Resenha: O Livro de Memórias

Título: O Livro de Memórias  
Autora: Lara Avery
Editora: Seguinte  
Páginas: 348

Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.








Sua falta de delicadeza era uma vantagem, porque não é necessário ser educado para mostrar seu ponto de vista.

Esse livro você já percebe que vai ser emocionante pela sinopse. Quando recebi esse livro imaginei que era um livro que me faria chorar do começo ao fim, mas por incrível que pareça eu não chorei e admirei essa menina em cada capítulo do livro. Um livro que por mais que eu não tenha chorado me emocionou muito, tanto que demorei dias pra conseguir fazer a resenha desse livro e tentar me expressar corretamente.

Às vezes a vida é só terrível. Às vezes a vida te dá uma doença estranha. Às vezes a vida é muito boa, mas nunca de um jeito simples. E, quando eu olhar pra trás vou saber que tentei.

Sammie é uma menina que está prestes a se formar no ensino médio, sempre focada em seus estudos, ela está em um grupo de debates e tem como objetivo entrar na Universidade de NY. Quando ela descobre sobre a doença ela fica abalada sim, mas não deixa isso destruir seus sonhos, mesmo sabendo que a memória dela está comprometida e que essa é uma doença rara de se ver na idade dela. Os médicos não sabem exatamente qual será o verdadeiro futuro dela e nem quanto tempo realmente ela tem de vida.

Eu conseguia lidar com a parte da saúde, mas não tire meu futuro...

A doença NP-C ( Doença de Niemann-Pick -  Tipo C )  é causado por um defeito no transporte intracelular de colesterol, doença genética muito grave e degenerativa. Uma doença que além de afetar os músculos afetam também os órgãos, como o figado e o baço, deixando eles fracos. O principal sintoma é a forma que ele afeta o cérebro, podendo causar alucinações e demência. Infelizmente esse é um tipo de doença que não tem cura.





Sammie ao descobrir sua doença ela decide que vai escrever suas memórias, não somente pra ela, mas como ela mesmo intitulou, a Sammie do Futuro. Como ela não sabe o que pode acontecer, nesse livro ela descreve tanto as coisas boas e ruins, além de deixar detalhes, que ela futuramente poderá esquecer. Entre esses detalhes, além de falar da família e de sua companheira de debate Maddie, ela vai falar também de Cooper e Stuart

- Não gosto de muita perfeição. Me assusta. - Não me assusta - eu disse, imediatamente. - Por quê? - Stuart me ecoou. Pensei em todos os meus planos, que agora estavam arruinados, e engoli a tristeza que subia pela minha garganta. Contaria para ele em breve, - Porque sei que ela não existe.

Sammie decide que não vai deixar essa doença afetar sua vida a deixando presa em casa. Ela vai viver aquilo que ainda não viveu, já que ela não sabe o dia de amanhã e com isso ela acaba se aventurado, inclusive em romances que ela não poderia sequer imaginar que iria acontecer.


O ponto forte desse livro é a forma que Sammie escreve no livro de memórias dela, em alguns momentos é como se você estivesse lendo o diário de alguém de tão verdadeiro que é a Sammie. Ela não é uma pessoa de meias palavras, e isso me fez gostar mais ainda dela. Acho que vi uma certa semelhança nisso kkkkk. Ela fala e escreve o que sente e o que precisa.






O livro de memória dela evolui junto com ela tanto no sentimental como na doença. Em alguns momentos do livro ela demonstra o quanto está debilitada. O livro É escrito todo em primeira pessoa, sendo que é a própria Sammie que escreve. Não existe momento de confusão na leitura e nem momento monótomo. Você ficará presa a cada capítulo desse livro querendo saber mais e mais.

A capa desse livro é de uma delicadeza linda e com uma diagramação maravilhosa. A autora consegue fazer você entrar no personagem e sentir tudo aquilo que ela tá sentindo, me deixou muitas vezes com uma vontade imensa de entrar no livro e brigar por ela e com ela, abraçar Sammie quando ela ficava confusa.

...Mas, quanto mais você ganha, quanto mais pessoas precisa derrotar ou deixar pra trás, menor o seu mundo fica.

Esse "diário" vai nos mostrar a dar outro sentindo a vida. Em muitas vezes reclamos de barriga cheia, enquanto tem muitos em pior estado que o nosso e continuam com sorriso no rosto, seguindo em frente, além de mostrar como as aparências enganam. Um livro que vai te fazer rir e emocionar,  você  vai querer em muitas vezes entrar no livro só para abraçar Sammie, mesmo sabendo que se você fizesse isso ela gritaria com você kkkk. Um livro pra você ler sem pressa de acabar e pra mostrar a força que tem dentro de cada um.











12 comentários:

  1. Eu simplismente amei essa sinopse e essa capa <3
    Pela capa achei que seria mais um livro "amorsinho", que vc le num estante, mas pela sinopse da pra perceber que traz um certo drama em relação a personagem... Adorei a resenha e espero le-lo o mais breve possivel

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raquel.
    Eu comecei a ler esse livro hoje e estou bem no começo ainda. Mas já estou sentindo que vou amar ele. A Sammie é incrível. Diferente de outros livros que apresentam doenças, esse podemos ver toda a força da personagem principal e o quanto ela não se deixa abater por ela e acredita mesmo que ninguém mais acredite.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Raquel!
    A primeira coisa que me atraiu no livro é que ele é escrito em forma de diário e aí nesse ponto já me identifiquei com a protagonista, porque adoro escrever diários, talvez não tão detalhado quanto o dela, mas gosto.
    E saber que ela é uma lição de vida com toda sua história e através da doença rara que tem e mesmo assim não esmorece em ir em busca dos seus objetivos, já me cativou.
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei o livro, da capa ao enredo ♥
    Super emocionante, envolvente, dramático e com lições de vida! Realmente a proposta do livro é maravilhoso e espero desfrutar a leitura em breve! A Sammie me conquistou muito por ser persistente e guerreira, espero que tenha um final feliz.

    ResponderExcluir
  5. Já amei o livro de cara por abordar esse tema que é tão delicado a capa é linda alem de ser uma historia que inspira a melhorar a cada dia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel, a sinopse é tão intensa ne ? Ficamos imaginando como a doença vai interferir nessa historia.
    No fim da resenha achei o livro incrível! Deu muita vontade de ler, toca a gente de uma forma linda, alem da curiosidade pra saber se ela morre, como a doença progride. Uma ótima dica !
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente lindo Raquel!!!
    Qro tanto conseguir ler logo esse livro, enredo tá mto bom!
    Amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Raquel, eu já imaginava que seria um diário pelos escritos na capa, mas nunca que eu iria imaginar que era um diário tratando de algo tão delicado assim. Me doeu só de imaginar como a Sammie foi se degradando aos poucos, e sei que lendo eu me tocaria ainda mais com a situação dela.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa, o único livro que li que envolvia doença foi A culpa das estrelas fiquei bem curiosa pra ver como ela se comporta no decorrer do tempo em que a situação dela se agrava principalmente pelo fato de nunca ter ouvido fala dessa doença.

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel,
    Esse é um livro que sei que vai me conquistar com essa história comovente e inspiradora. Confesso que não esperava muito desse livro, mas depois de ler algumas resenhas tive uma grata surpresa e fiquei completamente cativada por essa história. Gostei da protagonista, sempre encarando a vida com otimismo, nunca desistindo, uma garota inspiradora e guerreira. É um livro que já adicionei na lista de leituras obrigatórias para 2017, um sick-lit que irá me emocionar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Mas gente só lendo a sua resenha percebo que esse livro é paulada no coração do leitor, não sei o que faria ao descobrir que possui uma doença assim mas não levaria tão bem quanto ela, meu amigo já me tinha falado desse livro mas eu nem lembrava dele. Obrigada pela sua resenha porque aqui está um livro que merece ser lido.

    ResponderExcluir
  12. Oi Raquel, estou louca para ler esse livro. Por tratar de um assunto delicado até e que deveria ser falado, espero me jogar de cara nessa história.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir