Resenha: O Homem de Lata - Sarah Winman

Título: O Homem de Lata
Autora: Sarah Winman
Editora: Faro Editorial
Páginas: 160
Compre: Aqui


Em 1963, Ellis e Michael eram dois garotos de doze anos que se tornaram grandes amigos. Durante muito tempo, sempre foram apenas os dois, andando pelas ruas de Oxford, um ensinando ao outro coisas como nadar, descobrir autores e livros e a esquivar-se dos punhos de seus pais dominadores. Até que um dia algo muito maior que uma grande amizade cresce entre eles. Mas então, avançamos cerca de uma década nesta história e encontramos Ellis, agora casado com Annie, e Michael não está mais por perto. O que leva à pergunta: o que aconteceu nos anos que se seguiram? Esta é quase uma história de amor. Mas seria muito simples defini-la assim.






"A vida não era tão divertida sem Michael. Não tinha tanto colorido sem ele. A vida não era vida sem ele."
O Homem de Lata conta a história de Ellis e Michael que se conhecem ainda na infância e se tornam melhores amigos. Eles tem algo em comum, ambos tem pais totalmente dominadores. Ellis é um garoto muito tímido e vê em sua mãe seu porto seguro, ela é o exemplo dele e a proteção de um pai abusivo. Só que a vida dele muda totalmente quando aos 12 anos sua mãe vem a falecer.

Michael desde cedo sofreu com o abandono dos pais, primeiro sua mãe o deixando com um pai que não ligava pra ele, depois o seu pai também se "CANSOU"  e ele foi morar com Mabel, uma senhora carinhosa e que cuidava dele com o amor que seus pais nunca tiveram por ele. Quando Michael conheceu a mãe de Ellis ele sentiu nela uma conexão imediata, sentindo nela o amor fraterno que pra ele sempre foi negado. A mãe de Ellis e Michael se conectaram rapidamente, não só pelo jeito carismático que Michael era desde pequeno, mas também pelo seu amor a arte.
"Tive paixões, tive amantes, tive orgasmos. Minha trilogia do desejo, como eu gostava de dizer, mas nenhum grande amor depois dele, não pra valer. Amor e sexo foram separados por um grande rio, um rio que o barqueiro se recusava a atravessar."
Quando a mãe de Ellis faleceu ele ficou sem rumo e com medo de um pai violento, e foi nos braços de Michael que Ellis encontrou o refúgio não só para o luto,mas também encontrou o amor e a compreensão. Como diz na sinopse o livro tem um salto temporal de aproximadamente uma década após, e nesse período muita coisa aconteceu entre Ellis e Michael, e entre os acontecimentos Ellis se casa com Annie. O que antes era uma dupla agora se tornou um trio, só que esse trio por mais unido e forte que seja acaba se separando, e com isso muitas coisas acontecem, que não vou contar, mas que vai emocionar nos detalhes.
"— Olho para estes jovens, não com inveja, mas com admiração. Está nas mãos deles agora a beleza da descoberta; a infinita paisagem lunar da vida se descortina"
O Homem de Lata foi todo escrito em terceira pessoa, alternando entre o presente e o passado, o que diferencia entre passado e presente é a fonte que muda durante a leitura. O livro foi dividido em três partes, alternando  primeira parte com Ellis, a segunda com Michael e a terceira retornando com Ellis.

O livro por trazer um cenário mais ou menos da década de 70, temos temas da época que são pouco abordados, os tabus e os medos daquela época mais preconceituosa que a atual. Conforme vamos avançando na leitura e descobrindo os motivos do afastamento dos personagens e tudo que aconteceu com eles, sentimos como a vida deles mudaram e como essa mudança abalou a vida deles por completo.



O livro não tem  capítulos, e foi algo que me deixou um pouco perdida de início. A narrativa da autora me deixou um tanto quanto lenta na leitura, por ser um livro curto eu imaginava acabar em no máximo dois dias, mas a escrita dela me deixou presa no livro por mais ou menos uns 5 dias. A capa e a diagramação como sempre estão maravilhosas, e como sempre a Editora Faro ARRASOU com o capricho por esse livro.
"Cores complementares são aquelas que fazem com que a outra se destaque... Como eu e Ellis, disse Michael. Sim, ela sorriu. Como vocês dois."
Eu poderia passar horas falando do livro, mas seria impossível fazer isso sem spoilers. Só posso recomendar que leiam e tirem suas conclusões, e que depois da leitura me contem o que acharam. O Homem de Lata é um livro sobre amizade, amor e tabu. Um livro com uma força única, capaz de nos fazer emocionar e refletir nessa história de amor e amizade.





8 comentários:

  1. Muito boa resenha. Adorei a alusão que ele faz ao Mágico de Oz. Gosto de livros em terceira pessoa e acho que o tema tabu para a época é muito bom para os dias atuais, para não cairmos nos mesmos erros e intransigências. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel.

    Esse "algo a mais" que surgiu entre eles e sua amizade, acho que veio junto de incertezas e talvez, até medo. Já imagino o que acontece.

    Nem sempre viver de aparências, tentar viver uma nova vida, trará felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Não conhecia o livro, gostei, o enredo parece bacana, faz tempo que não leio livros do gênero confesso, o que mais me chamou atenção foi o livro abordar tabus, qro conhecer essa história.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, fiquei emocionada a saber que é um livro que fala sobre tabus, ainda vivemos numa sociedade tão taõ recheada disso que a leitura desses temas podem amenizar a situação de alguma forma. Gostei do título e essa referência ao magico de Oz.

    ResponderExcluir
  5. Olá Kell!!!
    Eu já vi resenhas sobre o livro e as pessoas que leram também falaram a mesma coisa que você de que o livro fica difícil de ler por não terem capítulos e você se ver um tanto perdido na história, mas no fim nada que não atice minha curiosidade.
    Fiquei me perguntando o que houve para o afastamento dos amigos e o que virá ao lê-lo??
    Agora que citação foi essa de "O Mágico de OZ" *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não sei, mas me deu a impressão que é um livro LGBT, será?
    Essa questão de amizade forte e que depois se separam e voltam a se reencontrar é um pouco clichê sim, mas quando o autor consegue prender o leitor, isso deixa de importar, além de que pela resenha, dá pra perceber que o livro é muito mais que isso. Eu não conhecia, mas fiquei curiosa, embora não faça muito meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei esse livro recentemente e apesar de ainda não ter chego eu tô cheio de expectativas em relação a ele e não acho que a capa tem um passado a real essência do livro mas eu tinha uma mente tenho criado muito amores pelos livros das editoras então acho que não vou me decepcionar mas feito uma menina me disse no comentário acima Eu também achei uma pegada LGBT na sinopse não sei se eu estou ou não certa

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel,
    O homem de lata é uma história de amor entre dois jovens com uma vida sofrida e cheia de surpresas. Ellis e Michael tem um no outro o apoio e amor que não conseguem em casa com seus pais. É na mais pura inocência e sem pretensão nenhuma que o relacionamento se desenvolve, mas imagino que a vida não irá facilitar isso para eles e o que irá acontecer com eles no futuro é a parte que me intriga neste livro.

    ResponderExcluir