Resenha: Coragem - Rose McGowan

Título: Coragem
Autora: Rose McGowan
Editora Harper Collins
Páginas: 272
Compre: Aqui


ROSE McGOWAN nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood.Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi "descoberta" nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista.Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz.
Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças.CORAGEM é seu livro de memórias em forma de manifesto - um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, trazer à luz uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica e empoderar pessoas ao redor do mundo a acordarem e terem CORAGEM.




"A sociedade dá passe livre aos homens. "Eles não se controlam". "Você os levou a fazer isso com sua beleza". Ouvi isso muitas vezes. "Eles não conseguem se conter. Ah, coitado, ele não aguenta." Ah, vá se foder, isso se chama agressão. Ninguém diz o que é de fato nessa sociedade, mas está na hora de começar."
O livro Coragem é uma autobiografia da atriz Rose McGowan, lançamento da editora HarperCollins. Hoje a autora tem 45 anos e decidiu contar não só sua trajetória em Hollywood, mas também contar um pouco da sua vida antes da fama. Vou tentar falar um pouco do livro sem trazer os spoiler mais bafônicos, mas por ela ser uma pessoa do meio público é quase impossível de não ter nenhum spoiler.

Rose McGowan é uma atriz norte-americana nascida na Itália. É conhecida principalmente por seu papel como Paige Matthews na série televisiva Charmed, série essa que ficou cinco anos no ar. Além dessa série, ela também participou de outros filmes como, Pânico, Nowhere, Ready to Rumble, Dália Negra entre outros.

 McGowan teve uma infância traumática, ela foi criada em uma seita chamada Meninos de Deus. Vou deixar abaixo uma explicação sobre o que seria essa seita, antes de continuar a falar sobre o livro.

Meninos de Deus,Surgido na Califórnia em 1968, o movimento religioso misturava cristianismo radical com ideias nada ortodoxas. Para seu líder e fundador David Berg, falecido em 1994, o amor de Deus era sua maior dádiva e, como tal, deveria ser posto em prática sempre que possível. E de forma literal: Berg - também chamado de Mo, Pai David ou simplesmente Papai - estimulava o amor livre entre seus seguidores, independentemente do estado civil. Mais que isso, as relações sexuais eram uma maneira de “incentivar a união e combater a solidão dos necessitados”, o que era chamado de sexo sacrifical.

Ele também era utilizado como forma de evangelização, sob o nome de flirty-fishing, que encorajava mulheres a prostituírem-se em nome do amor divino. A pesca-coquete (como a prática era chamada no Brasil) acontecia principalmente à noite, em boates, com agências de escort facilitando o processo.

A sexualidade liberal do grupo e sua publicação e distribuição de escritos, fotos e vídeos advocando e documentando contato sexual entre adultos e crianças e a sexualização de crianças levou a inúmeras denúncias de abuso sexual de menores...



E foi em uma seita como essa que a Rose cresceu, além de viver totalmente isolada do mundo exterior e as mulheres serem forçadas a serem escravas e sempre belas. Rose estava sendo criada em uma seita religiosa e na época esse movimento religioso incentivava fortemente relações sexuais entre crianças e adultos. O pai dela ao perceber que ela e seus 5 irmãos corriam risco dentro da seita decidiu fugir, essa fuga ocorreu quando ela tinha nove anos.

"... minha mãe tinha tão enraizada a ideia de que um homem a salvaria que não conseguia ver a verdade."
Depois dessa fuga a gente poderia imaginar que a vida dela melhorou, mas não melhorou. Além de conviver com um pai que tinha sérias alterações de humor, ela cada hora vivia com um parente diferente, uma hora com avó, tias e diversas vezes com sua mãe que sempre estava em relacionamentos abusivos.
"...E é ASSIM que se entra em um relacionamento abusivo: quando começamos a agir de um jeito para não chatear a outra pessoa nem irritá-la. Você começa a abrir mão do controle de sua vida, pouco a pouco, cada vez mais. A coisa vai aumentando até que, um dia, você escondeu tanto de si mesmo que se perde."
A primeira vez que ela fugiu de casa ela tinha 13 anos, e com isso ela viveu indo e voltando sempre para as ruas. Até que um dia "ela se viu" em Hollywood, e em  Hollywood e na sua vida de estrelato a exposição e sexualização começou a fazer parte do seu cotidiano.

Rose McGowan fez sua primeira aparição em Hollywood com dezessete anos, em 1992, e daí pra frente ela não parou mais. E como ela mesmo diz, ela saiu de uma seita para outra, já que em Hollywood ela mesmo relata os abusos sofridos e presenciados. A forma que as mulheres são tratadas como objetos sexuais, não só em filmes, mas também fora dele, muitas vezes ela não expôs tudo por medo, mas em outras por achar tudo aquilo "normal". Mas em um certo momento da sua vida e da sua carreira, ela já estava cansada de tudo e decidiu que era hora de expor os fatos.
"As mulheres sabem quando foram agredidas emocional, física ou verbalmente. E nenhum homem tem o direito de dizer o contrário."
Eu durante toda a leitura fiquei chocada, triste e em muitos momentos desesperada com tudo que aconteceu na vida dela. Em muitos momentos quis acreditar que era só ficção, mas saber que é real foi o que mais me tocou. Em vários momentos quis pegar ela no colo e abraçar, em outros dizer que aquilo não era certo e que ela tinha que colocar a boca no trombone sim. Esse foi um livro tão cru e real, que só mostrou o quanto essa atriz foi guerreira em diversos momentos de sua vida.



O livro foi todo escrito em primeira pessoa, e por diversas vezes me vi não como lendo só um livro, mas um desabafo pela forma que a autora expôs de forma crua e real sua vida. Durante a leitura não encontrei erros ortográficos, e a capa é um show a parte que de primeiro momento foi o que me motivou começar a leitura.
"Não ousem ensinar às meninas a serem complacentes; ensinem os meninos a não estuprar. Para mim, o estupro não pode ser definido por uma lei escrita por um homem. Como esse homem pode saber o que é estupro? O estupro, para mim, é qualquer violação do meu corpo."

A atriz relatou diversos episódios onde ela foi exposta da pior forma possível, onde além de ser abusada física e psicologicamente, ainda aquelas pessoas que deveriam apoia-lá foram as primeiras a mandarem ela se calar. As humilhações que ela viveu ficaram  marcadas em sua vida de forma brutal.

A autora é feminista e totalmente empoderada, o que foi o que me encantou ainda mais, porque ela fala de todos seus sofrimentos, mas fala também como um alerta que nos mulheres não devemos passar por isso indiferente da sua carreira, e que sim devemos mostrar nossa voz. Ela hoje além de atriz, também é ativista e liderou um dos movimentos para romper o silêncio e não deixar impune aqueles que merecem ser punidos.

Eu poderia ficar horas falando desse livro, poderia inclusive contar tudo que está escrito, mas no momento só posso pedir pra vocês lerem e tirarem as próprias conclusões, porque eu AMEIIII!! Coragem é uma história verdadeira, cheia de dores, mágoas e abusos, mas acima de tudo uma história de CORAGEM.







5 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    Bom, é de extrema importância a Rose vir à tona e decidir nos trazer fatos bastantes revelantes, no qual muitas mulheres que também fazem parte desse mundo "glamouroso", passam e sofrem.

    Assunto esse, que são estimados por muitos como algo bobo, sem importância.

    Bem como esses relatos é um incentivo para que mais mulheres tenham a coragem que ela teve e expor tudo o que também sofreram!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo biografias. Já tinha ouvido falar sobre ela mas não sabia do livro. Um livro corajoso e necessario para que possa dar voz a todas as mulheres que passam pelo mesmo assedio ou outro qualquer. Estou louca para ler ele todo e saber dos pormenores.Todas nós temos que ler e aprender a combater os abusos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Tenho acompanhando resenhas desse livro e confesso que não sou mto de ler livros do gênero mas este me chamou mta atenção, o tema é forte e pelo que andei lendo agradou mtos leitores, espero ler em, breve e matar essa curiosidade que estou.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi.Raquel! Confesso a você que não sou fã de biografias. Mas esse é um livro que todos-principalmente nós mulheres- devemos ler é um tema que vem sendo abordado em muitos lugares,plataformas... É um livro bastante interessante,imaginando a dor que ela sentiu e a exposição ao mundo da fama que acontece com várias pessoas. Um caso de destaque foi a com a Mc Melody,uma criança sofrendo esse tipo de abuso,homens nojentos e sem escrúpulos. A história dela é um incentivo a todos nós para que NÃO abaixemos a nossa cabeça para ninguém e que sempre nos demos o valor que nos é merecido. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel.
    Até mesmo eu, que não gosto de ler autobiografias, sei que essa leitura deveria ser para todos!
    Cheguei a ver as notícias sobre os assédios, não só o da Rose, mas também os próximos que vieram com ela, e é tão triste acompanhar isso por redes sociais e ver que nós mulheres, mesmo sendo a vítima, ainda somos julgadas... A atriz foi incrível em conseguir colocar em palavras tudo o que sofreu! Quero mto ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir