Autora: Lola Salgado
Editora: Harlequin Books
Páginas: 256
Compre: Aqui
Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.
Olá, leitores!
Hoje trago para vocês mais uma resenha de livro nacional. É o meu primeiro contato com a autora e confesso que gostei bastante. Gosta de comédia romântica e de romances clichês? Então você não pode deixar de conferir a resenha, ainda mais se você for uma escorpiana.
"Na internet, todo mundo quer ver a vida perfeita que adorariam ter pra si. E não sou eu quem vai arruinar essa ilusão. Ah, não mesmo."
O livro começa com Juba/Sol mostrando seu lado escorpiano. Ela está dentro do carro de alguém levando multas de propósito por causa de algo. Mas antes de chegar aí nesse fatídico dia a história volta pra falar de Juba e sua vida. Juba é uma youtuber de moda e que é cobrada sempre estar bem arrumada e magra. Ela sabe que vive um mundo de mentiras na internet, mas quem nunca postou aquela foto fingindo felicidade? Juba não gosta de saltos, não gosta de fazer regime, mas na internet ela mente por causa de seus seguidores. Mas não é só de mentiras que Juba vive, ela ajuda diversas meninas a aceitarem seus cachos e terem a auto estima lá em cima.
Logo nas primeiras páginas a risada é garantida e você já logo pensa: nossa o livro é bom! Nas primeiras páginas com muito bom humor a Juba apresenta seus familiares, como a mãe fitness, sua amiga de infância e como conheceu seu namorado. Tudo isso explicado vamos conhecer Júpiter, o meu mais novo crush literário. Eles se encontram no shopping e todos os momentos são hilários. Não vou contar para não estragar a surpresa, mas posso adiantar que a risada é garantida.
Juba é aquela personagem que você não tem como não se identificar nem que seja só por um pouquinho. Quem nunca sofreu bullying na escola, quem nunca postou uma foto só para ter likes, quem nunca viveu de aparências? Juba não foi sempre essa pessoa confiante que é hoje é quer passar essa confiança para pessoas que eram como ela desmotivadas, que não aceitavam os cachos. Adorei a Juba e poderia ficar aqui o dia todo falando dessa personagem.
"Eu adoraria atribuir toda a culpa ao meu signo, como sempre faço, mas reconheço que eu era só escrota mesmo. Morria de medo de sofrer e de ser passada para trás. Esse é o problema da insegurança: ela nos sabota."
Os personagem secundários aparecem bastante e vai ter papel fundamental na história. Adorei Vênus irmã de Júpiter e torcendo para que tenha livro dela. Quem sabe vira série, estou torcendo muito aqui. Senti falta da mãe de Júpiter que não apareceu e foi apenas citada, e no final da mãe de Juba que no começo apareceu bastante e me rendeu boas gargalhadas.
Tirei uma estrela da história, porque apesar de gostar muito mudaria algumas coisas aqui e ali. Como por exemplo o começo que a autora divagou um pouco com alguns detalhes e eu só querendo conhecer Júpiter, também as jogadas de cabeça pra trás, que confesso me dá nos nervos, e uma cena erótica pro final que achei desnecessária. Se não fosse essa tal cena o livro seria perfeito também para adolescentes e teria um público alvo maior para o livro. Mas tirando esses pecadinhos achei muito bom o livro, adorei os personagens, a escrita e como foi desenrolando a história de Sol e Júpiter.
A capa achei linda e mais lindo ainda é por dentro do livro, Harlequin Books caprichou na diagramação que deu um charme a mais no livro. A cada começo de capítulo tem estrelas e planetas que é a coisa mais linda. O livro é escrito em primeira pessoa com os pontos de vista de Sol e Júpiter. Gostei também que tem alguns capítulos como se fosse no youtuber, adorei isso! A autora conseguiu colocar o vídeo dentro do livro, foi sensacional. Uma leitura rápida de dois dias, que deixou com gostinho de quero mais,
"Quando se deseja alguém tão intensamente e por tanto tempo, é preciso fazer valer a torturante espera e prolongar ao máximo o sentimento. Sentir a intensidade cada pequeno segundo. Entregar-se."
Oi, Ana Carolina.
ResponderExcluirAcho que a trama criada, tem um pano de fundo bem construído, por colocar em cheque essa questão dos signos, bullying, os 'bastidores' da fama, mesmo que de forma leve.
Olá Ana!
ResponderExcluirAdoro as edições da editora, eles arrasam sempre.
Eu estou mto interessada nesse livro, conheci há poucos dias e lendo resenhas só me deixa mais interessada, o enredo parece ser bem bacana.
Bjs!
Vixi! acho que sumiu meu comentário. Eu gosto de romances adolescentes. Quando fala de bulling acho importante que as crianças leiam para se previnirem disso, mas se tem cena de sexo já restringe muito o publico. Bjus.
ResponderExcluirAna, li um outro livro da autora e fiz parte da minoria que não gostou, achei a escrita dela arrastada, cansativa, ela divaga bastante... enfim, não tinha vontade de ler esse, mas você e a Sabrina me deixaram curiosa, se eu não gostar te xingo no inbox rsrs Adorei a resenha, a ponto de me convencer.
ResponderExcluirDe início considerei o livro perfeito para um público mais jovem pelos assuntos que a autora aborda, uma pena ter colocado uma cena erótica no final, concordo que sem isso, a gama de leitores do livro seria bem mais extensa. Estou enfrentando uma ressaca literária, este livro pareceu render várias gargalhada para Ana Carolina, vou colocar no topo da minha listinha pra ver se me curo hehehehehe A parte onde você citou que a autora conseguiu colocar o vídeo dentro do livro, me deixou mega curiosa. Faz um tempinho que venho dando várias chances para nacionais, e vou confessar, vários livros estão me surpreendendo, às vezes focamos tanto na Literatura Estrangeira que acabamos não apreciando os títulos nacionais, e este com certeza foi uma grande revelação, de acordo com o que você comentou.
ResponderExcluirAchei super interessante a história desenvolver temas como bullying, solidão, que acompanham a vida de Júpiter e Sol! Fiquei curiosa para conhecer a fundo a história de vida dos dois personagens! E, o melhor é que ainda tem humor! Quando o livro foi lançado, confesso que nem me importei, porém, lendo sua resenha, percebi que vou gostar muito!!! E também achei a capa muito linda!
ResponderExcluirSeu eu fosse julgar só pelo título nem imaginaria se tratar de um romance, pois parece mais um livro sobre astrologia. Claro que astros e signos, para muitos, tem tudo a ver com romance e vida amorosa e quando um autor propõe algo nesse estilo (e bem escrito) rende uma história e personagens bem divertidos. Juba que não conheço, mas sinto que deveria, tem tudo o que gosto na personalidade de um personagem, principalmente, veracidade. Sei que é um romance, mas o que mais me chamou atenção, sem dúvida é a vida da protagonista, mas, também, fiquei curiosa a respeito de cada personagem.
ResponderExcluir