Resenha: Imperfeitos - Série Flawed #1

Título: Imperfeitos - Série Flawed #1
Autoras: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320

Celestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeição. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado são marcados para sempre, rechaçados da comunidade, seres não merecedores de compaixão.
Por isso, Celestine procura viver uma vida perfeita. Ela é um exemplo de filha e de irmã, é uma aluna excepcional, bem quista por todos do colégio, além do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade máxima da cidade, o juiz Crevan.
Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situação incomum, que a faz tomar uma decisão instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e das pessoas a seu redor.
Ela pode ser presa? Ela pode ser marcada? Ela poderá se tornar, do dia para a noite Imperfeita?

Nesta distopia deslumbrante, a autora best-seller Cecelia Ahern retrata uma sociedade em que a perfeição é primordial e quem cometer qualquer ato falho será punido. A história de uma jovem que decide tomar uma posição que poderá custar-lhe tudo.







"Aquilo que você viu, está visto. Aquilo que você ouviu nunca mais oderá não ter sido ouvido. Eu sei, lá no fundo, que está noite aprendi ago que não pode ser desaprendido. E esta parte do meu mundo que foi alterada nunca mais será a mesma"


A autora que já é conhecida pelos seus romances e dramas lançou seu primeiro livro no gênero Young Adult, de uma série de distopia. Nele vamos conhecer Celestine e toda a sua vida Perfeita ou não. Mas antes de falar da Celestine vou falar sobre a sociedade que a autora criou. Assim como toda distopia nos deparamos com uma sociedade fora dos padrões e aqui nesse livro vamos conhecer os Perfeitos e Imperfeitos. Os Perfeitos são aqueles que não cometem erros, nem na hora de vestir e muito menos em suas atitudes. Toda pessoa titulada Perfeita precisa seguir as regras impostas, caso ele não siga uma única dessas regras a pessoa vai pra julgamento e nesse julgamento ela pode ser marcada como Imperfeita com um I, que é feito em sua pele com ferro e fogo.

"Aprendi que ser corajosa significa sentir medo o tempo todo. A coragem não nos domina, ela luta e enfrenta as dificuldades por meio das palavras e das atitudes que você toma. É uma batalha ou uma dança que vai se impregnando. É preciso coragem pra vencer, mas é preciso muito medo pra ser corajoso."

E é aqui que Celestine ganha vida, uma garota de 17 anos perfeita, que nunca cometeu erros. Além de ter a família Perfeita ela namora com o filho do juiz da cidade Crevan, então o que poderia dar errado pra ela? Tudo deu errado no momento que ela ajudou um Imperfeito que passava mal no ônibus, aí a vida dela vira do avesso e ela começa a se perguntar se a Perfeição realmente existe. O que é perfeição em uma sociedade que você nem pode ajudar o próximo? E com todos esses julgamentos a vida dela vira de cabeça pra baixo.


 Esse livro faz uma crítica a nossa sociedade, e mesmo que o exemplo de perfeição do livro seja exagerado é os julgamentos que acontecem que tornam ele mais real, porque é quando você faz algo diferente dos demais que te julgam e apontam o dedo. Esse livro é um tapa na cara do leitor, mostrando a dura realidade mesmo que sendo ficção.

"Sei que esta conexão parece intensa demais para o pouco tempo, mas sinto que estou numa panela de pressão e que ele á a única pessoa capaz de me entender."

O foco principal da trama é a divisão entre os Perfeitos e Imperfeitos, mas claro que a autora não deixaria um gostinho de romance de fora. Por mais sútil que seja ela conseguiu colocar os romance nas páginas do livro. Celestine é a namorada perfeita de Art, mas que nos mais improváveis ela tem uma conexão com Carrick um Imperfeito e mesmo sem ele sequer conversarem a conexão entre eles existe.

"No ônibus foi compaixão, no tribunal minha confissão foi por culpa, não bravur, mas agora estou com raiva e cheia de coragem."

E é no meio de toda essa confusão que Celestine vai de heroína a vilã pra muitos. Ela acaba sendo julgada de uma forma que nenhuma outra pessoa foi antes.  No meio de toda essa confusão ela acaba passando por dificuldades que até então desconhecia, de uma sociedade "perfeita" e algoz, e de Imperfeitos talvez nem tão imperfeitos como ela imaginou, e nessa confusão ela não sabe em quem confiar e nem porque deve confiar em alguém.

"Quero porque me disseram que não posso."

A única coisa que me incomodou um pouco durante o decorrer da leitura é a forma como Celestine acaba tratando sua irmã Juniper e acaba culpando ela por alguns fatos que acontecem, muitas vezes destratando e a ignorando. Juniper tem sua parcela de culpa, mas nada que ela pudesse fazer pra mudar o que Celestine fez. Apesar de tudo isso a autora  mostra a importância da família em nossas vidas, porque indiferente das imperfeições e diferenças que você tenha, a família sempre será a primeira a te defender.



O livro é escrito todo em primeira pessoa e pelo ponto de vista de Celestine, é o primeiro livro de um duologia (pelo menos acho que é uma duologia, já que não achei informações de outros livros). O segundo livro está previsto pra ser lançado nos EUA em abril. A capa simboliza totalmente a Celestine, sozinha e sem rumo, sem saber o que realmente fazer. A diagramação do livro tá linda e em cada número de capítulo ele tá envolto pelo simbolo dos Imperfeitos.
"Sou um veneno para algumas destas pessoas, e apenas diversão para outras [...] Minha vida é puro drama."
A Autora traz à tona temas para serem refletidos e para quem gosta de distopia é um prato cheio. Pra quem nunca se aventurou nesse gênero esse livro é uma ótima forma de iniciar, com temas como diferenças sociais, preconceitos e a importância da família. A autora em forma de ficção retrata muito bem a sociedade e sua divisão. Vale muito a pena a leitura e já me encontro ansiosa pela continuação.









15 comentários:

  1. Acabei de ler esse livro ontem e fiquei muito curiosa para ler a continuação. De pena da Celestine. Estou louca pelo desfecho dessa duologia.

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler distopias, e ainda não tinha ouvido falar deste livro.
    Ja quero te-lo na estante. So pelo que li na resenha, ja fiquei ansiosa para saber o destino de Celestine.
    Além dessa capa Maravilhosa, a estoria do livro me chamou muita atenção, pois nos generos ditópicos, grelmente temos toda uma esoria que gira em torno de uma guerra ou revolução. Já Imperfeitos, parece não abordar esse tema, e ainda mantém a ideia de uma distopia.

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Nunca li nada da autora, mas sei que muitos fãs adoram os livros dela. Tenho uma lista para ler em 2017 e esse livro está nele. Bom, me pareceu um pouco com a série Feios, Perfeitos, Especiais, enfim. Espero que seja só impressão minha.

    beijos

    www.mecontanoblog.com

    ResponderExcluir
  4. Esse é o primeiro livro Young adult de distopia da autora e confesso que fiquei curiosa após ler a premissa.Amei saber que o livro está fazendo uma crítica a nossa sociedade.Gostei bastante de saber que o romance não fica de fora, também gostei da colocação sobre família,a primeira a lhe defender.Legal ter continuação.😘❤

    ResponderExcluir
  5. Já li Ps: Eu te amo e sou apaixonada pelo livro, infelizmente foi o único livro que li da autora um dos motivos que fiquei mais interessada em ler essa série, também por amar distopias, a parte dos "perfeitos" me lembra muito outra distopia chamada Feios que é uma das minhas distopias favoritas.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Essa capa é linda! Estou doida pra ler, pelo enredo parece excelente leitura...Adorei a resenha, parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei, de verdade. Com certeza esse será mais um livro que eu me tornarei mega fã, AMO DE PAIXÃO distopias e me apaixonei por essa sua resenha, já anotei na minha lista de compras preferencias e vou comprar o mais breve. Obrigada de verdade por indicar esse livro, fazia muito tempo que eu não achava um livro bom deste genero.

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    Gosto demais da autora e ver que aqui ela traz um romance distópico com uma sociedade que quer perfeição e destrata os imperfeitos, é uma grande crítica social.
    Claro que o romance também instiga a leitura que não poderei deixar de fazer.
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Amo os livros da autora, ela é excelente...Agora eu descubro esse livro fantástico, mais um pra lista.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada da Cecilia mas me parece que ela mudou bastante o estilo do drama que sempre relacionei a ela. Me parece interessante e quero saber o que faz a personagem ver a 'perfeição' não tão perfeita

    ResponderExcluir
  11. O mundo que Celestine parece o mundo atual, no qual você precisa ser perfeita pra encaixa em algo. Seja lá qual for. Interessante essa comparação, pois assim observar as frustrações que uma pessoa vive para entrar na perfeição, neste caso observamos a Celestine. Legal, também como você disse é ligação da família e imperfeição, que ela não importa em um lar. Acho que obra, que sem duvida alguma leria, gosto de livro assim com inspirações para levar na vida real

    ResponderExcluir
  12. Olha eu nunca li um livro da escritora e se tinha só um conhecimento superficial sobre seus livros. Mas aqui estou vendo um livro que chamou minha atenção e de uma temática interessante, imagino o preconceito que ela viveu por ter ajudado um imperfeito. Como não li nada da editora eu não tenho uma noção do que esperar da escrita e nem do desenvolvimento do livro então estou bem animada pra essa possível leitura.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito dos livros da autora então é claro que fiquei curiosa sobre esse novo gênero em que ela se aventurou. Gostei do mundo criado, é realmente um tapa na cara do leitor. Gostei do romance que há, mas também achei ótimo ele ser apresentado de forma sutil. Adorei sua resenha, quero muito conferir o livro.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  14. Oi, Raquel!!
    Nossa estou aqui ser saber o que fazer!! Adorei a premissa do livro!! Sem dúvida é uma distopia viver em uma sociedade que todos são perfeitos e não cometem erros!! Amei a indicação de leitura!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. nunca li nenhum livro da cecelia e confesso que por essa premissa e resenha, esse nao vai ser meu primeiro livro dela.. nao foi uma história que me chamou a atençao, infelizmente.

    ResponderExcluir