Resenha: Pressa De Ser Feliz - Crônicas De Um Ansioso - Matheus Rocha

Título: Pressa De Ser Feliz - Crônicas De Um Ansioso 
Autoras: Matheus Rocha
Editora: Planeta de Livros Brasil - Selo Outro Planeta
Páginas: 208
Compre: Aqui



Textos inéditos do autor do blog Neologismo: o cotidiano de alguém que sabe ser feliz
apesar da ansiedade.
Matheus Rocha, autor do blog Neologismo, gosta de falar sobre a vida. E a vida tem dessas coisas: paixões, relacionamentos desencontrados e amores que marcam o coração. Ele acha, de verdade, que esse mundo pode ser um lugar bem legal pra se viver, e sonha em abraçar as pessoas por meio de suas palavras.
Em Pressa de ser feliz, reuniu crônicas do cotidiano de um ansioso. É a experiência de alguém que, como todo mundo,
aprende pouco a pouco a lidar com as loucuras da vida e com a urgência da felicidade.







"Aparentemente, a vida não foi feita para os ansiosos. Ela requer, como eu disse, um nível de autocontrole que ainda estou aprendendo a ter. Sou intenso demais. Eu só não sei se esse é um grave defeito ou minha maior qualidade"

Infelizmente hoje em dia acho que ainda temos um tabu muito grande em falar sobre qualquer problema psicológico, mesmo sendo assunto que atualmente é muito mais abordado na mídia.

Nesse livro o Matheus de uma forma simples abordou a ansiedade, como uma espécie de diário, em alguns momentos da leitura senti que estava lendo algo que acontece comigo. Eu sofro de ansiedade e depressão, e a forma que o Matheus falou sobre a ansiedade me deixou em partes feliz e em outras triste, porque ao mesmo tempo que sei que muitas outras pessoas tem ansiedade, também fico triste porque não é algo que desejo pra ninguém.


Prazer, este sou eu.E, por mais que pra muita gente isso não signifique nada, pra mim vale tudo.

A ansiedade, assim como outras doenças psicológicas é um transtorno sério e que merece ser discutido e desmistificado. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas da patologia.

Os traços da doença podem aparecer em qualquer fase da vida, como na adolescência, período marcado por transições, experiências e complicações. Conforme dados da pesquisa conduzida por Fernando R. Asbahr, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, aproximadamente 10% de todas as crianças e adolescentes sofrerão algum tipo de transtorno de ansiedade.

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas nesta quinta-feira, 23, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Pesam nesse cenário, dizem especialistas, fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades. 



O livro foi escrito em forma de crônicas, todo em primeira pessoa e de uma forma que faz você se conectar desde a primeira página. A edição desse livro tá linda, além de uma capa maravilhosa, a parte interna do livro tem ilustrações que só deixa o livro ainda mais bonito e intenso. A escrita é tão simples que senti muitas vezes lendo um diário de uma pessoa conhecida.

Matheus dividiu o livro em três partes COMEÇOS, MEIOS e FINS. O autor aborda ansiedade em diversas partes da nossa vida, como relacionamento, trabalho, família, amigos. No início de cada parte ele faz uma lista que está ajudando ele combater ansiedade e que pode ser de grande auxílio pra gente que tem também. Porém esse livro não foi escrito só pra quem tem ansiedade, muito pelo contrário, ele é escrito pra todos que tenham interesse no assunto e que de uma forma simples e dinâmica vai fazer você entender um pouco mais dos conflitos cotidianos de um ansioso.

"...Viver não é só sorrir. Viver, é, também, ficar em silêncio. Ainda que cheio de barulho por dentro. E tudo bem. Isso não quer dizer que você não é feliz. A felicidade tem um conceito deturpado que, se a gente observar bem, já é feliz e nem sabe. Ou finge que não. Ou pensa que não. Ou se confunde. Para ser sincero... estamos todos confusos. Até as certezas absolutas podem mudar. Nada, no fim das contas, é tão absoluto assim."
Acredito que eu estou desabafando mais aqui no blog e com amigos do que com minha própria família, infelizmente não tenho coragem de abordar esse tipo assunto com qualquer pessoa. Tenho muitas pessoas ao meu redor que acham que ansiedade é frescura, e não só aquelas que convivem comigo, mas em todo mundo acho que esse é um tema um tanto difícil de ser abordado sem julgamentos ou com vários dedos apontados e mostrando o quanto a culpa é sua, mesmo que você não tenha culpa de nada.

Eu comecei essa resenha várias vezes, e não imaginava que fosse tão difícil de falar sobre ansiedade, por ser exatamente algo do que sinto diariamente, mas muito pelo contrário, tá sendo mais difícil que pensei.  Estou aqui escrevendo e com todas as minhas neuras apitando kkk.

Esse foi aquele livro que acabei e abracei ele, queria muito que esse abraço fosse repassado pra todos que tem ansiedade ou que convivem com pessoas que tem. Sei que não é fácil e sei o quanto algo tão simples pode se tornar mais, muito mais. Nossa cabeça não para um minuto, e todo esse conflito afeta todos os âmbitos da nossa vida.

"Quando não há mais para onde afundar, o fundo do poço se torna trampolim. Dali, a gente só pega impulso para chegar no topo e nocautear as adversidades." 

Eu sinceramente recomendo que se você suspeita que tem ansiedade não se cale, sei o quanto é difícil falar, mas não falar torna tudo ainda pior. Não sou especialista no assunto e muito menos sei o que cada um tá passando no momento, mas mesmo com todas minhas neuras eu tô aqui sempre disponível, nem que seja pra você poder desabafar tô aqui. Então, se sentir que precisa gritar fique à vontade pra me chamar. Acabo essa resenha em lágrimas, mas na esperança de que possa ter ajudado alguém de alguma forma, nem que seja pra você saber que não está sozinha(o) nessa luta.













10 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    Não gosto de ler livros com esse formato de diário ou de carta, mas acredito que assim, a leitura se torna mais íntima.

    O livro é com toda certeza muito eficaz, por o mesmo ter um objetivo a ser transmitido e alcançado.

    Para melhor compreensão do assunto, acredito que, pra mim, seria um livro muito viável.

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel,
    Lá vou eu mais uma vez dizer que não sou muita fã de crônicas, mas, felizmente, mais uma vez estou sendo surpreendida por um conteúdo tão interessante e em um gênero que não tenho costume de ler. Quebrar tabus é do que precisamos, pois ao contrário nunca poderemos expressar ou relatar temas importantes como a ansiedade. O autor demonstra muito tato para conseguir expressar o sentimento de uma forma tão real e isso, para o leitor, é muito importante. Fiquei chocada com a taxa de pessoas que sofrem da doença no nosso país e, realmente, analisado todos os problemas enfrentados pelos brasileiros é compreensível o porque desse número ser tão grande. Que bom que você conseguiu aproveitar essa leitura e te entendo sobre não conseguir se abrir com a família. Foi uma recomendação bem vinda e espero que este livro funcione para outros leitores como funcionou para você.

    ResponderExcluir
  3. Nossa me fez chorar, seu desabafo em sua resenha me emocionou e deixou feliz em saber que vc sente essa liberdade e confiança em desabafar sobre um assunto tão delicado aqui com seus seguidores do blog, sei de perto que a ansiedade e depressão não são brincadeira nem frescura, é um problema , um desafio diário para quem enfrenta , e que muitas vezes quem está com um sorriso estampado no rosto a todos os momentos pode esconder um coração quebrado e um psicológico que não consegue suportar o peso da vida, ansiedade e depressão são um problema, e se esse livro ajudar pelo menos uma pessoa a compreender que se pode conviver com esse problema, que é mais comum do que parece, que podemos nos ajudar conversando e desabafando nem que seja com amigos virtuais,ficarei ainda mais feliz em apreciar á leitura para mim a leitura é uma terapia.....
    #saudadeskatylutoeterno.

    ResponderExcluir
  4. Preciso desse livro com urgência!
    Amei os quotes selecionados, e acho incrível abordar esse tema em forma de crônicas. Deixa mais leve...
    Raquel, jamais pense que o que sente é frescura, pois não é.
    Sua resenha está linda!
    E se é aqui que consegue verbalizar todas as palavras contidas, não exite.

    Beijos e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gosto desse tipo de leitura, onde posso encontrar pontos de minha ansiedade e me sentir menos culpada com isso rsrsrs. Nesse tempo dificil é bom saber que não sou apenas eu a desabafar mais com amigos que com a familia. Me interesei em ver o blog do Matheus alem do livro. Bjus.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Esse livro me prendeu atenção pelo assunto abordado, ansiedade define a minha pessoa...
    Gostaria mto de ler e conhecer mais sobre o trabalho do autor, já se tornou um dos meus livros desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ahh, tô doida pro meu chegar!! Adoro suas indicações!
    Só quem sofre de ansiedade sabe como é difícil, infelizmente, muitos acham que é frescura.
    Adorei os quotes que vc escolheu.
    Oh, estou sempre aqui por você <3

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    Nunca soube o que é ansiedade e nem imagino o que passa uma pessoa que sofre desse transtorno, porque deve ser bem complicado.
    Como psicóloga gostaria muito de fazer a leitura para ver a abordagem do autor.
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Não sou tão fã de poesia mas o livro Parece ser bem interessante eu realmente vou pensar se dou uma chance ou não mas é aquela coisa é totalmente fora da minha zona de conforto

    ResponderExcluir
  10. Olá Raquel,

    Gostei muito da sua dica, sou uma pessoa muito ansiosa, esse título já resume minha vida, sempre tive e tenho pressa para que as coisas aconteçam, e isso é realmente muio ruim. Acho que livros assim devem ser escritos para ajudar pessoas, gostei muito que ele traga dicas para amenizar um pouco a ansiedade. Também escrevo para blogs, e realmente muitas vezes é mais fácil escrever aqui o que sentimos do que nos abrir para pessoas mais próximas, como nossos familiares, é lindo de sua parte se oferecer a ajudar, parabéns. Ótima dica, com certeza irei conferir a obra. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir