Resenha: Flores Partidas


Título: Flores Partidas  
Autora: Karin Slaughter
Editora: Harper Collins (BR) 
Páginas: 464


Irmãs. Estranhas. Sobreviventes.
Quando Lydia contou para a irmã que o cunhado havia tentado estuprá-la, Claire não acreditou. Dezoito anos depois, porém, tudo o que Claire achava saber sobre o marido se provou uma mentira. Quando vídeos escondidos no computador de Paul mostram uma face terrível do homem que ela julgava conhecer, Lydia percebe que o drama de sua família tem muitas camadas que precisarão ser descobertas antes que a assustadora verdade por fim venha à tona.
Mais de vinte anos atrás, a família Delgado sofreu um grande trauma: a caçula, Julia, desapareceu sem deixar rastros. Depois desse golpe, a família se deteriorou de tal forma que as irmãs mais velhas, Claire e Lydia, pararam de se falar, e suas vidas seguiram caminhos muito diferentes. Claire tem uma vida glamorosa, casada com um milionário de Atlanta. Lydia é mãe solteira, namora um ex-presidiário e luta para se reerguer de um passado de drogas e sem direção. A ferida destruidora, no entanto, continua aberta e volta a sangrar quando o marido de Claire é assassinado.
O desaparecimento de uma adolescente e a morte de um homem de meia-idade, com quase um quarto de século de separação... Qual seria a conexão? As irmãs se unem em uma trégua relutante para, vasculhando o passado, buscar respostas. Mas essa jornada vai trazer à tona segredos que destruíram a família décadas antes, junto com uma chance inesperada de redenção... e vingança.
Poderoso, tocante e muito tenso, com personagens inesquecíveis e reviravoltas surpreendentes, Flores Partidas é um thriller sem igual, escrito por uma das melhores e mais bem-sucedidas autoras de suspense da atualidade. Além da imprevisível história de Claire e Lydia, você também pode descobrir mais detalhes da história de Julia, a irmã desaparecida, em A Garota dos Olhos Azuis, disponível gratuitamente em e-book.





"A calma havia sido perturbada. Ela estava à deriva em águas turbulentas. Nadando contra o pesar. Afogando-se em pêsames.

Uma tragédia abalou essa família de uma forma tão intensa que a família se desfez. Há mais de vinte anos a caçula sumiu sem deixar rastros, a polícia foi chamada, os meios de comunicações alertados e ainda assim eles nada descobriram, então o caso foi arquivado por falta de provas.

“Era assim que ele era. Sempre mudava o assunto com elogios. Ele costumava ser mais artístico. É difícil descrever como alguém manipulou você porque você não costuma ter consciência de que isso está acontecendo. Você não se dá conta, é o que estou dizendo”

Claire e Lydia tiveram as vidas delas separadas após uma discussão entre elas, onde Paul  hoje marido de Claire tentou abusar de Lydia e ninguém acreditou, já que na época ela era uma usuária de drogas e ninguém conseguia acreditar nela. Hoje a vida dela é totalmente diferente de uma da outra, enquanto Claire tem tudo que deseja como dinheiro, uma vida de glamour, casada com Paul hoje um milionário, porém o que Claire achava ser amor foi destruído.

“A palavra estava ligada a um feito, e o feito estava ligado a um ato, e esse ato tinha sido assumido por um homem, e aquele homem, hoje compreendo, estava ligado a você.”

Lydia é mãe solteira e leva uma vida difícil. Tentando fazer de tudo para dar sempre do bom e do melhor pra sua filha, namorada de um mecânico e ex-presidiário, ambos lutam para não recaírem nas drogas, diferente de sua irmã Claire, Lydia reconstruiu sua vida a trancos e barrancos, mas com amor.

“— É quando você se apaixona por alguém. O desejo e as trepadas incessantes e deixar sua vida de lado para estar do lado da pessoa... isso é paixão. Beira a obsessão. E sempre se extingue...”

A vida delas está separada até Claire presenciar o assassinato de seu marido Paul e após isso a vida dela vira de cabeça pra baixo, pois o homem que ela achava que amou é uma pessoa sem escrúpulos, manipulador, sádico e cruel. Ela vai descobrir da pior forma possível, inclusive revivendo o desaparecimento da irmã Julia, e é aí que uma nova conexão com Lydia ocorre. Elas foram separadas pela dor e pela mesma dor serão unidas novamente.

“Ele é um homem que se sente à vontade para dar opiniões e acredita que toda palavra que diz é correta e fascinante. Ele tem dinheiro, o que fica evidente pelo carro que dirige e pelas roupas que veste, mas sua atitude não é de gente abastada. Sua arrogância vem da inteligência, não da carteira.”

O livro já começa te puxando pela orelha com uma carta de um pai pra sua filha desaparecida. Você já começa a sentir uma dor no fundo da alma por saber que ela está morta e que seu pai mesmo após de todos esses anos ainda escreve cartas pra sua filha, e tentava desesperadamente encontrar pelo menos o corpo de sua filha.
 
"Claire parecia tão enojada quanto Lydia se sentiu. Assim que Julia desapareceu, as pessoas não paravam de perguntar por que ela tinha ido ao bar, o que estava fazendo na rua até tarde, e quanto de álcool ela tinha consumido, porque obviamente era culpa de Julia o fato de ela ter sido levada e, provavelmente, estuprada e morta,"

O livro é contado em primeira pessoa intercalando entre Claire e Lydia, e as cartas do seu pai Sam para a sua filha desaparecida Julia. Você vai sentir a tensão em cada capítulo, por mais que você descubra muita coisa ainda no começo do livro, em nenhum momento você se sente entediado ou de saco cheio, muito pelo contrário, você lê o livro, ou melhor, devora ele sem conseguir ter pausa pra respirar. Esse livro vai te deixar com os nervos as flor da pele e você não vai conseguir parar de ler até saber o que de fato realmente aconteceu.




Você vai sentir o sofrimento dessa família que foi destruída e que se separaram ao invés de se unirem na dor. Você vai sentir a dor de cada um e o sofrimento de cada um deles, e ao mesmo tempo você vai entrar em lugares tão obscuros nesse livro que você vai querer achar uma luz para poder se proteger

“... estatisticamente, os estupradores não estupravam uma vez só. Se saíssem impunes, era comum que continuassem estuprando. Ainda que não escapassem, o índice de reincidência era tão alto que era mais fácil colocar porta giratória na cadeia.”

Um livro que vai fazer você repensar em cada dia da sua vida, em sua família e ficar com um olho aberto e outro fechado para todos ao seu redor. Nesse livro ninguém é inocente até que se prove ao contrário e com esse jogo de gato e rato a autora te leva à leitura de um thriller psicológico intenso e com emoção. Vale à pena cada segundo da leitura desse livro. É bom recordar que o livro a Garota dos Olhos Azuis é tipo o 0.5 desse livro. É curtinho e um pouco maçante, mas tem total importância nesse livro.
Cinco estrelas já que não posso dá mais, mas é um livro que ficou entre meus favoritos.











12 comentários:

  1. Nossa, Raquel, esse parece ser um livro muito intenso!
    Acho que mesmo que depois a família se una novamente eu ainda ficaria com raiva da Claire, que escolheu o marido sem escrúpulos ao invés da irmã! Espero que no fim das contas a Julia não tenha morrido, e que eles consigam superar tudo pelo que passaram.

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, desculpe a palavras mas, caracas. Que livro tenso. Achei a história interessante e acho que vou ter que me preparar psicologicamente para lê-lo. Acho que apesar de ser uma leitura pesada, vou gostar.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Essa é a segunda vez que me deparo com esse livro, e nas duas fiquei super interessada nele. Achei a capa linda e tive a sensação de ser conquistada pela sinopse kkk, fiquei surpresa já que é bem difícil eu ler esse tipo de livro (suspense e drama)... Espero lê-lo em breve, e já estou na expectativa de saber o desfecho do livro e da estoria de Lydia - ela parece ser uma mulher batalhadora e que ja passou por muito na vida. Merece um final feliz...

    ResponderExcluir
  4. Apaixonei pela capa, alguem me dar um kkk bem amo esse tipo de livro, misterio, suspense, segredos..

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, que livro intenso ne ?
    Achei que ele vem tratar de vários temas relacionado à familia e os dramas são incríveis, acredito que o leitor fica a todo momento angustiado e querendo saber mais dessas família tao destruída.
    Com certeza é una leitura que eu gostaria de fazer ! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Jesus, esse é aquele tipo de livro que você ler num tapa e no meio do processo arranca alguns dos fios dos cabelos e eu já não tenho muito kkk Cara eu devo dizer que fiquei super curiosa pra saber o que aconteceu com a caçula e como as irmãs depois de anos separadas vão reagir ao se reunir. Na verdade dessa história sinto mais pena sa que foi injustiçada mas agora está bem de vida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel!
    O livro parece triste e emocionante tbm, o enredo excelente, vou qrer ler com toda ctz!
    Capa linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li um thriller, mas é gênero que eu tenho bastante curiosidade de ler e depois dessa resenha com certeza vou ler, achei bem interessante o fato do pai escrever cartas para sua filha desaparecida, prevejo eu chorando horrores.

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha lido sobre a autora mas Flores Partidos é um livro fascinante e dramático, com certeza deve valer a pena ler por conter estórias tristes de família que perderam sua ente e desentendimentos que as afastaram. É um enredo cheio de mistérios e surpresas, ingrediente para um sucesso de vendas =)

    ResponderExcluir
  10. Raquel!
    Fico totalmente envolvida em um thriller psicológico onde os mistérios surgem e tudo vai sendo descoberto aos poucos, sem que consigamos deixar o livro até terminá-lo.
    Triste saber que a família ao invés de se unir na dor, acaba se afastando e cada um tomando um rumo diferente na vida.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.”(George Lord Byron)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Raquel.
    Pela capa achei que o livro era outra coisa hehe. Não conhecia ele ainda e já fiquei aqui na curiosidade para ler esse livro. Eu preciso saber o que realmente aconteceu e olha que só li sua resenha, imagine quando começar a ler o livro hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Uau Raquel! Que livro!
    Já fiquei roendo as unhas para ler esse livro apenas com a sinopse, que aliais é poderosa! Agora depois de ler essa resenha o sentimento é de que preciso ler esse livro o quanto antes.
    AMO um bom thriller, esse gênero me fisga complemente, então fiquei empolgada em ler esse livro, que até então nem conhecia.
    Adoro uma história carregada e tensa assim, com um drama familiar e um mistério como pano de fundo. Uma leitura cheia de tensão e reviravoltas surpreendentes é leitura obrigatória na certa. Espero que o livro corresponde às minhas expectativas. Obrigada pela dica ;)
    Beijos

    ResponderExcluir