Resenha: Literalmente - Lucy Keating

Título: Literalmente
Autora: Lucy Keating
Editora: Globo Alt
Páginas: 208
Compre: Aqui


E SE A VIDA PERFEITA JÁ ESTIVESSE ESCRITA PARA VOCÊ?
Annabelle leva uma vida perfeitamente sob controle. Ela tem amigos, segue sua rotina à risca, está prestes a se formar e mora com os pais e o irmão mais velho em uma casa que ama.
Mas as coisas começam a fugir do controle quando Lucy Keating, autora best-seller de livros juvenis, vai à sua escola falar sobre seu novo romance e, curiosamente, passa a descrever a vida de Annabelle.
Logo fica claro que Annabelle é a mais nova protagonista da história de Lucy e, de súbito, o relacionamento de seus pais não parece mais tão perfeito, a casa que tanto ama corre sérios riscos de ser vendida, Will — um aluno transferido que parece literalmente feito para ela — não é mais tão interessante e Elliot, o melhor amigo de seu irmão, passa a ser algo mais que apenas um coadjuvante em sua história.
Lucy Keating pode ter um plano para ela. Mas Annabelle está disposta a escrever sua própria história.




Olá leitores!
Hoje a resenha é sobre um livro que me surpreendeu bastante. A história nada mais nada menos de uma personagem literária que descobre que a vida dela está sendo escrita? Meio confuso, não? Mas te garanto que nessa resenha te explico o porque você tem que ler essa história que me fisgou nos primeiros capítulos. Vamos lá conferir a resenha.

"Os triângulos amorosos são uma marca registrada da Lucy Keating! Ela nunca escreveu um livro que não tivesse um."

Literalmente é um livro da autora Lucy Keating, lançamento de julho da editora Globo Alt. A editora já publicou outro livro da autora que é O Garoto dos Meus Sonhos, eu já li e tinha achado super fofo e de uma criatividade que só essa autora tem. Sabendo que esse livro ia ter uma pitada de loucura da Lucy eu já fui preparada para a leitura, só não imagina embarcar na loucura de Lucy tão depressa. Já nas primeiras páginas me vi fisgada pela história.



A história começa com o leitor sendo apresentando a Anabelle protagonista da história e a sua família. Anabelle tem tudo sob controle, tem a mania de fazer tabelas e de limpeza. Na vida dela tudo ia muito bem até tudo começar a desmoronar. Tudo começa a dar errado quando na escola de Anabelle a autora Lucy Keating chega para falar sobre livros, e para sua surpresa a nova história da autora é nada mais nada menos que a vida dela. Anabelle vai querer saber onde tudo é real e até onde Lucy interfere na sua história. Anabelle vai querer respostas e vai querer poder escrever a sua própria história.

"Minha vida está repleta de TKS porque minha vida não me pertence. Minha vida pertence a Lucy Keating."


Sabe aquele livro que você pega sem pretensão nenhuma que vá gostar da história e já surpreendida nas primeiras páginas? Então, foi assim com Literalmente. Já tinha lido o outro livro da autora lançado pela Globo Alt e só lembro de ser fofo e que a autora tem a imaginação a mil. A autora consegue se descrever na história e descrever o personagem pensando e querendo tomar rumos diferentes que a autora queria. Nossa foi muito louco está na mente da autora e de seus personagens, adorei a sacada da autora.

Apesar da autora também está na história, o foco principal é Anabelle querendo desvendar esse mistério que ela é um personagem e querendo saber se o que ela sente por Will é verdade. Como acreditar se ama de verdade alguém quando você sabe que a autora escreveu Will para ser seu par ideal?  Anabelle vai ter dúvidas, e no meio disso ainda tem Elliot melhor amigo do seu irmão por quem ela também está tendo sentimentos. Anabelle está na verdadeira sinuca de bico.


Sim, o livro tem um triângulo amoroso básico, que muitas amam e outras odeiam, mas essa é a marca registrada da autora. Nesse triângulo amoroso você não vai passar raiva, os dois vão conquistar seu coração de alguma forma. Elliot é o amigo do irmão, que só sabe irritar Anabelle, do outro lado tem Will o garoto novo no colégio, lindo e super gente boa. Você vai ficar na dúvida igual a Anabele e vai descobrir junto com ela qual é o seu verdadeiro amor.

Anabelle foi uma mocinha que gostei bastante. Ela apesar de estar em dúvida de quem é seu verdadeiro amor, Anabelle é uma mocinha amiga, engraçada e que ama a família. Simpatizei com ela logo de cara e quis entrar nesse livro nem que eu fosse o personagem secundário, como sua melhor amiga.

"Eu tinha tudo sobre controle. E agora eu não sei de mais nada. Não sei o que é real."

Falando de personagens secundários não posso deixar de citar a família de Anabelle que apesar de estar passando momentos difíceis são uns amores e a melhor amiga de Anabelle que toda protagonista tem que ter. Adorei todos os personagens, até mesmo Napoleão o cachorro maluco da família.

Apesar de ter uma romance como pano de fundo na história a autora também fala sobre processo editorial, fala de revisão, fala bastante de como é escrever um livro. Eu sinceramente adorei essa parte na história e quando acabei de ler fui correndo indicar no grupo não só para os leitores , mas também para autores. Eu sinceramente acho que esse livro é uma leitura obrigatória para quem é autor ou pretende escrever um livro.


A capa a editora manteve a mesma de lá de fora e eu adorei, achei muito fofa essa capa. O livro é escrito em primeira pessoa pelo ponto de vista de Anabelle, então vamos descobrindo junto com ela todo o mistério de como é ser um personagem literário. O livro tem só 200 páginas e capítulos curtos, então você ler numa sentada só. Terminei essa belezinha em 2 dias e no final fiquei me perguntando: e agora, como estão esses personagens? Será que a autora vai escrever mais sobre Anabbele? Eu gostaria muito que a história de Anabelle não acabasse.

"Você não pode passar a vida sempre se preocupando com dez passos à frente. Não pode esperar que nada real ou incrível aconteça com você se não arriscar." 

Indico Literalmente para jovens leitores, autores e para você leitor que quer uma leitura leve e rápida. Adorei a leitura e até agora é o meu favorito da autora. O que você faria se descobrisse ser protagonista de um livro? Tentaria mudar a história? Leia e se divertam com Literalmente, eu amei e recomendo apara todas as Malucas por Romances.




8 comentários:

  1. A premissa é totalmente inovadora e chamativa.

    Descobrir - juntamente com a personagem - o que está destinado para a mesma, é no mínimo, inusitado e incrivelmente envolvente, por o leitor ter um vislumbre do que a autora tem a oferecer nessa história nem um pouco comum.

    A introdução do triângulo amoroso só me faz querer lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Que doido, e legal ao mesmo tempo essa história KKK diferente a autora também participar do livro, e como uma personagem que tem grande importância não é?
    Particularmente, Anabelle meio neurótica, maaas, é nítido que a personagem vai mudando no decorrer da história.
    Não, não gosto de triângulos amorosos, não gosto de escolher lados, mais já estou aqui torcendo para um determinado personagem aí KKK
    Que bom que te conquistou, não esperava grandes coisas da história e me surpreendi.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estava achando tudo o máximo, até ler triangulo kkkkkk
    Parece muito interessante, deve ser louco você ter sua vida bagunçada assim, mas acho que vou passar muita raiva, quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  4. Que coisa doida! adorei isso. Queria muito ter um livro que mexesse com a minha vida. Ia ser muito envolvente. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa, gostei desse livro. Tem uma premissa ótima e gostei muito dessa ideia que autora fez de se coloca no livro e ainda criar um personagem dentro dele junto com ela, acho que foi bem louco mesmo.. Espero poder ler porque a curiosidade esta a mil sobre ele..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Literalmente é aquele tipo de livro onde o autor usa da realidade nua e crua para criar sua história. Anabelle poderia ser qualquer pessoa que, de repente, tem a verdade sobre sua vida exposta e jogada na sua cara. Mas até que ponto o que ela vive é real? A premissa desse livro me lembrou dois filmes (Show de Truman e Mais Estranho que a Ficção) e acho a ideia genial. Anabelle ao se deparar com o que Lucy Keating está descrevendo entra em conflito e quem não entraria? Agora basta saber se ela é fruto da nova criação da autora ou tudo não passa de coincidência. A única coisa que me deixou com o pé atrás é o triângulo amoroso, pois não gosto. Ainda assim, parece ser uma recomendação bem válida, principalmente para quem está passando ou pretende passar por um processo de escrita.

    ResponderExcluir
  7. Ana!
    Gosto de romances clichês e achei inédito o enredo, que deixa o leitor na dúvida se tudo é imaginário ou real na vida da protagonista.
    Que a semana seja abençoada!
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes..” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Gente que trama meia doida, adorei haha
    Gosto quando a autora tem uma imaginação a mil, nos traz tramas muito divertidas.
    Eu sou aquela que adora triangulo amoroso e amei saber que tem um neste livro!
    Amo quando personagens secundários, ainda mais quando é família.
    Amei a resenha e a dica!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir