Resenha; Garotas Tristes - Lang Leav

Título: Garotas Tristes
Autora: Lang Leav
Editora: Globo Alt
Páginas: 418
Compre: Aqui


Poético e perturbador, Garotas tristes é um intrigante romance em que amor, segredos e tragédias colidem.
Seu primeiro amor não é a primeira pessoa a quem você dá o coração: é a primeira que o quebra.
O luto toma conta da cidade quando Ana tira a própria vida, mas é Audrey, uma colega de classe pouco próxima da garota, que o sente mais profundamente: uma mentira inventada por ela pode estar por trás do suicídio. Lucy e Candela, suas melhores amigas, ajudam-na a manter a história em segredo, sem saber que a trama toda foi inventada por ela.
Após o ocorrido, a vida das garotas entra numa espiral decadente. Entre os ataques de pânico constantes de Audrey, a nova rotina obscura de Candela e a tentativa de mediação de Lucy, uma amizade até então estruturada começa a ruir. Um novo romance parece ser exatamente o que Audrey precisa, mas o misterioso Rad não pode ser o par ideal. Ou pode?
Enquanto tenta equilibrar um romance inadequado, o começo de uma carreira e o próprio egoísmo, Audrey tem que lidar com as consequências de seus atos: a ansiedade constante e a forma como sua mentira afetou todos ao seu redor.
“Lang Leav ataca nada menos que o amor, em todos os seus aspectos complexos, confusos e esplêndidos.” Elle Magazine
“Incrivelmente poderoso, Garotas tristes é outro livro que o fará pegar a caixinha de lenços.” BUSTLE
“Leav faz parte de uma nova geração de autores best-sellers, elevados a celebridade e com propostas de livros cobiçadas.” The Guardian 





Olá, leitores!
Hoje a resenha de um livro que me despertou vários sentimentos, fui do amor ao ódio em uma página a outra muitas vezes. A autora fez jus ao nome do livro, e nessa resenha vou tentar explicar por que adorei essa história.

"Relacionamentos são coisas complexas. Na superfície deveria ser simples. Mas é como cebola. Tantas camadas ali."

Garotas Tristes é um livro da autora Lang Leav, publicado pela Globo Alt. O que me chamou atenção na história foi o título, não resisto a um bom drama. Por minha conta e risco comecei a leitura, só não imaginava embarcar de cabeça nessa história.



A história já começa com  tragédia. Audrey conta para suas amigas Lucy e Candela uma mentira e dessa mentira (não vou contar para não soltar spoiler) ocorre a morte de Ana. Ana comete suicídio e a partir daí a vida dessas amigas mudam completamente. Audrey começa a ter ataque de pânico e depois do funeral na casa de Ana começa ter mais um, saindo do velório ela conhece Rad, namorado de Ana. Fica claro que os dois sente um pelo outro, mas será que é o certo a se fazer? Por causa dessa mentira Audrey vai ter que lidar com as consequências dos seus atos e vai mudar a vida de todos ao seu redor.

"Quanto mais forte a emoção, mais forte o puxão. Sentimentos não são sempre práticos, nem fazem qualquer sentido lógico. E só o jeito que as coisas são."

Acabei o livro de madrugada e fiquei meia hora olhando pro nada. Foram 434 páginas tristes, mas que também me fizeram rir e torcer pelo casal. Como disse ali em cima fui de amor ao ódio em várias páginas, uma leitura que vai mexer com sua mente e seu coração.

Audrey é cheio de defeitos e por causa da mentira ela vai ter vários ataques de pânico. Ela está com 17 anos, terminando o ensino médio, briga direto com sua mãe e está preocupada com o futuro como toda adolescente é. Audrey é tão real que você chega a pensar que ela poderia ser sua amiga ou você. Muitas vezes não concordei com ela e queria entrar no livro só para dar uma chacolhada nela. Audrey pode ser egoísta quando quer.


Rad ex namorado de Ana, e agora crush de Audrey. Rad foi um mocinho que torci por ele até o final e que vai chegando o fim você só quer pegar ele no colo. Não quero falar muito desse personagem para não dar spoiler, mas a minha vontade é de falar dele aqui para sempre.

As amigas de Audrey que são lucy e Candela vão estar sempre presente na história e vão ter papel fundamental. Juntas elas vão tentar passar por esse luto e ajudar Audrey. Adorei Lucy, e Candela gostaria que ela aparece mais. Essas são as garotas tristes que vão fazer você derramar algumas lágrimas.



O que gostei também da história que a autora soube relatar os ataques de pânicos e de ansiedade de Audrey, nas sessões de terapia conhecemos mais Audrey e da doença. Outra coisa que gostei bastante é que a autora fala muito dos processo de criação dos autores, e confesso que estou com um pouco medo dos autores, ele deixam muitas vezes seus maiores desejos e medos no papel. Pode ser lindo, mas também devastar o leitor. Se você é autor super indico essa leitura para você também.



A capa eu acho linda e dá o tom melancólico que a história pede. O livro é escrito em primeira pessoa e todo pelo ponto de vista de Audrey. No final tem o grande plot twist, e vai ser aí que talvez você desabe de chorar ou pense que a autora acabou com o livro. Terminando a leitura entendi porque no skoob tem notas altas tanto quanto notas baixas. Esse livro é oito ou oitenta, eu já dou nota máxima.

"Todo nós precisamos segui nossa intuição, mesmo que ela nos leve pelo caminho errado. De outra forma, você sempre estará duvidando de si."

Garotas Tristes é aquele livro que vai mexer com você de um jeito triste de um jeito cruel. A cada página me vi ali com Audrey querendo saber como ela vai sobreviver com essa mentira. Antes de fazer a resenha não sabia que nota dar e deixei para dar meu veredito agora. Como não dar 5 estrelas para uma história que não consegui largar, que me surpreendeu e me fez chorar? Indico a leitura para você Malucas por Romances que gosta de fortes emoções.



2 comentários:

  1. Aaah... Eu não gostei da capa, mas fiquei interessada por conta da sinopse.
    Seus comentários durante a leitura me deixaram ainda mais curiosa, e a resenha só reforça isso.
    Amo um bom drama, e esse parece bem sensível e delicado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. menina eu tô doida pra ler esse livro desde que vi tua foto de divulgação no instagram <3
    acho que vou adorar a história com certeza!
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir