Resenha: Tudo Nela Brilha e Queima - Poemas de Luta e Amor - Ryane Leão

Título: Tudo Nela Brilha e Queima - Poemas de Luta e Amor
Autora: Ryane Leão
Editora Planeta
Páginas: 192
Compre: Aqui



Estreia em livro de Ryane Leão, criadora da página onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. 'a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.'






"é tão delicada a linha entre lembrar e esquecer que muitas vezes pra te apagar sem querer te trago de volta a vida"
Tudo Nela Brilha e Queima  simplesmente veio pra ficar e ter um lugar cativo no meu coração. Eu não tenho costume de reler livros, mas esse em menos de uma semana já li e reli, e em cada uma das vezes senti como uma experiência única.

Uma das coisas que considero mais difícil é falar de um livro que amo, porque sempre vou procurar palavras e não vou encontrar nada que seja bom o suficiente pra representar o livro, é como se nada pudesse transmitir um terço das emoções que senti durante a leitura. E com esse livro vai ser exatamente assim, nada que eu fale aqui será capaz de transmitir as emoções que senti. Vou tentar, mas se você achar que tá tudo uma confusão já deixa eu avisar que tô meio dopada porque tô com dor de dente, então coloca a culpa nos remédios kkkkk.

"mulher, padrões só existem pra gente quebrar."
A autora Ryane Leão tem uma página no facebook simplesmente maravilhosa, que é Onde Jazz Meu Coração. Ryane Leão já escreve em blogs autorais a mais de dez anos e recita seus poemas em Saraus e Slams. Esse é o primeiro livro publicado e eu já tô aqui perguntando quando sai o próximo.

"parece que sou uma planta e me arrancaram da terra com força violenta e me apalparam e tatearam sem consentimento esqueceram que tenho raízes"
Nesse livro vamos encontrar poemas de empoderamento, amor, paixão, dor e superação, família, mágoas, relacionamentos abusivos e muito mais. É tão difícil falar dele, porque acredito que vai ter um poema que vai mexer com cada um de forma diferente, são poemas intensos e que sempre mostram as lutas diárias das mulheres, e muitas vezes palavras de consolo para nós também.



O trabalho da editora como sempre está lindo e com uma capa e diagramação impecável, o que só torna esse livro ainda mais querido. Como se não fosse impactante o suficiente dentro do livro ainda temos algumas ilustrações da Laura Athayde, o que só deixa o livro ainda mais lacrador.

"repetirei quantas vezes for preciso que a sua casa é você mesma"
Quando li a primeira vez senti que cada poema estava cutucando todas as feridas, e até aquelas já cicatrizadas foram abertas. Me vi diversas vezes olhando pro nada pelo simples fato de ter lidos palavras tão intensas, eu me senti rasgada por completo, como em tempos um livro não fazia comigo. Já na quarta quando reli foi como se outra pessoa tivesse lendo, conseguir ler e encerrar a releitura com um sorriso no rosto, foi uma espécie de vitória. Quando acabei de ler senti que essa leitura de sexta era o que realmente eu estava precisando, era algo que precisa me bater na cara e me lembrar que ainda tô viva. Na sexta-feira eu tava precisando me reerguer e na quarta- feira eu reli pra me manter de pé.
"se você deslizar o dedo por entre as minhas veias vai saber que foi foda chegar até aqui mas que continuo pulsando que estou mais viva do que nunca"
Pode até parecer loucura o que estou falando, mas não sinto que estou fazendo uma resenha hoje e sim um desabafo, e ao mesmo tempo um agradecimento, porque esse livro mexeu tanto comigo que fez acordar o que estava adormecido. Tudo Nela Brilha e Queima é um livro que recomendo pra todas as mulheres, simplesmente leiam e se deixem sentir por cada verso e cada palavra nesse livro.










8 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    Ainda não o li, mas o que se destaca e chama atenção do leitor, são os sentimentos indiscutíveis por trás de cada palavra, no qual dá enfoque em tais temas temas fortes, que têm seu papel fundamental na construção dos mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Raquel que liro mais lindo!!
    Eu só tinha ouvido flar dle mas nunca tinha lido nd sobre, eu amei!
    Capa linda, já qro pelo fato de mexer com os sentimentos do leitor, achei um máximo isso.
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Participando, compartilhando e torcendo para ganhar o sorteio:
    https://www.facebook.com/RogerioAA71/posts/214090325856962

    ResponderExcluir
  4. Caraca, me faltam palavras para comentar. Se tivesse uma livraria perto de mim agora, eu definitivamente iria comprar o livro imediatamente. Só as citações que você colocou na resenha já sensibilizaram meu coração. Depois de ler aqui fui procurar pela página da autora no Facebook, quanta coisa linda que ela escreve. Trata de assuntos profundos e intensos de uma maneira linda e sensível. Simplesmente AMEI, e com certeza lerei este livro o quanto antes.

    ResponderExcluir
  5. O livro me fisgou só pela sinopse e, se eu visse em uma livraria, compraria só pela capa, que achei maravilhosa!!! Te entendo completamente com relação a não conseguir expressar os seus sentimentos com relação a um livro que ama! Eu sempre sinto isso, quando vou tentar expressar os meus sentimentos pelo livro! Haha. Ai, amo poemas, ainda mais quando eles são profundos e mexem com o seu ser, bem fundo mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Que máximo! Não conhecia o livro e nem a página. Eu amo poesias e parabenizo quem as escreve. Nos dias atuais é muito dificil ouvir falar de novos poetas. Parabenizo tambem a vc Ana por compartilhar esse tipo de leitura. Está faltando jovens que leiam e sintam as emoções que uma poesia me traz. Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel,
    Poemas já carregam um peso maior em palavras e mensagens (talvez por serem mesmo algo mais cru), mas quando eles tem o empoderamento, relacionamento abusivo e outros temas de grande valor, o peso das palavras tem um impacto muito maior. Não conheço Ryane Leão, na verdade, é a primeira vez que vejo algo sobre a autora, mas ela conseguiu chamar minha atenção. Se é de voz que precisamos para sermos encorajadas, respeitadas e valorizadas que esta seja ouvida através de trabalhos como este. Eu, simplesmente, amei a capa e parabenizo a editora pelo trabalho.

    ResponderExcluir