Resenha: A Princesa Salva A Si Mesma Neste Livro - Amanda Lovelace


Título: A Princesa Salva A Si Mesma Neste Livro
Autora: Amanda Lovelace
Editora Leya
Páginas: 208
Compre: Aqui

Amor e empoderamento em versos que levam os contos de fada à realidade feminina do século XXI.A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea. É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público.Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes ('A princesa', 'A donzela', 'A rainha' e 'Você'), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito.





“a princesa
pulou da
torre
& ela
aprendeu
que podia
voar
desde o começo.
— ela nunca precisou daquelas asas.”

A Princesa Salva a si Mesma foi mais um dos livros que cutucou a ferida. Em forma de poema a autora aborda  diversos temas e consegue com uma escrita fluída prender o leitor logo nas primeiras páginas.

A capa desse livro é linda, e assim que vi foi amor a primeira vista. A editora caprichou não só na capa, como também na diagramação e na tradução e revisão.



O livro foi dividido em quatro partes; A princesa, A donzela, A rainha e Você. Durante cada parte a autora conta uma história que mostra uma princesa presa na torre e que se transformou na rainha dona da porra toda. Na última parte 'Você', Amanda consegue escrever diretamente ao leitor, onde vai fazer você sentir ainda mais a história.

Amanda Lovelace aborda diversos temas como abusos, luto, preconceito, bullying, dor, redenção, empoderamento entre outros, tudo de uma forma que vai te prendendo e te puxando pra dentro da história.

“você podenão ter deixado (muitas) manchas roxasna minha pele,mas deixou manchasroxas escuras gigantespor todaminha alma— ainda me pergunto quem eu deveria ter sido.”


Durante a leitura em muitos momentos eu senti aquilo que estava dormente a muito tempo, revivi coisas que não queria mais reviver, mas acima de tudo senti que posso vencer e que não estou sozinha, mesmo que seja com uma pessoa como a autora que não conheço pessoalmente, mas que sabe alguns dos sentimentos que tenho/tive.



Acredito que durante a leitura todo leitor em algum momento vai sentir, talvez em um poema ou vários, parece muitas vezes que o poema foi seu grito preso que a autora colocou no papel. Em muitos momentos durante a leitura eu pensava em alguém ou algo que passou na minha vida e o quanto aquilo se encaixava. Engraçado como tem livro que parecessem que contam a nossa história, mesmo sendo de outra pessoa.

E a autora acaba o livro com gostinho de quero mais, mostrando que é a dona da porra da toda da vida dela, mas que nem por isso ela é perfeita. Ela ainda tem seus medos e receios e cada momento é uma batalha pra superar isso. Um livro com uma escrita jovem e com problemas antigos e atuais, é aquele livro que  vou guardar para futuramente minha filha ler e com certeza ele já tem seu cantinho no meu coração.



Eu sinceramente nem sei como falar desse livro, como me expressar de uma forma que eu possa mostrar o que realmente sentir. Então só faço uma recomendação: LEIAM e SINTAM! Sintam aquilo que estava adormecido, aquilo que está entalado na garganta, mas também sinta que você é capaz de vencer e que não está sozinha.





7 comentários:

  1. Que resenha linda!
    Li esse livro e gostei muito.
    Os versos são simples, mas são tão intensos e reais que deixaram meu coração apertado.
    Acredito que todos vão se identificar em pelo algum verso...
    Realmente é só lendo e sentindo pra saber.
    Amei a parte Você, senti como se ela estivesse conversando comigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho um amor enorme por esse livro, é um livro de cabeceira, que sempre dou uma lidinha.
    Gostei muito da resenha, da indicação.
    Love U!

    ResponderExcluir
  3. Raquel, que lindo! Eu não tinha lido nada desse livro. Minha filha está louca por ele e me pede todo dia. Agora eu também fiquei louca por ele rsrsrs. Vou ter que comprar! Bjus

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de ler, já ouvi maravilhas sobre a escrita da autora e como os temas que ela aborda são importantes e atuais. Pude ver pelos trechos que tu selecionou e pela resenha que é uma leitura bastante intensa e forte, até difícil as vezes, mas que de alguma forma transforma algo dentro de nós. Com certeza não seremos os mesmos depois desses poemas.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raquel!
    A Princesa Salva A Si Mesma parece ser um livro daqueles, hein?! Inesquecíveis, que toca prufundamente...
    Confesso que faz tempo que li um livro de poema, mas já estou adicionando esse livro na minha lista de leitura!
    Amei o primeiro poema da princesa e as asas! ❤
    Enfim, valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente não gosto do livro pelo fato dele ser poesia e poemas porque eu não sou tão apegada a esse tipo de literatura mas eu gostei muito do fato de ser um livro bem feminista e isso me fez ter vontade imensa de conferir a leitura mais breve possível

    ResponderExcluir
  7. Raquel!
    Fico totalmente encantada com livros de poesia e quando são bem escritas e definidas, ainda mais.
    Deve ser um livro forte e que enaltece o empoderamento feminino.
    Fiquei curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir