Resenha: Amor Amargo - Jennifer Brown

Título: Amor Amargo
Autora: Jennifer Brown
Editora Gutenberg
Páginas: 256 
Compre: Aqui

Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…
Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.








 E eu chorava, mas era um choro baixo. Um choro de desistência. Naquela altura, não tinha ideia do que fazer. Queria deixá-lo, mas tinha medo. Queria amá-lo, mas não queria ser o tipo de pessoa que amava alguém capaz de fazer isso com ela.”

Li Amor Amargo no final de julho, mas sabe aquela história que te prende do início ao fim e te marca em todos os momentos? Foi esse livro!

Nesse livro vamos conhecer Alex, uma garota estudiosa que junto de seus dois melhores amigos Bethany e Zach planejam viajar até Colorado, local onde sua mãe estava indo antes de falecer em um acidente. Alex quer descobrir o que tem de tão misterioso pra ter feito sua mãe abandonar a família pra ir até lá. Só que a vida dela muda assim que Cole chega na cidade.

Cole é novo garoto do colégio, que além de bonito, e fazer parte do time da escola, é simpático e divertido, só que ele precisa de algumas aulas de reforço e ela foi a pessoa instruída a ajuda-lo. Durante uns dias se vendo frequentemente eles engatam um namoro, e é ai que o livro cria vida e os sonhos se tornam pesadelos.
“E assim, sem mais nem menos, me dei conta de que, querendo ou não, o que tinha acontecido no dia anterior já tinha começado a me definir; eu estava inventando pretextos para justificar o que ele tinha feito comigo.”
Logo quando você inicia a leitura e a própria capa do livro dá a dica , você já sabe que o livro vai falar sobre relacionamento abusivo, mas o diferencial aqui além do tema é a forma única que a autora escreveu sobre o tema, principalmente por se tratar de adolescentes. A autora durante todo o livro conseguiu mostrar todas as etapas de um relacionamento abusivo, porém ela não mostra só as etapas do agressor, ela também mostra os medos e dúvidas da vítima.
“Ainda que estivesse magoada, constrangida, humilhada e indignada pelo que tinha feito comigo, continuava louca de amor por ele. Continuava pensando que tínhamos sido feitos uma para o outro. Continuava desejando-o. Eu tinha estragado tudo.”
Durante a leitura também fiquei pensando na minha filha, hoje ela tem nove anos, mas eu já tenho meus medos relacionado ao futuro dela, um deles é não consegui identificar que algo esta acontecendo, dela esconder. Ou seja, diversas neuras, mas esse livro me mostrou que é muito mais difícil do que imaginamos.
“Eu amava Cole, mas, às vezes, amá-lo era como andar de montanha-russa sem conseguir recuperar o fôlego entre as curvas e quedas. ”
Após a leitura desse livro fui pesquisar na internet sobre relacionamentos abusivos na adolescência e não vou mentir que me surpreendeu, e não foi de uma forma positiva. Durante minha pesquisa achei esse trecho que vou deixar abaixo e um vídeo que eu já tinha visto circulando na internet e decidi postar aqui pra vocês, esse vídeo mostra o começo de um relacionamento abusivo.


“Existem diferentes tipos de violência que calam e aprisionam milhões de mulheres diariamente. Nosso país ocupa o 5º lugar no ranking de feminicídio de acordo com a ONU Mulheres. E os índices são alarmantes. Cerca de 41% dos casos de violência acontecem dentro de casa. Além disso, 3 em cada 5 mulheres sofreram, sofrem ou sofrerão violência em um relacionamento afetivo. É urgente! Precisamos falar de relacionamento abusivo.
Por dia, mais de 600 mulheres sofrem violência doméstica em todo o país.”




Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e me surpreendi muito, já quero ler tudo dela. Com um livro escrito todo em primeira pessoa e pelo ponto de vista da Alex, a autora nos faz mergulhar na mente e nos medos dela. Os personagens secundários são de extrema importância para trama, mostrando como tudo na nossa vida é afetado por um relacionamento abusivo, até as amizades.



Não posso deixar de citar que essa capa é linda e tem uma conexão com a história maravilhosa. Durante a leitura também não encontrei erros ortográficos, e só posso agradecer a Editora Gutemberg por ter trago esse livro maravilhoso pra cá.

A única coisa que não me fez dar 5 estrelas foi o final, que infelizmente achei corrido e uns dois capítulos fariam toda a diferença. Dei 4,5 no Skoob, mas como aqui não tem meia estrela vou dar 5 estrelas, e deixando claro que mesmo com esse detalhe, ele é meu livro Mozão do momento.



Comprei esse livro após ler ele em e-book, me apaixonei tanto por ele que decidi ter ele em físico pra poder dar para minha filha futuramente ler também. Acredito que esse livro toda mulher e adolescente deveriam ler.
“...Amedrontada demais para correr . Pasma demais para continuar em pé. Machucada demais para ser corajosa, revoltada ou qualquer outra coisa além de arrasada.”

Amor Amargo é um livro que vai te fazer sofrer. Você vai querer pegar a personagem no colo e ao mesmo tempo vai te fazer pensar e repensar em quantas pessoas passam por isso ao seu redor, e muitas vezes você não fez nada. Como já disse outras vezes vou repetir aqui: NUNCA JULGUE uma pessoa que saiu ou está em um relacionamento abusivo, somente ela sabe o que passa/passou. Então NÃO JULGUE, AJUDE!

Fonte: http://prbmulher10.com.br/tambemeviolencia-3-em-cada-5-mulheres-sao-vitimas-de-relacionamento-abusivo/








4 comentários:

  1. Livro interessante e super importante. Falar de abuso contra as mulheres é muito bom, pois a quantidade que sobre com iusso é muito grande. Na adolescencia eu acho que é muito mais porque as meninas não sabem direito o que é e o que não é abuso. Precisamos discutir muito isso para que todas fiquem espertam e acabem com um relacionamento assim logo no começo. Muito bom que tocou nesse assunto. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Que resenha maravilhosa!
    Ainda não li nada dessa autora, mas estou com muita vontade de ler esse e A lista negra.
    Pelo visto ela aborda temas fortes, mas que são extremamentes necessários.
    Sinto que vou me emocionar com essa história.
    E que possamos falar, ficar atentas e ajudar todas que passam por qualquer situação parecida.
    E essa capa é muito linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, obrigada pela indicação, por me escutar, porque precisei desabafar muito durante a leitura.
    Esse livro mexeu muito comigo, não tenho costume de me colocar no lugar da personagem, mas realmente é impossível não pensar nas nossas crianças, meus medos são os mesmos seus...
    Quanto ao final, dei as 5 estrelas, mesmo achando o final corrido, senti falta de um pouco mais, mas acho que a mensagem que ela queria passar foi muito bem passada, todas etapas do relacionamento, o resto ficou meio que na minha imaginação rsrs.
    Ele é meu queridinho, já indiquei pra todo mundo, minha filha também vai ter o dela, assim que tiver idade apropriada.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Que resenha é essa? Meu Deus!!! Já quero esse livro em minha estante... Nunca li nada dessa autora e nem livros assim tão fortes, acho muito legal autoras que abordam esse tipo de tema...

    ResponderExcluir