Resenha: A Corte de Luz - Série The Glittering Court #1 - Richelle Mead

Título: A Corte de Luz - Série The Glittering Court #1
Autora: Richelle Mead
Editora: Outro Planeta
Páginas: 400
Compre: Aqui


Nova trilogia da autora que conquistou o mundo com Academia de Vampiros e Bloodlines.
Elizabeth, condessa de Rothford, foi condenada a um casamento arranjado com um rico – e entediante – comerciante de cevada. Pra fugir desse destino, a garota assume a identidade de uma de suas criadas e foge em uma carruagem em direção à floresta de Adoria.
Lá, Elizabeth, que agora atende por Adelaide, é acolhida na Corte de Luz, uma espécie de internato que capacita jovens de baixa renda e as transforma em verdadeiras damas da sociedade. A condessa disfarçada de serviçal sai-se muito bem nas atividades da escola e, em pouco tempo, chama a atenção de Cedric, o filho do dono do lugar. Uma poderosa atração nasce entre Cedric e a misteriosa Adelaide, colocando não só o disfarce da garota em risco, mas também um grande segredo que o rapaz procura esconder a todo custo.





Oie gente! Hoje vou falar desse livro que me conquistou logo pela capa. Quem disser que capa não influência na leitura está mentindo, aqui influência e muito. Pensei que o livro era focado em fantasia e me enganei direitinho. Quer saber mais sobre a história, mas totalmente livre de spoilers? Vem comigo nessa resenha.

"Se eu fosse honesta comigo mesma, admitiria que Cedric esteve em meus pensamentos desde o momento em que nos conhecemos."

A Corte de Luz é o primeiro livro da série The Glitterling Court, da autora Richelle Mead, publicado pela editora Outro Planeta. A autora já tem outros livros publicados aqui no Brasil e fiquei curiosa para conferir a escrita da autora, já que ela tem muitos fãs. Comecei a leitura com a expectativa a mil e acho que foi aí que eu pequei. Quando se espera demais a decepção sempre pode ser maior, e foi o caso aqui nessa história.

O livro começa com Elizebeth, a condessa de Rothford tendo que aceitar um casamento arranjado. As finanças de sua família que agora é somente ela e a avó estão acabando e só um casamento pode tirar ela da pobreza. Tudo estava sendo encaminhado até sua criada Adelaide ser chamada pela Corte de Luz para se tornar uma bela esposa e se casar no Novo Mundo. Elizabeth fica encantada com a ideia e vai mexer os pauzinhos para que ela vá no lugar de Adelaide. Ela quer ser dona do próprio destino, mas será que tudo será flores no Novo Mundo?

O começo do livro eu amei Elizabeth que foi uma mocinha forte, querendo ser dona do seu futuro, então ela me conquistou logo de cara. Mas depois que ela consegue seu objetivo parece outra Elizabeth e sem contar que o casal não teve química. Cedric no começo não me conquistou e com o passar da leitura em nenhum momento mudei de ideia quanto ao casal. Faltou uma pegada nesse personagem, acho que foi o mocinho mais sem sal que já li, não suspirei nenhum momento por ele.

"Às vezes, na hora certa do dia, eles conseguem vislumbrar um ao outro pelo céu. Nada mais."

Elizabeth que vira Adelaide tem até uma intenção muito legal, mas que não condiz com seu comportamento. Com o passar da leitura achei o carácter dela muito duvidoso e em muitos momentos achei ela um mocinha frívola. Que pensava sim em um bom casamento e luxo, só não admitia isso.



Cedric tinha tudo para ser mais um crush literário meu, mas que pena que não cai de amores por ele. Apesar de ser descrito como destemido não senti isso no personagem. Como eu disse faltou pegada nesse personagem. Cedric tinha tudo para dar certo, que pena que a autora conseguiu apagar o mocinho da história.

"Eu te reconheceria em qualquer lugar, mesmo com o rosto coberto. Pela maneira como você se move e pelo seu cheiro. Pelo seu jeito..."

Os personagens secundários são de suma importância e aparecem o tempo todo na história. Alguns eu adorei e outros nem tanto e muitos personagens com certeza vão te surpreender. Não quero dar nomes aos bois para não soltar nenhum spoiler, mas minha é dica é fica de olho em todos, cada um vai ter seu mistério e você vai ficar ligada em cada página querendo descobrir cada um.

Comecei o livro pensando que era fantasia, mas a coisa aqui é um tanto como misturado. Tem uma pitada de fantasia sim, mas achei que nem daria pra classificar como fantasia, mas como no skoob ta dizendo que sim, quem sou eu pra negar isso? Tem também um toque de distopia, com romance de época. Uma mistura louca que realmente deu certo. Apesar de não me sentir ligada com o casal, me senti sim ligada com a história e toda trama que Richelle criou. Quero sim ler os próximos livros e ver o que nos aguarda dessa história mais doidinha que já li.

A capa como eu já disse acho linda e foi o que realmente me chamou atenção para história. O livro todo é contado pela mocinha e vamos descobrindo um novo mundo junto com ela. Os próximos livros são com casais diferentes, mas é primordial ler esse livro antes de ler os outros. A autora deixa várias pontas soltas deixando o leitor curioso. Mesmo não gostando tanto assim do primeiro casal tô curiosa para ler os outros livros.

"Acha que ser esposa de outra pessoa vai mudar alguma coisa? Você não sabe que eu estaria com você nos bosques, sob a luz da lua? Que desafiaria as leis dos deuses e dos homens por você?"

A Corte de Luz é aquele livro que vai te prender sim até a última página, mas que você ver que o casal poderia sim ter mais potencial. Apesar dos pesares li a história somente em dois dias e muita coisa e não esperava aconteceu na história. A leitura foi empolgante, isso eu não posso negar. Meu primeiro contato com a autora não foi muito bom, mas o segundo sinto que vai ser bem melhor. Leia também e tire suas próprias conclusões. Indico o livro para quem gosta de um romance cheio de reviravoltas e uma historia recheada de surpresas.




11 comentários:

  1. Oi, Ana Carolina.

    Comecei a ler ele há um tempo, mas deixei de lado, pois senti falta de interação entre os personagens, achei monótono, tudo começa muito rápido, não foi bem desenvolvido.

    Enfim, de cara, não consegui me apegar à história e nem à Elizabeth.

    ResponderExcluir
  2. Eu li Academia de Vampiros dessa autora e gostei bastante e quero ler outras de suas obras mais ainda não surgiu oportunidade e essa parece ser uma opção pois é uma história única, o próximo livro já vem com outro casal :) Apesar dela não ter te empolgado tanto fiquei curiosa pra saber mais dessa mistura de distopia com romance de época, meu gênero favorito, mas me preocupa esse mocinhos em graça rsr. Então, não é uma leitura pra agora, mas talvez eu considere ler mais a frente ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Não tem uma resenha que acompanho do livro que não seja excelente, parabéns, suas palavras me instigaram ainda mais á conhecer a história que na minha opinião está impecável, espero ter uma oportunidade em breve pra ler.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!

    Esse livro está na minha lista, eu tô nessa vibe de livros com personagens femininas fortes, os últimos que li foram Trono de Vidro, corte de espinhos e rosas e the Kiss of deception, amei todos.

    Uma pena que o mocinho não te cativou, e confesso que isso me desanimou um pouco, mas mesmo assim ainda lerei.

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Estou aqui de boca aberta, sabia?
    Acostumada a ler os livros de vampiros da autora, ver que ela trouxe uma fantasia sim, mas misturada a um romance de época e com uma mitologia diferente, já me deixou encantada.
    Pena que os protagonistas poderiam ser mais bem desenvolvidos, ok?
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Olá, sendo aclamada por sua série Vampire Academy, os fãs estavam muito ansiosos com essa nova aposta da autora, que faz uma fusão de gênero que parece se adequar muito bem na dinâmica da narrativa, ainda que a protagonista não seja muito empática. É esperar os próximos volumes para saber mais desse universo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Capa influencia e muito!
    Expectativa muitas vezes atrapalha mesmo rsrs
    Adoro livros com reviravoltas e surpresas, confesso que estou bem curiosa com essa mistura de distopia com romance de época e fantasia.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Olá Chefa!!!
    Recentemente ganhei os três primeiros livros da Academia de Vampiros que a a autora também escreveu.
    A capa realmente do livro é linda e talvez eu fizesse que nem você fosse arriscar o livro porque a capa tenha me conquistado.
    Eu acho que por já ter me decepcionado com tantos livros que o pessoal diz que a autora é maravilhosa eu não vou mais com tantas expectativas, mas gostei do seu otimismo que o segundo livro vai ser melhor rsrsrs

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. E difícil eu gostar de uma leitura, na qual não me sinto próxima do casal, porém vejo que aqui a trama e muito bem elaborada, mesmo se tratando de uma fantasia, que se parece mais um romance de época distópico. Enfim, ainda bem que a autora consegui de forma plena desenvolver a trama, prendendo o leitor do começo ao fim, e introduzindo personagens secundários que são importantes dentro da história. Me peguei curiosa para saber mais sobre o livro, espero que seja para mim uma leitura bastante agradável.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    li outras resenhas desse livro e bastante gente se decepcionou, por a Richelle ser uma escritora bem conhecida e com obras bem amadas, essa parece não ser das melhores dela. Dá muita raiva quando um livro não cumpre as expectativas que você cria em cima dele né. Espero que nos outros livros a autora consiga amadurecer mais os personagens e desenvolver melhor a trama que ela criou, porque parece ser um reino fantasia bem legal e com potencial.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    Sou fã da autora, mesmo tendo lido só uma de suas séries. Richelle Mead sabe chamar atenção dos leitores com histórias cheias de elementos e culturas diferentes e com a Corte de luz ela segue este padrão. Também achei que o livro fosse pura fantasia, pois esta capa (maravilhosa) e o título me fez imaginar uma trama mais voltada para este gênero. Elizabeth tem um papel importante nesta trama, não só por ser protagonista, mas nos mostrar como é a vida de quem tem que abrir mão de sua liberdade e direito de escolha por um casamento arranjado. Achei que isso seria suficiente para termos uma personagem forte e marcante, mas, aparentemente, não é o que acontece. Acho que autora acertou em cheio na premissa, mas faltou criar protagonistas mais interessantes, com personalidades fortes e que faça o leitor torcer a cada momento. Ainda assim quero ler este livro e espero que a história cresça e se desenvolva nas sequências.

    ResponderExcluir