Resenha: A Memória do Mar - Khaled Hosseini

Título: A Memória do Mar
Autor: Khaled Hosseini
Editora Globo Livros
Páginas: 64
Compre: Aqui

Um pai embala o filho enquanto contempla a noite em uma praia, à espera do amanhecer que trará o barco que os levará a uma nova vida do outro lado do Mediterrâneo. O homem conta para o menino sobre as lembranças da Síria de sua infância, um país encantador que foi destruído pela guerra, obrigando não apenas aquela pequena família, mas milhares de outras, a juntar todos os seus pertences e embarcar rumo ao desconhecido.
Publicada em edição capa dura e ricamente ilustrada, a obra é inspirada na história de Alan Kurdi, o refugiado sírio de três anos de idade que se afogou no mar Mediterrâneo quando tentava chegar à segurança na Europa. Escrita com toda a sensibilidade de Khaled Hosseini, A memória do mar é uma obra de amor e esperança.







Você sabe que a cratera feita por uma bomba pode virar uma piscininha.Você aprendeu que o sangue escuro é melhor sinal que o sangue que ainda brilha.

O primeiro livro que li de Khaled Hosseini foi o Caçador de Pipas, e mexeu comigo de todas as formas e se tornando uma leitura inesquecível. Esse ano tive a oportunidade de ler A memória do Mar e mesmo em poucas palavras esse autor conseguiu fazer me apaixonar ainda mais por suas histórias.

O autor tem como foco histórias do Oriente Médio e com esse livro não poderia ser diferente. A Memória do Mar foi baseado em uma história real de Alan Kurdi uma criança de três anos, um refugiado sírio que se afogou no Mar Mediterrâneo quando tentava chegar na Europa.




Pra quem não conhece a história,  vou deixar um trecho aqui da reportagem.

Alan Kurd perdeu a vida em setembro de 2015, juntamente com a mãe e o irmão, quando a família fazia a travessia do mar Egeu, da Turquia para a Grécia, num daqueles barcos frágeis que atravessam o Mediterrâneo carregados de refugiados à procura de um futuro.

No ano seguinte a morte de Alan outras 4176 pessoas morreram ou desapareceram ao tentar fazer a mesma viagem, e o número de mortes no mar continua a subir.

Em frases curtas e em ritmo de poesia, o autor além de abordar o acidente também fala um pouco da guerra Síria e até mesmo um pouco do que era antes da guerra. É difícil falar qualquer coisa desse livro sem me aprofundar mais, mas é com certeza é um livro que consegue emocionar.



Lê esse livro te faz sentir emoções que até então estavam ali escondida, mas durante a leitura você sente aquilo que sentiu a anos e muito provavelmente com muito mais impacto. O livro ele é todo ilustrado e com trabalho gráfico lindo, assim que você abre o encanto nele é garantido, é um livro que te encanta pelas palavras impactantes e pelas ilustrações de uma delicadeza perfeita.

Não posso deixar de citar que uma parte dos recursos angariados com a venda desse livro será revertida para a Fundação Khaled Hosseini (é uma organização sem fins lucrativos que fornece ajuda para as mulheres e crianças no Afeganistão), e também para Agência de Refugiados das Nações Unidas.

Com certeza esse autor já ganhou meu coração, e já quero ler e me emocionar com tudo que ele escreve. A memória do mar é um livro onde o amor e a esperança transbordam em cada página e faz você sentir diversas emoções.







Fontes:

https://www.dn.pt/mundo/interior/alan-kurdi-o-menino-morto-na-praia-e-a-historia-contada-pela-tia-que-carrega-a-culpa-9796907.html

https://www.khaledhosseinifoundation.org/

https://www.acnur.org/portugues/

Um comentário:

  1. Ainda não li nada do autor, mas gostei tanto da sua resenha que já estou desejando fazer essa leitura.
    Saber sobre a guerra na Síria deve ser forte, mas necessário.

    Beijos

    ResponderExcluir