Resenha: Jamais Peço Desculpas Por Me Derramar - Ryane Leão

Título: Jamais Peço Desculpas Por Me Derramar 
Autora: Ryane Leão
Editora: Planeta dos Livros Brasil
Páginas: 160
Compre: Aqui 

O novo livro de poesia da autora de Tudo nela brilha e queima Segundo livro de Ryane Leão, mulher preta, poeta e professora, criadora da página onde jazz meu coração, com mais de 600 mil seguidores nas redes sociais. Seu primeiro livro, Tudo nela brilha e queima, já vendeu mais de 40 mil exemplares.
Mesmo na correria, eu sigo em busca das sutilezas. não posso deixar as distrações passarem batidas. o peso do mundo não vai tomar conta de minha pele se eu me atentar às brechas, às margens. anteontem eu vi o mar. recebi abraços apertados que me agradeceram pelos poemas que escrevo com o coração na ponta dos dedos. hoje de manhã as folhas das árvores balançaram com o vento e o barulho foi tão bonito. daqui a pouco começo a cozinhar porque vou receber em casa as pessoas que amo. quero saber de cor o que me traz paz, embora não sejam permanentes as belezas. o caos também não é. e eu estou mudando a cada minuto, então tudo bem. há algo que resiste por entre os escudos, que me relembra que existe uma coisa essencial em ser uma mulher que se reconstrói diariamente: eu sou profunda demais pra acabar. – RYANE LEÃO”





Mais um livro que leio da Ryane Leão, e mais um livro que mexe com todas as minhas emoções!

O livro Jamais Peço Desculpas Por Me Derramar é o mais novo lançamento da autora Ryane Leão, autora também do livro Tudo Nela Brilha e Queima. Em ambos os livros a autora mexeu com meus sentimentos, mas esse diferente do livro anterior que tive todas as minhas feridas cutucadas, aqui ela cutucou, mas também ajudou a colocar um band-aid.



O livro é composto por poesias/poemas que abordam os mais diversos temas, como família, racismo, abuso, paixão, dor, auto conhecimento, empoderamento, feminismo e entre outros temas. Todos eles com a sutileza e ao mesmo tempo o impacto que a Ryane sempre usa nos seus versos.


A autora Ryane Leão tem uma página no Facebook simplesmente maravilhosa, que é Onde Jazz Meu Coração. Ryane Leão já escreve em blogs autorais a mais de dez anos e recita seus poemas em Saraus e Slams. Esse é o seu segundo livro publicado e eu já tô aqui perguntando quando sai o próximo.

O trabalho da editora Planeta está lindo e as ilustrações da Laura Athayde deixou esse livro ainda mais lindo.


Engraçado que assim como no livro anterior da Ryane, esse livro me deu vontade de reler assim que acabei, e quem me conhece sabe que releitura não é muito meu forte.

Jamais Peço Desculpas por me Derramar é aquele livro que parece aquela amiga que te abraça quando você precisa, mas também te fala algumas verdades. Em cada verso da Ryane eu sentia que ela falava comigo, e muitas das coisas que ela falou eu ainda estou amadurecendo na cabeça. Um livro cheio de reflexões e de puxões de orelha, mas acima de tudo um livro para toda mulher saber que não está sozinha na batalha.





Um comentário: