Resenha: O Jardim das Borboletas - The Collector #1 - Dot Hutchison

Título: O Jardim das Borboletas - The Collector #1
Autora: Dot Hutchison
Editora Planeta
Páginas: 304
Compre: Aqui


Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas... e uma coleção de preciosas “borboletas”: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro. Cada uma delas passa a ser identificada pelo nome de uma espécie de borboleta, tendo, então, a pele marcada com um complexo desenho correspondente.
Quando o jardim é finalmente descoberto, uma das sobreviventes é levada às autoridades, a fim de prestar seu depoimento. A tarefa de juntar as peças desse complexo quebra-cabeça cabe aos agentes do fbi Victor Hanoverian e Brandon Eddinson, nesse que se tornará o mais chocante e perturbador caso de suas vidas. Mas Maya, a enigmática garota responsável por contar essa história, não parece disposta a esclarecer todos os sórdidos detalhes de sua experiência. Em meio a velhos ressentimentos, novos traumas e o terrível relato sobre um homem obcecado pela beleza, os agentes ficam com a sensação de que ela esconde algum grande segredo.




"Algumas pessoas desabam e nunca mais levantam. Outras recolhem os próprios cacos e os colam com as partes afiadas viradas para fora.”
Ano passado teve um encontro para os blogueiros parceiros da Editora Planeta, e nesse encontro o livro Jardim das Borboletas fui divulgado e desde esse momento eu fiquei na loucura por esse livro, e não podia ter ficado mais feliz quando vi minha loucura sendo atendida kkkkk. No livro O Jardim das borboletas vamos conhecer Maya, uma das sobreviventes do Jardim e vamos conhecer toda garra dessa garota.

“- A pessoa que você é não se resume em um nome, mas sim em uma história, e eu preciso conhecer a sua.”


O Jardim das Borboletas tem início com Maya em uma sala de interrogatório do FBI, onde Victor e Eddison tentam desvendar o que realmente aconteceu no jardim. Durante todo o interrogatório Maya conta detalhes não só do jardim, Maya relata como ela foi sequestrada e como ela foi parar nesse cativeiro. Maya começa a falar um pouco sobre o jardineiro e seus dias nesse local lindo e aterrorizante ao mesmo tempo, ela conta tanto seu passado como os dias em que ela ficou presa em cativeiro, e durante todo seu depoimento seu coração vai se aperta por ela.
"Coisas bonitas tem vida curta, ele havia me falado na primeira vez que nos encontramos."
Assim que Maya chegou no local ela se desligou do mundo e acabou cedendo a tudo para não sofrer ainda mais. O Jardineiro, como é conhecido o sequestrador, marca todas as garotas com uma tatuagem de borboleta, além de mudar o nome delas pelo de borboletas também. O jardineiro trata elas com "carinho" sem deixar de ser repugnante e brutal. Após a chegada de Maya muitas coisas acontecem e mesmo ela sendo uma pessoa que se considera "sem carinho", ela cuidava das outras borboletas, e todas as borboletas por mais traumatizadas que estivessem tentavam transformar aquele lugar em algo "menos pior" para sobreviver.

O Jardim das Borboletas é contado em primeira pessoa e com POVs alternados entre Victor e Maya. Esse livro diferente da maioria porque não tem capítulos, ele é dividido em 3 partes, e nos momentos que os POVs se alternam temos o desenho de uma borboleta pra identificar. A versão de capa dura deixou a edição ainda mais linda. Esse livro faz parte de uma trilogia, porém pode ser lido como livro único e no momento a Editora Planeta de Livros Brasil não informou sobre a publicação dos próximos livros, os quais eu quero muitooooo.


"Ali, além da beleza, desespero e medo eram tão comuns quanto respirar."
Maya é uma das personagens mais fortes que já conheci, ela mesmo abalada conseguia ser forte e por diversas vezes ela acolhia as outras borboletas. Eu no lugar dela tenho certeza que não aguentaria um terço da vida dela, porque a vida dela vai muito além do jardim e tudo que ela viveu só transformou ela em uma mulher mais forte.

O livro traz à tona temas impactantes como abuso sexual e sequestro, entre outros que não vou citar por ser spoiler, mas a forma que a autora abordou é tão crua que faz você sentir e sofrer tudo com muita intensidade. Eu acabei esse livro já tem 3 dias e ainda não consegui me recuperar do impacto dele. Por diversas vezes me peguei pensando o quanto de meninas/mulheres passam por isso, porque aqui tivemos o sequestro, mas muitas passam por isso dentro da sua própria casa e levam marcas pra toda vida. Quando o livro acaba você se pergunta: como ela vai viver agora? Como ela vai ter uma vida "normal"?

Sei que Maya e as outras borboletas nunca mais terão uma vida "normal", elas além da tatuagem pra lembra-las de tudo o que passaram, os traumas internos jamais vão se curar e isso é um trauma pra toda vida. E saber que esse livro vai muito além de uma simples história e que muitas passam por isso, dói ainda mais.

O Jardim das Borboletas é um livro doloroso e avassalador, uma história que vou levar pra vida. Um enredo capaz de chocar, mas acima de tudo mostra que mesmo nos piores lugares é capaz de encontrar esperança.






9 comentários:

  1. Oi Raquel,
    O jardim de Borboletas trás um tema pesado, mas que me deixou curiosa para ler. O ser humano consegue ser tão psicopata que só consigo pensar nisso como uma doença. Maya vai passar por um dos piores pesadelos que uma pessoa pode viver e acompanhar isso através de seus olhos deve ser perturbador. A forma como a autora criou e descreve o "Jardineiro" é nojenta e ao mesmo tempo trás muita realidade. Ela distorce a beleza e liberdade das borboletas para algo traumatizante e de posse do sequestrador. Não conhecia este livro, mas sua resenha me deixou com vontade de fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel!
    Fiquei extasiada com sua resenha, que enredo lindo, apesar de ser triste tem um valor gigante, espero ler em breve, vou add aos desejados...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, a trama parece ser bem intensa e forte, é difícil se quer imaginar viver dessa forma e as perguntas que você citou sobre como continuar depois desse trauma eu fiz só lendo a resenha. Eu curti a resenha, entendo a ressaca que o livro deve dar pro leitor, mas não é o tipo de história que corro pra ler, contudo a edição parece estar muito bem trabalhada e tenho certeza que uma grande parcela de leitores vai gostar de ler esse livro ;)

    ResponderExcluir
  4. Comecei ele hoje, desde o dia que você começou a ler ele, já fiquei muito interessada, é bem o tipo de livro que prende a atenção.
    Estou ainda bem no começo, mas já curtindo a narrativa.
    obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  5. Depois dessa resenha vou ler esse livro, apesar de não gostar muito de livros com a temática de abuso mais estou disposta a começa a leitura.Obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que ainda não conhecia o livro e apesar de tratar de um assunto super pesado ele com certeza já foi parar na minha lista de desejados. Gosto de livros com temas assim pois apesar de serem difíceis de ler, nos trazem conhecimento sobre o assunto, são aqueles que nos tocam pela profundeza do tema. Excelente resenha!!

    ResponderExcluir
  7. Raquel!
    Tão bom quando conseguimos sair da nossa zona de conforto em relação as leituras e nos pegamos apaixonadas por um novo estilo, não é?
    Sempre gostei de romances policiais, carregados de suspense e mistérios.
    Embora não conheça a autora, já anotei aqui para poder ler.
    E que pena o final não ter sido da forma que esperava, mas ainda assim valeu a leitura, né?
    Um feriado de alegria e moderação e desejo uma ótima semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel!
    Engraçado como a história mostra uma mulher tão forte por conseguir sobreviver - por fora - de algo tão terrível, e ao mesmo tempo tem um lado horrível que é idêntico a muitas realidades que as vezes não conseguimos enxergar, mais existe. Imagino que deve ter sido muito doloroso ler o que essas mulheres passaram, e o ódio que o leitor sente com tudo.
    Claro que pretendo ler, só preciso me preparar para isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. obrigada pela recomendação li e amei nossa não tem como explicar o quanto de sentimentos ele libera

    ResponderExcluir