Gatilhos: O que são?


Eu e a Ana pensamos em fazer uma vez por mês um post sobre coisas em gerais além do mundo literário, só que achamos melhor não deixar data definida para evitar pressão nossa por prometer e não cumprir, então de vez em quando a gente aparece com posts "diferentes" aqui no blog/ig.

Hoje vamos falar sobre um assunto que atualmente tem sido muito falado e debatido, os GATILHOS. Vemos muito essa palavra, mas afinal o que é gatilho? Muito se fala da importância dele, mas pouco se explica sobre o assunto.




Trigger Warnings, TW ou Alerta de Gatilhos resumidamente são avisos prévio para assuntos sensíveis, ou seja, tudo aquilo que pode afetar negativamente o psicológico de alguém, desencadeando memórias e sensações dolorosas ligadas a ele é um gatilho.

Infelizmente não tem como a gente identificar o que é gatilho para cada um, muitas vezes o que é para mim não vai ser para outra pessoa. Mas existem assuntos que são mais comuns trazerem sensações negativas e por isso é mais fácil identificar como gatilho, mas se você fez um post e alguém fala que isso é um gatilho para ela, não ignore o fato e tente compreender editando o post, porque nem sempre o que não faz mal para mim não vai fazer para outras pessoas, e é ai que entra também a empatia também.

"Colocar um aviso não significa se privar de escrever sobre aquele assunto, não configura uma censura, é apenas uma forma de proteger as pessoas que terão acesso àquele conteúdo."

Descobrir a primeira vez que Trigger Warnings surgiu na internet é quase impossível, já que antes muitas vezes aparecia escrito de formas diferente os aviso. Algo parecido surgiu por volta dos anos 90 em fóruns feministas nas discussão de violência sexual. As palavras Trigger Warnings ganharam força por volta de 2003 no LiveJournal.

Mesmo que os avisos de gatilhos só tenham ganhado "vida" recentemente, esse conceito pode ter surgido em estudos psicológicos do transtorno de estresse pós-traumático em veteranos de guerra, desde a Primeira Guerra Mundial.

Os avisos de gatilhos eram esperados em locais específicos como revistas, filmes, livros etc, mas ele ganhou força também nas redes sociais por volta de 2006 (mesmo que com outras palavras).

Hoje o uso de alerta de gatilhos está ganhando cada vez mais mais espaço, e a conscientização se faz necessária sempre. Não é esse alerta que vai "censurar" uma obra ou diminuir a importância dela, muito pelo contrário, esse tipo de aviso é justamente uma forma de consciência e empatia com o próximo.

Lembrando que avisos de gatilhos e classificação etária são duas coisas bem diferente, é possível o livro ser para maior de 18 anos e ter gatilhos, assim como o livro pode ter classificação de 14/15 anos e também ter gatilhos, então uma coisa não substitui a outra.

Acho que é impossível falar do assunto sem abordar empatia também, então vou deixar aqui o significado.
"Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo."

Vou deixar aqui no final diversas fontes de pesquisa que valem também a leitura tanto como complemento do que falei, como para reforçar o que foi dito aqui.
O que acharam desse post? Tem alguma coisas para acrescentar sobre o que disse aqui? Alguma experiência para compartilhar? Vamos fazer desse post um local para debate e também de troca de conhecimentos.


FONTES:
https://www.buzzfeednews.com/article/alisonvingiano/how-the-trigger-warning-took-over-the-internet

https://www.gazetaonline.com.br/entretenimento/cultura/2019/07/trigger-warnings-saiba-o-que-e-alerta-de-gatilho-em-series-e-filmes-1014191311.html

http://www.revistacapitolina.com.br/trigger-warning-e-protecao-na-web/

https://revistaforum.com.br/blogs/leticiapenteado/trigger-warning-empatia/

https://www.significados.com.br/empatia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário