Bate-Papo com as Malucas - Plágio, o que é?



Vamos bater um papo sério hoje?

Recentemente tivemos um post no twitter onde a pessoa expôs os prints de plágio, que a autora alegava ter sido inspiração. Nessa mesma semana lendo um livro senti que já tinha lido esse livro e comparei com um outro, inclusive coloquei um trecho no grupo.

Com isso surgiu esse post, afinal o que é Plágio e que atitudes podemos tomar caso a gente se depare ou suspeite de um? Fiz uma pesquisa e vou deixar aqui diversos trechos que explicam o assunto, no final do post as fontes para vocês conferirem e também mais alguns sites que falam sobre o assunto.





Plágio -  O plágio acontece quando alguém copia um conteúdo produzido por outra pessoa sem apresentar a fonte original, isto é, assumindo que a autoria da obra é sua. Plágio é um tipo de violação de direito autoral e pode acontecer com a reprodução de vários tipos de conteúdos, como trabalhos acadêmicos, livros, músicas e imagens. O plágio é uma imitação fraudulenta e é considerado crime no Brasil. Aquele que assumir autoria de produções de outra pessoa, deve responder judicialmente e está sujeito a punições.

Tipos de plágio

Integral: acontece quando a obra é copiada na sua totalidade e a fonte não é apresentada;

Parcial: o plágio parcial consiste na utilização de trechos de diversas obras para a criação de novo trabalho;

Conceitual: o plágio conceitual acontece quando uma ideia é reescrita com outras palavras sem apresentação da autoria original.

Como agir?

Em conversa com advogadas a sugestão delas foram não expor nas redes sociais  nome do autor ou da obra. Caso descubra ou tenha suspeitas de algum plágio, a recomendação é enviar para editora ou autora que foi plagiada e deixar que eles façam uma perícia e verifiquem o que vão fazer sobre o assunto.

Existem alguns casos sobre plágio  e em todos esses casos as autoras/editoras entraram com as medidas cabíveis antes mesmo de expor nomes e obras, vou deixar um link aqui embaixo com alguns casos.

O plágio é uma prática perigosa, que além de comprometer a credibilidade de um profissional, é um crime passível de punição, descrito no Código Penal Brasileiro e na Lei 9.610/1988.

E aí o que vocês acham sobre o assunto? Já entendia sobre ele?
Autoras já passaram por algo assim? Se sim, como agiram?
Venham conversar com a gente e expor suas opiniões sobre esse assunto polêmico.


Fontes:

https://woomagazine.com.br/os-mais-famosos-casos-de-plagio-na-literatura/
https://www.significados.com.br/plagio/
https://blog.even3.com.br/plagio-academico/



Nenhum comentário:

Postar um comentário