Resenha: Grito

Título: Grito
Autor: Godofredo de Oliveira Neto
Editora: Record
Páginas: 158

Construído de forma que a performance e a teatralidade ocupem um lugar central, Grito é o
epílogo da octogenária Eugênia e sua relação com o jovem e ambicioso Fausto. Em 21 atos, a narrativa é
marcada pelo embate entre as esferas do real e do imaginário. Godofredo de Oliveira Neto experimenta formatos e problematiza a linguagem, conduzindo a partir da perspectiva da ex-atriz de teatro uma trama que transita entre o mundo da criação e da encenação.
















“Acontecimentos ruins e pessoas com reputação diabólica alimentam a sua genialidade. É isso que mais assusta no Fausto. Quanto mais ele nega certas lembranças, mais elas aparecem. O teatro faz bem a ele. Ao fim das apresentações ele parece mais aliviado das suas dores. Viveu todas elas através da linguagem dramática”


O Grito é um livro do autor Godofredo de Oliveira Neto, escritor ganhador do Prêmio Jabuti e escreve obras do gênero ficção. É a primeira vez que leio algo desse autor, realmente fiquei muito surpresa com a escrita dele e a forma que ele conduziu todo o livro. Quando comecei esse livro fiquei mais perdida que cego em tiroteio, achei que permaneceria assim durante toda a leitura. Sim, teve momentos que me perdi, mas em outros eu estava bem ciente do que tava acontecendo. Será uma resenha breve simplesmente porque de alguma forma preciso me expressar e não quero dar spoiler, então se preparem pra confusão da minha mente kkkkk.

"- A senhora se arrepende?Se me arrependo? Claro que sim. Mas o Fausto, de uma certa maneira, é o culpado. Devia ter me consultado antes. Eu sempre fui a plateia e a atriz exclusiva dele. Por que mudar as regras do jogo?"

O livro é uma espécie de roteiro de teatro e foi divido em 21 atos. Grito conta a história da senhora Eugenia de 80 e poucos anos e do Fausto um jovem negro de 19 anos. Eugenia é uma senhora que na juventude era atriz e hoje em dia ajuda Fausto a escrever e interpretar. Com essa convivência a dona Eugenia começa a ter por Fausto um sentimento de posse, sentindo inclusive ciúmes das mulheres que ele vê ou convive. Eles fazem da sala de Fausto o palco deles e é lá que tudo acontece, desde as idéias pra novos roteiros, até mesmo breve encenações e é nesse apartamento que tudo acontece.

"Fausto traz alegria diariamente para este apartamentozinho pequeno onde vivo com os meus personagens passados e presentes, imaginados e recriados todas as noites depois de um cálice de vinho por recomendação do médico."

O livro é contado todo pelo ponto de vista da Senhora Eugenia,  ela muitas vezes parece que tá conversando com o leitor, nos conduzindo pra dentro de suas memórias e pensamentos. Enquanto eu fui lendo entrava em sua mente e muitas vezes confundia o real com o que seria mais um dos seus pensamentos teatrais. Traz a tona clássicos como de William Shakespeare, Goethe, mas sempre com uma pitada de debate pra tudo.

A capa foi o que realmente me atraiu e ela é uma referência à tela de Edvard Munchdesde. Talvez se tivesse lido a sinopse não teria dado a oportunidade pra leitura desse livro. É um livro de poucas páginas e capítulos curtos, deixando assim a leitura mais fluida. Sei que a resenha tá meia confusa, mas é exatamente assim que estou me sentindo ao finalizar essa leitura, totalmente confusa. O final do livro me levou ao ápice e me deixou de queixo caído com a forma que o autor conduziu a história.

"O amor é mera lascívia do sangue e simples complacência do desejo." O Hildebrando, meu falecido marido, costumava repetir essa frase, mas dita pelo Fausto a exclamação ganha uma dramaticidade impressionante. O espaço do trezentos e dezoito vira poesia."

O Grito é uma forma de expressar aquilo que se encontra preso tanto pelas ações como pelas reações da sociedade. De uma forma o autor quis gritar para o mundo, não só uma história mais do mesmo, mas sim colocar no papel aqui que a sociedade muitas vezes vê e não tem vontade de gritar, além de tratar com sutileza temas como violência, preconceito, idade e muitas outras coisas.








11 comentários:

  1. Eu confesso que esse livro não é pro meu gosto, foge bastante daquilo que eu gosto de ler.
    Se começasse, ficaria incomodada com o estilo, então deixo a dica para aqueles que adoram esse estilo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, eu imaginei uma senhora totalmente possessiva que chegou a ser engraçado. Não sei se no livro é assim.
    Eu achei a trama interessante e talvez eu acabe lendo.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Raquel!
    Não achei não sua resenha confusa, muito pelo contrário, gostei da forma como explicou bem direitinho o conteúdo e seu formato.
    Os assuntos abordados são de relevância e ver uma senhorinha de oitenta e poucos anos possessiva com um rapaz de 19, dá uma nova visão ao livro.
    “O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Ah me parece ser um livro meio confuso não tenho tanta certeza mais me pareceu interessante essa historia quem sabe um dia eu não de um a conferida, mais ainda acho que sua resenha ficou bem clara e bem explicada.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel!
    Qdo li que se tratava de algo relacionado á teatro, já pensei q não iria me interessar, mas pelo contrário, sua resenha me convenceu viu...Enredo parece bom, vou deixar anotadinho...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei muito nem pela capa nem pelo enredo, acho que tá bem longe do queneu costumo ler e gostar, mas pra quem gosta boa leitura.

    ResponderExcluir
  7. A capa é bonito e simples mas o enredo do livro não me cativou muito. Parece confuso mesmo, talvez quando eu estiver mais madura pra ler, com uma visão mais ampliada sobre o mundo e sua complexidade, vou ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  8. A capa e interessante mas a historia não me deixou nem um pouco interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Pela capa já não me atraiu e lendo a resenha não consegui me interessar muito... Faltou algo para me prender completamente

    ResponderExcluir
  10. Não fiquei muito interessada nesse livro, não faz muito meu estilo.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Esse com certeza é um livro bem diferente do que estou acostumada a ler, não sei se leria esse livro, parece mesmo ser uma historia bem confusa e que demoramos um pouco a realmente entrar no livro, mas quem sabe futuramente não acabo lendo !!

    ResponderExcluir