Reseha Encrenca

Título: Encrenca
Autora: Non Pratt
Editora: Verus
Páginas: 307


Sinopse:
Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita.
Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade.
Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida





Encrenca é o mais novo lançamento da Editora Verus. O livro foi literalmente uma surpresa para mim. Primeiro, porque me foi enviado de surpresa pela editora para resenha e segundo eu confesso que não dava nada nesse livro. Pensei que seria só mais um livro sobre adolescência de muitos que já li. Me enganei direitinho, amei o livro e vou contar aqui o que achei da história.

"Viver é o que me deixa exausto. Às vezes preciso de todas as minhas forças para sobreviver mais um dia, e o de hoje foi muito difícil."

O livro conta a história da adolescente Hannah. Ela é popular em sua escola, usa roupas vulgares, só pensa em garotos, festas, bebidas e tem fama de ser "fácil". Ela engravida e tem apenas 15 anos, e todo colégio quer saber quem é o pai. Ela vira alvo de piadinhas sem graça e com isso Aroon ajuda ela sendo um bom amigo. Juntos vão passar por altos e baixos. Assim começa essa história.

Hannah é uma adolescente iguais a muitas por aí, Que só quer saber de farra e de seu novo crush rsrs. Lendo esse livro me vi lá atrás onde minhas preocupações eram as mesmas haha. Quando seria a próxima a festa? Se minha mãe deixaria eu ir? . Sim, Hannah pode parecer um pouco fútil, mas estamos falando de uma adolescente aqui. Também engravidei cedo como Hannah só que tinha 19 anos ao invés de 15. Me vi nos seus medos e anseios com seu bebê que ia nascer. Mesmo ela sendo doidinha amei essa personagem. Deve ser porque me vi muitas vezes nela, né? rsrs

"É sufocante ser perdoado quando tudo o que você quer é levar a culpa."

Aaron o garoto novo que acabou de chegar no colégio. Filho do professor de história e super misterioso. Ninguém sabe do passado dele e ficamos o livro todo querendo descobrir. A autora faz um certo mistério nele o que nos faz preso a leitura para descobrir o que foi o que Aaron fez tão grave no passado.Quando descobrindo fiquei com o coração na mão. Entendi o do porque ele querer ser uma pessoa melhor. Ele é lindo, fofo e até mesmo engraçado. Um menino de ouro que não se acha o herói da história.



Os personagens secundários são super importantes e muito bem construídos. Alguns vocês vão amar e outros vocês vão odiar haha. O livro é contado por Hannah e Aaron o que nos dá uma melhor visão da história. Os dois protagonistas tem um humor ótimo e diversas vezes cai na gargalhada com os dois. É cada frase que eles soltam que é impossível não rir.

"Ele é tão direto com certas coisas, mas ao mesmo tempo é como se estivesse distante, como se não fizesse parte."

O meu único porém do livro foi o final. Não sei se é porque eu gostei bastante do livro, mas acho que o livro terminou com muita coisa para se resolver ainda. O final foi lindo, emocionante como deveria ser, mas faltou muito outros finais aí. Gostaria que autora explorasse o casal ou quase casal Hannah e Aaron. Eles não foram explorados tanto assim. Procurei pela net  por um segundo livro e não achei nada falando sobre isso. Espero sinceramente um segundo livro. Muita coisa ficou no ar.

"Pessoas que só oferecem pedaços de si mesmas estão escondendo alguma coisa."

Encrenca é muito mais que um livro sobre adolescentes. É um livro engraçado e ao mesmo vai te fazer parar para pensar. Para você que tem algum adolescente em casa ou um parente, super indico você dar esse livro de presente. O livro não é focado  no romance, mas sim nos dramas da adolescência como: gravidez na adolescência, amizades, família, traições. Uma leitura rápida e gostosa de ler. Hanna e Aaron vai te fazer soltar muitas gargalhas, mas também vai te fazer ficar com coração na mão. 





5 comentários:

  1. Eu já tinha visto o livro, mas confesso que ele não chamou muito minha atenção. Estou pensando se dou uma chance ou não.

    ResponderExcluir
  2. Olha, esse é um tema importantíssimo na realidade. E ser tratado em um livro de leitura leve é essencial para que possamos absorver um pouco do que ele quer nos passar. Alem de não ser fácil retratá-lo. Gostei muito da perspectiva dele, de falar um pouco sobre a ajuda do outro.

    ResponderExcluir
  3. Pela camisinha no outro post eu pensei que era um livro muito Hot, mas eu estava redondamente enganada, agora eu fiquei bastante curiosa quem engravidou a Hannah e saber esse mistério. Adicionando aos desejados no Skoob.. haha

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana.
    É tão legal quando lemos um livro e nos vemos nele. Já aconteceu isso comigo e me identifiquei bastante. É um livro que fiquei com vontade de ler. Me parece ser divertido apesar do tema ser super importante. Vou adicionar na lista interminável de leituras hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Fiquei interessada nesse livro, gostei muito do tema que a autora usa e principalmente o modo como ela desenvolve é bem legal quando nos identificamos com o livro e o Aaron foi um personagem que me deixou bem curiosa para saber mais sobre sua historia !!

    ResponderExcluir