Resenha: Não Chore, Não - Mary Kubica

Título: Não Chore, Não
Autora: Mary Kubica
Editora Planeta dos Livros Brasil
Páginas: 304 
Compre: Aqui


No centro de Chicago, a jovem Esther Vaughan desaparece de seu apartamento sem deixar vestígios. Uma carta sombria dirigida a “Meu bem” é achada entre seus pertences, deixando sua colega de apartamento, Quinn Collins, se perguntando onde a amiga estaria e se ela era – ou não – a pessoa que Quinn achava que conhecia.
Enquanto isso, em uma pequena cidade de porto de Michigan, uma mulher misteriosa aparece no tranquilo café onde Alex Gallo trabalha lavando pratos. Ele é atraído imediatamente pelo seu charme e beleza, mas o que começa como uma paixão inofensiva rapidamente se transforma em algo mais sinistro…











"Em retrospecto, eu deveria ter adivinhado logo que algo não estava certo. O estrondo no meio da noite, a janela aberta, a cama vazia. Mais tarde, culpei uma porção de coisas por minha indiferença, desde uma dor de cabeça, passando pela fadiga até a estupidez galopante. Mas ainda assim. Eu deveria saber no mesmo instante que algo não estava certo." 

Não Chore, Não é o mais recente lançamento da autora Mary Kubica aqui no brasil e o terceiro livro publicado pela Editora Planeta, nesse livro vamos tentar desvendar o misterioso sumiço de Esther.

O livro tem ínicio com Quinn, colega de quarto de Esther acordando sozinha e após um período de espera percebe que sua colega desapareceu, com isso ela entra na dúvida do que fazer e começa a se julgar por não ter reparado antes que a amiga tinha sumido e não somente ido dar uma volta.

E logo no capítulo seguinte conhecemos Alex, um rapaz que vive em uma pequena cidade e trabalha em uma lanchonete local, sem amigos e morando somente com pai alcoólatra. Após ser abandonado pela mãe ainda na infância, a vida dele é simplesmente um tédio, até a chegada de uma nova garota na cidade Pearl, essa que ele fica fascinado e quer descobrir tudo sobre ela.

"É difícil seguir em frente quando você mal consegue entender o que deixou para trás, ou o que deixou você para trás. Minha própria mãe já se foi há treze anos e não passa um dia sem que eu me sinta mal por isso.

E durante a história conhecemos diversos outros personagens, alguns muito significativo para a trama, outros que você fica simplesmente se perguntando qual é a diferença dele ali. No enredo a autora vai deixando algumas pistas sobre o sumiço de Esther, cartas aparecem e outros detalhes vão ficando no ar. O mistério em si eu descobri rapidamente, porém não foi isso que  me fez ficar em cima do muro com esse livro.

Com a história contada em primeira pessoa  o livro intercala entre Alex e Quinn, e durante todo o enredo que deveria prender a gente pra descobrir o que realmente aconteceu com Esther, nos vemos em diversas divagações, o que deixa o livro massante e o suspense monótomo. A capa do livro é um show a parte e foi o que realmente me chamou atenção desde o principio, a diagramação como sempre está linda e durante a leitura não encontrei nenhum erro ortográfico.



Acredito que se o livro tivesse um foco diferente, reduzindo principalmente nas divagações dos personagens eu teria adorado a leitura. Fiquei aproximadamente uma semana lendo esse livro, pra somente nas últimas 100 páginas eu senti alguma conexão com a história e só lá pras últimas 80/70 páginas eu quis ler sem parar. A escrita da autora se tivesse menos detalhes e mais foco na trama seria ótima, mas com tantos detalhes desnecessários acabou se tornando uma leitura tediosa e arrastada.

"Pearl não sabe que estou aqui. Rondando à distância, completamente oculto pela grossa neblina e pelos galhos de densos arbustos, eu a vejo levar a pá de jardim ao solo e começar a cavar." 

Não posso dizer que o livro no final não me surpreendeu, como disse a pouco, o final me deixou presa na leitura e a forma que algumas revelações foram feitas foram sensacionais, deixando você de boca aberta com um certo acontecimento, porém chegar até essa parte que foi o problema. Dei 2.5 estrelas no Skoob, porém  aqui por não ter meia estrela vou arredondar para  estrelas.

Não Chore, Não é um livro que vai fazer você ter um misto de emoções e vai te fazer questionar até mesmo quem é seu verdadeiro amigo, deixando um toque de suspense no ar esse enredo vai te fazer chorar, ou não. Não descarto futuras leitura da autora porque na verdade tenho interesse em outros livros dela, então recomendo que você leia e tire as suas próprias conclusões.





10 comentários:

  1. Oi, Raquel,

    Acredito que, em livros como esse, os pontos de vistas alternados, são fundamentais e primordiais. Até mesmo para situar o leitor melhor e nos encarregar

    Ir descobrindo todas as revelações, juntamente, com os personagens, é fantástico. Acredito que a força das descobertas são maiores.

    Apesar de ter lido um livro da autora (A Desconhecida) e não ter gostado muito (esperava mais), a proposta desse livro me ganhou rapidamente. E, com certeza quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Oiee Raquel!
    É uma pena a leitura só fluir mais pro final do livro.
    Confesso que não costumo ler livros com essa pegada de mistério, não por não gostar, mas por falta de costume mesmo. Como esse só recebeu três estrelas não pretendo ler, melhor deixar pra um que valha todas as estrelas.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a autora, li A garota perfeita e amei.
    E a proposta desse também me agrada.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Não é um gênero que me agrada, então já descartaria a leitura desse livro por aí. Mas aí vem uma narrativa que me parece bem cansativa e esse mistério parece não ser tão instigante.
    A capa é bonita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse genero me agrada. Gosto do misterio, da tensão. Quero muito ler. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel!
    Que pena que você não apreciou tanto a leitura de Não chore, Não... Realmente, um suspense que não te prende é mesmo difícil de gostar, provavelmente foi por causa desses detalhes desnecessários que você citou... Eu sinseramente não fiquei interessada em descobrir o que aconteceu com Esther, se a Quinn conseguirá desvendar esse mistério ou não... Por isso, eu não leria esse livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Realmente este livro nos prende de cara com essa capa, gosto muito de livros do gênero e já havia anotado na lista de desejados esse, e agora ainda mais por sua resenha, achei interessante mencionar com essa " demora" para desenrolar a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    Uma pena ver um livro com um plot tão bom que poderia ser bem desenvolvido, ter se tornado uma leitura monótona e ainda mais ser te fazer envolver com as personagens e com a história.
    Pelo menos o final foi surpreendente.
    Nada mais a dizer…
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Estava com muita expectativa com esse livro, ainda vou ler, mas já estou preparada.
    Suspense não é um gênero que dá pra ter divagações de personagem,detalhes desnecessários...
    Que bom que pelo menos o final foi surpreendente.

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel,
    Tenho muita curiosidade em ler os livros de Mary Kubica, pois além das histórias parecerem interessantes as capas chamam atenção. Quinn se sente um pouco culpada com o que aconteceu e isso é bem normal, pois quem não ficaria na mesma situação? Não sei como é a relação entre as amigas, mas fica claro que Esther tem alguns segredos. A trama em si tem muito potencial, pois o mistério a respeito do desaparecimento de Esther é algo que intriga o leitor. Mas fiquei confusa com a outra parte da história, onde a autora introduz Alex e como isso se relacionará ao plot principal. Apesar da história ter deixado um pouco a desejar, ainda quero conhecer a escrita da autora, mas talvez eu escolha outro de seus livros para isso.

    ResponderExcluir