Resenha: Números de Azar - Anne Holt

Título: Números de Azar 
Autora: Anne Holt
Editora Fundamento
Páginas: 216
Compre: Aqui

Três crimes. Três códigos. Muito sangue. Nenhum corpo. Quando o calor aumenta… a violência.

Em meio ao verão de Oslo, a detetive Hanne Wilhelmsen é enviada para a cena macabra de um possível assassinato. Em um galpão abandonado, há marcas de sangue por toda parte e, na parede, uma intrigante sequência de oito dígitos escrita com o líquido vermelho. Mas não há sinais da vítima. As pistas são escassas. Nos dois sábados seguintes, o horror se repete. Outros locais, números diferentes. Seria uma brincadeira de mau gosto ou a assinatura de um serial killer? E a questão mais importante: onde estariam os corpos?

Contando com sua habitual sagacidade, a obstinada Hanne corre contra o tempo. Ela só tem cinco dias até o próximo sábado... Mas o que fazer quando a linha que separa o certo do errado começa a se fundir e o sangue derramado pode manchar não só as mãos de inocentes como também a reputação do departamento de polícia onde ela atua?
Uma história vertiginosa. Um final surpreendente.



"— O que você faria se alguém me estuprasse? — ela perguntou de repente. — Estuprasse você? Por que alguém a estupraria? Você não é tão descuidada assim para ser estuprada. — Sinceramente, querida. Você precisa repensar isso. Nunca se é estuprada por descuido."
Já tinha visto alguns livros da autora Anne Holt que inclusive foram publicados pela Editora Fundamento, quando vi dois lançamentos da autora, esse Números de Azar e Demônio ou anjo pensei em pegar os dois, mas fiquei com medo de não gostar da escrita. Na dúvida escolhi o que parecia ser mais sanguinário e não me arrependi da leitura, pelo contrário, quero é mais kkkk. Esse livro vai mostrar um verão um tanto quanto sinistro em Oslo.

A detetive Hanne foi designada para um caso um tanto quanto peculiar, na cena do crime tinha muito sangue e números escritos na parede, porém nenhum corpo no local. Só que isso não para por aí, o suposto crime acontece somente aos sábados só que no intervalo desses crimes uma mulher foi abusada sexualmente. Esse caso de abuso também foi parar nas mão da detetive Hanne, e é nesse momento que a dúvida se instala: até onde os crimes tem ligação ou não?

Durante todos esses ocorridos a detetive precisa ir muito além, ela não só tem que investigar um caso sanguinário, mas também um caso de estupro. E é nesse momento que a história mostra um lado policial um tanto quanto desconhecido, já que sempre temos as cenas que os policiais fazem e descobrem tudo, mas será que vai ser tão fácil assim? Como não dar atenção aos dois casos?

Números de Azar é escrito todo em terceira pessoa e no decorrer da história além do ponto de vista da detetive Hanne, teremos também da Kristine. Kristine é uma mulher de 24 anos que sofreu estupro, e com isso além de não reconhecer o rosto de quem abusou dela, ela se isolou não só por medo, mas também por se sentir culpada e triste, pois achava que teria desapontado seu pai. Outro personagem que aparece com frequência é o pai de Kristine, que além de não se conformar com o ocorrido, ele se preocupa e se pergunta onde foi que ele errou.
"... Os cidadãos querem vingança! Uma pessoa que agiu diabolicamente deveria receber o troco na mesma moeda também."
Números de Azar mostra muito da parte burocrática da vida policial, e o quanto muitas vezes se torna difícil investigar um caso sem o apoio suficiente, onde pra tudo o policial precisa de "permissão", deixando cada vez mais difícil solucionar o caso. Uma das cenas que me marcou muito foi uma que a detetive informa a quantidade de abusos que são "descartadas". Chega doer no peito saber que isso acontece não só na história e que na vida real isso também acontece. Muitos estupradores saem impunes e continuam a vida normalmente, enquanto a pessoa que sofreu o estupro jamais será a mesma.

O livro tem uma participação muito ativa dos personagens secundários, mostrando bem o cotidiano da polícia, além de ter mostrado um pouco da vida de uma pessoa após o abuso sexual. A capa desse livro foi o que mais me chamou atenção, foi amor a primeira vista. Durante a leitura não encontrei erros ortográficos, e a diagramação está simplesmente linda.



Uma coisa que senti falta foi o "desfecho" da vida pessoal da detetive. Porém, como existem outros livros com a mesma personagem já tenho a intenção de ler e conhecer não só a detetive no profissional, mas também mais da vida pessoal dela.

Números de Azar não é só uma história sanguinária, mas também tocante. Um livro policial com uma amostra da realidade impactante, que vai fazer você sentir na pele muitas das cenas descritas, e onde você vai desconfiar de tanta gente que no final vai ficar de queixo caído com certas revelações.






10 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas acabei de colocar ele na minha lista de leitura, adoro histórias de suspense, em que o protagonista tem que desvendar o mistério ou encontrar a solução para o problema.
    E a capa do livro é mesmo linda!
    Adorei conhecer seu blog, estou seguindo. Parabéns pelo seu cantinho, é lindo! :)
    Abraço,
    Lerissa.
    Se quiser conhecer meu cantinho:
    Blog No Matter What

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!
    Não tinha lido nd sobre o livro ainda, gostei mto do que o enredo trás, a leitura parece boa, ainda não li nd do autor, quem sabe este é uma oportunidade, espero gostar do livro....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel,
    Só o fato de se tratar de um thriller, Números do azar já me deixou curiosa pela trama. Sempre que há uma morte para desvendar há um corpo em cena, mas quando este não existe é que a situação complica, pois a investigação se torna ainda mais misteriosa. Esse diferencial da trama pode fazer com que este livro se destaque em relação a outros do gênero, mas, tirando isso, os outros elementos presentes é o "comum" para este tipo de história. Os casos presentes parecem não ter relação entre si, pois se tratam de crimes diferentes, mas acredito que o livro é bem mais do que aparenta. A capa chama atenção e faz com que a história tenha mais impacto. É uma indicação muito bem vinda e que, com certeza, vai para minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não curto muito livros sanguinários, porém o que me chamou a atenção neste livro, e o fato de descrever em detalhes a investigação como uma coisa real, os tantos passos burocráticos que os investigadores passam, e como muitas investigações de estupro são deixadas de lado, e que isto acontece muito atualmente. Outro ponto e que tenho a perspectiva da vida pessoal da investigadora, e personagens secundários que deixaram a leitura ainda mais envolvente.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, não leio muitos livros policiais mas achei a premissa interessante e o fato de ser uma série também. Achei diferente o fato dela pegar dois casos, sempre achei que um detetive tinha que terminar uma investigação primeiro antes de receber outra e isso é positivo, assim como também ter a visão da vitima e de como isso vai afetar a vida dela. Achei triste saber que alguns casos são descartados por questões burocráticas, mas legal o livro trazer essa realidade a tona. Ótima resenha ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel.

    Já vou dá meu palpite.. Será que essas mortes, não seriam algum tipo de sacrifício?

    Com certeza não é uma tarefa nada fácil para a detetive, por ter que ligar todos esses pontos e decifrar esse enigma sanguinário.

    Acho que a capa apresenta mais uma proposta de um livro de terror, tanto é que, fiquei surpresa por saber que o livro é de crime/investigação.

    ResponderExcluir
  7. Raquel muitos dos livros da minha lista de compras desse ano são indicações sua kkkkk Esse é um deles.
    Amei a foto.
    Essa frase muitas pessoas precisam de entender "Nunca se é estuprada por descuido."
    Parabéns pela resenha1

    ResponderExcluir
  8. Olá, apesar da caracterização da detetive ser raso, a trata como um todo parece ser capaz de entreter o leitor, com crimes críveis que o desafia a juntar as peças da história. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas gosto muito de livros de investigação policial, temas forences sempre me intrigam principalmente quando envolvem serial killers. Não tem como ler uma resenha dessas e não ficar curiosa, esse ano pretendo ler mais livros nesse estilo, trillers, investigação, suspense, gosto muito e quero poder ter a chance de ler.

    ResponderExcluir
  10. O livro chega a ficar bom em algum momento? Estou com 50% do livro lido e até agora nada. A investigação demora demais para acontecer. A escrita da autora é insossa em vários momentos, em algumas partes pelo didatismo da cena (que não acrescenta em nada na história) parece uma literatura infanto-juvenil. Só a capa salva.

    ResponderExcluir