e os russos se aproximam de Auschwitz, os nazistas fogem do campo. Em uma tentativa de cobrir seus rastros, mandam os prisioneiros sobreviventes, entre eles Friedel, a caminhar em direção à Alemanha. Mais tarde, essas caminhadas foram chamadas de Marchas da Morte. Eddy conseguiu se esconder e ficou no campo, a espera dos russos. Lá, com a memória fresca, começou a escrever sua rotina diária. Descreveu em detalhes as atrocidades que presenciou e o que ouviu de outros prisioneiros, inclusive da mulher. Até hoje, este é o único livro inteiramente escrito dentro do campo de concentração.






Olá, leitores!
A resenha de hoje é de um tema que a cada lançamento que vejo fico doida para ler, que é a Segunda Guerra Mundial. A editora Planeta ano passado lançou um dos meus favoritos que é O Tatuador de Auschwitz, então comecei com as expectativas lá em cima. Vamos lá conferir o que achei de Última Parada: Auschwitz.

Gosto do tema Segunda Guerra Mundial, mas gosto mais ainda quando é baseado em fatos reais. Eddy de Wind foi para o campo de concentração e criou o personagem médico Hans para contar a sua história em Auschwitz.



O livro conta a história de Eddy e sua mulher Friedel que chegando a Auschwitz são separados. Friedel vai para o bloco 10 e Eddy vai para o bloco 9 para tratar de presos políticos. Eddy ao meio tanto sofrimento ainda vai tentar proteger sua amada e relatar no seu diário o dia a dia no campo de concentração.

O livro só tem 224 páginas, então foi uma leitura rápida que terminei em poucos dias. Como adoro o tema isso também ajudou, gosto de aprender mais sobre a história e tentar pelo menos por um segundo me colocar na pele de pessoas que sofreram tanto.

É impossível sair indiferente depois dessa leitura, terminei a leitura se perguntando como deixaram isso acontecer, e o mais importante,  me perguntando em como não deixar que isso aconteça novamente. Estamos em tempos políticos duvidosos, então todo cuidado é pouco.



Meu único porém do livro são alguns nomes estrangeiros de pessoas da época, que de fato existiram e que são importantes na história. Tem explicando quem é quem no rodapé ao final de cada página, mas eles são citados novamente e não se repetia no rodapé, aí eu ficava meia perdida na história. Seria de melhor proveito a leitura com esses nomes e seus significados na primeira página  para voltar e ler sempre quando puder para tirar dúvidas.

Terminei a leitura com lágrimas nos olhos e com a certeza que é conhecimento nunca é demais. Muitas coisas escritas ali eu não li em nenhum outro livro que me chocaram, me deixaram pensativa e com coração pesado. Se você assim como eu tem sede de conhecimento e quer apender com erros do passado para que nada disso volte a acontecer, esse livro é para você.




Um comentário: