Resenha: Vacas - Nem Toda Mulher Quer Ser Princesa - Dawn O'Porter

Título: Vacas - Nem Toda Mulher Quer Ser Princesa
Autora: Dawn O'Porter
Editora HarperCollins Brasil 
Páginas: 336
Compre: Aqui




Um pedaço de carne; feito para reproduzir; além da sua data de vencimento; parte do rebanho. Mulheres não têm que se encaixar em estereótipos. Tara, Cam e Stella são estranhas vivendo suas próprias vidas da melhor forma que podem, apesar de poder ser difícil gostar do que você vê no espelho quando a sociedade grita que você devia viver de um jeito específico. Quando um evento extraordinário cria laços invisíveis de amizade entre elas, a catástrofe de uma mulher vira a inspiração de outra, e uma lição para todas. Às vezes não tem problema não seguir o rebanho. Vacas é um livro poderoso sobre três mulheres julgando uma à outra, mas também a si mesmas. Entre todo o barulho da vida moderna, elas precisam encontrar suas próprias vozes.










"Aposto que algumas pessoas vão ler isso e ficar putas comigo, porque tenho uma visão positiva da minha própria imagem. Afinal não deveríamos ser assim, certo? Nossa sociedade celebra a magreza, peitões e bunda definida. Ela quer que a gente fique e se sinta linda. Mas assim que alguém admite que gosta da própria aparência, a gente acha que a pessoa foi longe demais. "
QUE LIVRÃO DA PORRA! Tentei encontrar várias frases pra descrever esse livro agora no início da resenha, mas não consegui encontrar nenhuma melhor que essa. Sem dúvidas VACAS é um livro que vou levar pra vida. Nesse livro vamos conhecer Tara, Cam e Stella.

Tara é mãe solo de 42 anos que trabalha como produtora de documentários onde ela tenta nesses documentários desmascarar o assédios em algumas empresas. Tara trabalha em uma empresa onde o machismo impera e luta diariamente com isso. Tara é mãe solo por opção e nunca se arrependeu de sua escolha. Ela além de trabalhar, cuida da casa e é uma ótima mãe, incentivando sempre sua filha a lutar pelo que quer. Tara também sofre preconceitos por ser mãe solo e nesse momento eu senti uma conexão instantânea com ela.
"Ser mãe solteira é estranho. Não só porque todo mundo que você conhece te julga ou se compadece de você, mas porque é preciso pensar em muito mais coisas quando se começa a gostar de alguém."
Cam é uma mulher com mais de 30 anos, blogueira, que não quer casar, nem ter filhos. Bem resolvida em todos os âmbitos de sua vida ela luta sempre pra mostrar que nós mulheres podemos sim ser aquilo que queremos. No seu blog ela faz posts diários sobre tudo aquilo que ela vive e como ela é feliz com suas escolhas. Cam é minha Crush, é a personagem que amei nesse livro, a forma que ela demonstra que precisamos lutar por uma sociedade menos machista é tão lindo (suspiros).
"Na internet, a maioria das pessoas só fala merda. Parte da sobrevivência na era digital exige internalizar totalmente esse fato e Cam está disposta a isso. Mas direitos das mulheres é um assunto delicado. Há uma luta – o feminismo-, mas há vários tipos de mulheres, e agradar a todas é impossível."
Stella está passando por uma fase totalmente difícil, ela acabou de perder a mãe e a irmã gêmea para o câncer e luta diariamente com esse luto que a consome. Stella guarda uma raiva muito grande, e mesmo em um relacionamento fracassado ela sente que não pode ficar sozinha. Além disso, ela sabe que tem o gene que pode desenvolver o câncer, então isso afeta ainda mais a vida dela, em todos os âmbitos. Stella é aquela personagem que você não ama, mas sente que precisa amar. As partes dela são as mais difíceis de ler, até pensei em pular elas, mas a Sabrina do Stalker Literária falou pra não pular, e eu segui direitinho e não me arrependo kkkkk.

Nenhuma delas se conhecem, mas em um ponto da história a história delas se interligam. Tara se envolve em uma confusão e a partir daí o livro me arrebatou. Já estava amando esse livro, mas depois desse episódio eu me apaixonei, principalmente a forma que o assunto foi abordado.

"Como sociedade, precisamos parar de valorizar mulheres por serem mães ou não. Minha decisão de não começar uma família significa que algumas pessoas sempre vão achar que fracasse, que vivo uma tragédia. Mas não há nada de trágico nisso, porque amo a minha vida e estou muito empolgada com o futuro."
A forma como Tara diversas vezes é julgada por ser mãe solo (estou falando mãe solo, mas no livro está escrito solteira o que não concordei, já que seu estado civil não tem nada a ver com a maternidade). Cam é aquela mulher que fala o que pensa e não tem medo de expor suas opiniões, ela realmente está bem e gosta da vida que tem, então pra que mudar? Mas muitas vezes ela é julgada por ser solteira ou não ter filhos, ela sabe lidar bem com a situação, eu já teria mandado se f.... em várias oportunidades kkkkk. Não vou mentir que a forma que a Stella é rancorosa e as coisas que ela faz me desagradou, mas isso foi a forma da autora mostrar um outro lado da vida, e muitas vezes o desespero de muitas mulheres que inclusive estão só e sem o apoio necessário.
"Simplesmente não quero ter filhos. E isso não significa que não sou uma boa pessoa. Também não odeio crianças, e, para ser sincera, acho estranho pessoas que odeiam. Quando alguém me diz que não quer ter filhos por causa disso, penso: você já foi uma criança, eu já fui criança, precisamos de crianças. Elas são adultos em miniatura. Não devem despertar ódio. Acredito que quem odeia crianças na verdade odeia mais a si mesmo. Eu não me odeio, só não quero ter filhos"
O livro é intercalado em primeira e terceira pessoa, e tem os ponto de vista das três personagens. Durante a leitura não encontrei erros ortográficos e a capa eu simplesmente amei.



Vacas é aquele livro que você quer que toda mulher leia, indiferente das suas crenças e lutas. Vacas traz à tona nossas lutas diária, temas esses que ainda precisam ser muito discutido. Alguns como:
Por que é errado uma mulher não querer casar?
Por que é errado uma mulher não querer ter filhos?
Por que é errado a mulher ser mãe solo?

 O livro está carregado de porquês, mas a gente sabe que a resposta pra todos eles é que: A MULHER NÃO É OBRIGADA A NADA!
"Se vir algo errado, fale; se colocarem você pra baixo, fale; assuma o controle do seu próprio destino."
Nós vivemos em uma sociedade tão machista em muitos aspecto e muitas vezes tão difícil de lutar, mas que não podemos largar essa luta nunca, é preciso cada vez nos impormos mais nessa sociedade de hoje.

Acho que deu pra perceber meu amor pelo livro pela quantidade de quotes que coloquei, e olha que marquei muitos outros. Eu queria ficar horas falando aqui desse livro, mas nada do que eu fale vai ser bom o bastante, então só recomendo que leia, leia com a mente focada de que é um livro focado para nós MULHERES e pra todas nossas lutas diárias. Não é um livro pra acariciar o ego de ninguém, mas sim pra mostrar o valor da mulher e de toda nossa luta com o feminismo.
"Fico preocupada ao me dar conta de que há muitas mulheres por aí que sabem a diferença entre certo e errado, mas que não tem coragem de dizer isso para as pessoas à sua volta que estão lhe causando problemas. O que impede você? Do que você tem medo? Dos homens? Por quê? De outras mulheres? Bem, isso é idiotice. Os homens só progrediram mais que nós na sociedade porque nos dominaram com ações e atitudes. Simples assim. Para alcançar o equilíbrio, precisamos agir. Se sente que está sendo dominando e isso está te impedindo de avançar, IMPEÇA isso. Se alguém está tratando você como objeto por causa da sua sexualidade, RECUSE os rótulos. Se tem alguém te impedindo de conquistar o que você quer FALE. Se a pessoa continuar no seu caminho, SIGA EM FRENTE... Pare de se fazer de vítima, dizendo: “Por eu ser mulher” e “ser mulher é difícil porque” no começo de toda frase para descrever seu sucesso ou fracasso. Tire o fato de ser mulher da equação, siga em frente e conquiste. Você tem o poder de moldar seu próprio destino, você tem o poder de ditar como as pessoas te tratam. Você tem o poder de não ser diminuída, rebaixada ou intimidada. Como Ghandi dizia: “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Tudo o que acontece com você está sob o seu controle, porque você controla sua reação. Não se desculpe por ser quem você é e não aceite a merda dos outros. Não seja vítima. O feminismo não precisa que você se posicione. Conquiste o que você quer. Siga em frente e conquiste o que você quer. "







8 comentários:

  1. Sempre que leio uma resenha desse livro fico animada, pois são sempre positivas e exaltam a importância das mensagens que a história trás pra ontem, hoje, amanhã, pois infelizmente a sociedade não vai mudar da noite pro dia, e é importante a mulher "viver de acordo com o exemplo que quer dar", amei esse último quote e a resenha, espero ter a oportunidade de ler o livro também mais a frente ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel.

    Realmente, o julgamento que a mulher sofre na sociedade, por não seguir certos padrões, é grande.

    Principalmente quando o termo é 'mãe solteira', e eu vejo muito isso por, aí...

    Ter esse livro voltado para o feminismo é uma forma da autora nos mostra, de forma realista, as formas impostas pela sociedade, o machismo e as conseqüências das escolhas a serem vividas e tomadas pelas mulheres, e como elas são vistas.

    E acredito que irá nos fazer refletir pouco!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adoro livros nos quais a tramas paralelas se intersectam em algum momento e aqui somos agraciados com uma história crível cheia de significado, mostrando que a liberdade de escolha deve ser um direito de todos, e não cabe a ninguém julgar essas escolhas. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    É a segunda resenha que leio desse livro, como sempre adorando acompanhar opiniões sobre a escrita, qro mto ler e espero que não demore essa oportunidade.
    Amei os quotes que me deixaram ainda mais com expectativas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Menina não conhecia esse livro. Acho que é mesmo aquele livro que toda mulher deve ler, e homens também! É aquele tipo de livro que a sociedade precisa, porque levanta questões sobre o papel da mulher, coisas que merecem ser desmistificadas e já deviam ter sido a muito tempo.

    ResponderExcluir
  6. O que dizer de um livro que vem dar um tapa na cara de muitas mulheres, digo "tapa" no sentido de acorda e ver o que temos na vida, porque a luta e de todas, de impor o que queremos e desejamos tem que ser respeitado. As histórias das mulheres, e de muitas de nos, eu através dos vários quotes citados me identifiquei em diversos deles. Acredito que esta será uma leitura muito agradável, e que vai me fazer questionar e refletir cada vez mais. Inclusive também não concordo quando diz "mãe solteira", porém acho que isto deve ter sido até uma questão de tradução. Outra coisa, e que muitas das mulheres são mães sozinhas, porque o homem não e obrigado a ser pai, apenas as mulheres, outro ponto machista. Outra luta para outro momento. Estou louca por este livro.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estava doida pra ler esse, depois desse"QUE LIVRÃO DA PORRA!" e favorito, certeza que entrou na minha lista de livros pra comprar mais rápido rsrs
    Adorei a resenha, os trechos, já tinha lido uma outra resenha dele, minha curiosidade só aumentou, é um tema muito atual.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel,
    Com certeza Vacas é um livro que chama atenção, tanto pela capa quanto pelo título e, honestamente, mesmo se eu não soubesse a premissa iria querer ler. As vezes acho difícil de acreditar que em pleno século XXI, nós mulheres temos que enfrentar preconceito, machismo, sexismo entre outros fatores que a sociedade nos impõe. Mulheres vem lutando década após década pelo direito de liberdade e expressão, e essa luta não parece que terá fim. Vacas é um livro voltado para nós, mas que deve ser lido por todos, pois é o tipo de abordagem que a humanidade precisa para abrir os olhos e deixar de nos ver como objetos ou como seres manipuláveis sujeitos aturar o que bem lhes convém. Cada uma das personagens do livro trás um pouco de cada mulher que existe no mundo. Particularmente, já me senti conectada com a Cam e sei que vou amar essa personagem ao realizar a leitura. Que mais livros como este sejam publicados e que, cada vez mais, possamos ser livres sem seguir padrão ditado por sociedade nenhuma, pois como você mesma disse mulher não é obrigada a nada. Amei a resenha e a indicação.

    ResponderExcluir