Resenha: Gatunas - Amizade Não Tem Preço. O Resto a Gente Pode Roubar - Kirten Smith

Título: Gatunas - Amizade Não Tem Preço. O Resto a Gente Pode Roubar.
Autora: Kirsten Smith
Editora: Astral Cultural
Páginas: 272
Compre: Aqui


O que três garotas poderiam ter em comum além de algumas aulas entediantes no ensino médio e problemas corriqueiros de adolescente? Pode parecer estranho, mas essas três jovens, tão diferentes entre si, criaram uma aliança ligada pela emoção de roubar. A história contada através de múltiplas perspectivas revela que, mesmo em uma situação completamente inusitada, na qual elas deveriam estar aprendendo os passos da recuperação após terem tido problemas com a polícia, podem acabar selando uma amizade pra vida toda. 












Olá, leitores!
Hoje a resenha é de uma ação que fizemos com a editora parceira Astral Cultural. Recebi os primeiros capítulos e fiquei doida para ler o resto, agora que li venho contar aqui o que achei de Gatunas.

"Os motivos para roubamos lojas são variados, mas estão unidos pela euforia de conseguir alguma coisa de graça, a mesma euforia de um viciado sente quando consegue uma dose de uma droga."

Gatunas é um livro da autora Kirsten Smith, lançamento desse mês da Astral Cultural. A história também foi adaptada para Netflix, então já sabia que ia amar. Recebi o livro e já comecei a leitura, terminei em menos de 24 horas.



O livro conta a história de três garotas que se são totalmente diferente uma da outra, mas que quando são pegas furtando vão para um programa de reabilitação. Tabitha, Elodie e Moe estudam na mesma escola, mas nunca se falaram, até que tiveram que conviver por algumas horas.

Adoro livros com adolescentes no ensino médio, não posso ver um livro assim que já quero ler. As questões levantadas nesses tipo de livro sempre me prendem e fico ali torcendo para os personagens, mesmo pensando que as vezes não deveria, elas roubam pequenas coisas para sentir adrenalina e esquecer um pouco do seu presente. Adorei as garotas e as amizades que foram crescendo entre elas.


Tabitha apesar de ser a mais cruel e a mais fútil foi a minha favorita, vai entender rsrs. Torcendo para que tenha outros livros e que a série vingue na Netflix. Gostaria de ver o amadurecimento nos personagens e esse livro só deixou com gosto de quero mais.

Apesar de falar de um tema importante que á a cleptomania a autora escreve com uma leveza e de fácil entendimento. Li os livro em menos de 24 horas e queria mais páginas, mais dessas três garotas que me conquistaram logo nas primeiras páginas.


A capa é a da série que está no Netflix e foi bom ler tendo uma visão de quem são as meninas.O livro é escrito em primeira pessoa pela visão das meninas, e a cada começo de capítulo vamos saber quem está narrando a história. Ao final senti falta de uma lição mais firme com algumas questões, mas acho que isso vai ficar para um próximo livro.

"Mas mesmo tendo sido conseguidos ilegalmente, pelo menos tenho um monte de bugigangas para me consolar. As pessoas desaparecem, mas os objetos ficam."

Adorei ler Gatunas, foi uma leitura impossível de parar até chegar ao final. Recomendo para quem quer uma leitura rápida e se aventurar na cabeça e de dilemas de três garotas adolescentes. Se tornou um dos meus queridinhos do ano Gatunas, e tá mais que indicado para quem gosta ler antes de assistir a série.


Um comentário:

  1. Olá!
    Assisti hoje ao primeiro episódio da série na Netflix, não sabia que era baseada em um livro. Apesar do tema, a série parece ser relativamente leve, assim como descreveu o livro na sua resenha.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir